Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Igreja de Fátima ganha «Nobel» da Engenharia

Galardão «Outstanding Structure» é atribuído pela Associação Internacional de Pontes e Estruturas

A igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, vai receber o galardão «Outstanding Structure», atribuído pela Associação Internacional de Pontes e Estruturas (IABSE), que junta 4 mil membros de 100 países e é considerado como o Nobel da Engenharia Civil.

A cerimónia de entrega do prémio a José Mota Freitas, professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e à sua equipa terá lugar a 9 de Setembro, na cerimónia de abertura do 33.º Congresso da IABSE, em Banguecoque.

Inaugurada a 13 de Outubro de 2007, com projecto do arquitecto grego Alexandros Tombazis, esta obra distingue-se pela complexidade, em termos de projecto de execução no âmbito da Engenharia Civil. Incorpora diversos materiais e procura responder a exigências particulares de acústica e iluminação.

Na igreja é utilizado o betão branco, que foi arrefecido através do método de projecção de azoto líquido a -300º, solução que nunca tinha sido experimentada em Portugal.

O Outstanding Structure Award reconhece as estruturas mais inovadoras, criativas e estimulantes surgidas nos últimos anos.

Em comunicado de imprensa, a IABSE destaca a "aproximação" ao local e a interacção da Igreja com os elementos ali existentes, conseguindo ser, ao mesmo tempo, "um espaço completamente funcional para vários propósitos".


(Fonte: site Agência Ecclesia)

“Caritas in veritate” a terceira Encíclica de Bento XVI será apresentada a 7 de Julho

A terceira Encíclica de Bento XVI, “Caritas in veritate” será apresentada no próximo dia 7 de Julho durante uma conferencia de imprensa em que participarão o Cardeal Renato Rafael Martino, presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, o Cardeal Paulo Cordes, Presidente do Conselho Pontifício Cor Unum, o Arcebispo D. Giampaolo Crepaldi, secretario do Conselho Pontifício Justiça e Paz e o prof. Stefano Zamagni, consultor do mesmo dicastério do Vaticano. A Encíclica será distribuída em seis línguas, incluindo o português e tem a data de 29 de Junho Festa dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo


(Fonte: site Radio Vaticana)

Catequese durante Audiência geral de hoje – “Palavra e sacramento, as duas colunas do serviço sacerdotal”


“Depois do Concílio Vaticano II” verificou-se, “aqui e além”, a errónea “impressão de que na missão dos sacerdotes neste nosso tempo, houvesse algo de mais urgente”, isto é, “que se devesse em primeiro lugar construir uma sociedade diferente” – observou Bento XVI, na audiência geral desta quarta-feira, na Praça de São Pedro. Ora, na realidade, “a missão sacerdotal” é essencialmente “cultual”.

“A identidade pessoal do padre, enraizada na sua chamada e na sua configuração com Cristo, não se pode separar da sua actividade pastoral. Na verdade, o ministério de cada padre é essencialmente cultual, no pleno sentido da palavra: significa tornar os fiéis capazes de oferecerem a sua vida a Deus como sacrifício que lhe é agradável”.

Por outras palavras, há que manter sempre unidos “os dois elementos essenciais dos sacerdotes: anunciar o Evangelho e expulsar os espíritos do mal”. “Palavra e sacramento são as duas colunas do serviço sacerdotal”.

“Na vida do presbítero, não se encontram separados anúncio missionário e culto. É mediante a pregação do Evangelho que se gera nos crentes a fé, para que estes se unam ao sacrifício de Cristo com o sacrifício espiritual das suas vidas. É urgente recuperar o primado da graça divina, assim como a consciência da própria identidade, no exercício do ministério sacerdotal”, cujos elementos essenciais são o anúncio da Palavra e a celebração dos sacramentos".

Trata-se, insistiu o Papa, de um “primado absoluto”, sobre o qual há que recuperar uma convicção “clara e inequívoca”. “O amor pelo próximo, a atenção à justiça e aos pobres – advertiu Bento XVI – não são tanto temas de moral social, mas sobretudo expressão de uma concepção sacramental da moralidade cristã”.

“É de Deus que vem a graça da renovação espiritual, para os padres como para toda a Igreja. Trata-se acima de tudo de avançar cada vez mais na identificação com Cristo, que assegura a fidelidade e a fecundidade do testemunho evangélico”. O Padre é um convertido, renovado pelo Espírito, chamado por Deus para que a Palavra da salvação chegue até aos confins da terra".

Mas ouçamos a saudação dirigida pelo Papa aos peregrinos de língua portuguesa:

“Amados peregrinos de língua portuguesa, uma saudação afectuosa para todos, especialmente para os grupos do Brasil e de Portugal: esta peregrinação a Roma encha de luz e fortaleza o vosso testemunho diário como seguidores de Jesus Cristo, único Salvador e Senhor da vida: fora d'Ele, não há vida, nem esperança de a ter. Com Cristo, sucesso eterno à vida que Deus vos confiou. Sobre cada um de vós e respectiva família, desça a minha Bênção.”

Saudando os peregrinos italianos presentes na audiência geral desta semana, o Papa pediu acções para "combater eficazmente o fenómeno devastador da usura e da extorsão".

"Não falte, por parte do Estado, uma ajuda adequado e apoio para as famílias em dificuldade e sem emprego, que encontram a coragem de denunciar os que se aproveitam da sua trágica condição", desejou.

O Papa falou ainda da "importância dos valores éticos e morais" na política e aproveitou a ocasião para deixar votos de férias "serenas e profícuas" aos que vão agora gozar de um período de repouso.

"Há muitos de vós, contudo, que por diversas razões não poderão gozar de férias. Chegue até vós, caros irmãos e irmãs, a minha saudação afectuosa, com os votos de que não vos falte a solidariedade e a proximidade das pessoas queridas", prosseguiu.



(Fonte: site Radio Vaticana)

Spe Deus em forte crescimento de leitores

O blogue “Spe Deus” que existe desde o dia 14 de Fevereiro de 2008 e tem um contador de visitantes desde o dia 20 de Abril, em pouco mais de oito meses, ou seja, em 30 de Dezembro atingiu as 7.000 visitas e quase11.850 páginas consultadas.

Volvidos seis meses, ultrapassou as 32.150 visitas e 52.700 páginas visitadas, representando um crescimento neste período de 359,29% de visitas.

Os visitantes com origem no Brasil continuam a representar mais de metade das entradas, e o Evangelho do dia a ser o factor visita mais frequente, fruto de procura nos sistemas de busca com forte prevalência do Google, seguindo-se os Cantos Gregorianos e as quinze Orações de Santa Brígida da Suécia, cuja memória festejaremos no próximo dia 23 de Julho.

Outros dados estatísticos poderiam ser antecipados, mas o verdadeiramente importante é que o “Spe Deus” não é propriedade do signatário, mas em tudo o que tiver de positivo pertence ao Senhor e a vós que o lêem, os erros cometidos foram-no por ausência de humildade do signatário, mas mesmo estes, oferece-os a Jesus Cristo Nosso Senhor, agradecendo-Lhe por através deles me ter ajudado a procurar de coração contrito a via para os emendar com fé e amor.

Bem-haja o Senhor e todos vós!

(JPR)

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1974

Durante um encontro na residência universitária Alameda, em Santiago do Chile, perguntaram-lhe como se inflama a alma, para amar a Jesus Cristo: “Inflama-se, quando cuidas, bem recolhida, a oração; e quando o recebes na Comunhão, e repetes na tua acção de graças: eu sei que és Tu, eu creio com toda a minha alma; sei que Tu estás real, verdadeira e substancialmente, oculto sob as espécies sacramentais, com o teu Corpo, o teu Sangue, a tua Alma e a tua Divindade. E vai passando o tempo, e depois contas-lhe o que amas, porque Ele ouve-te e escuta te”.

(Fonte: http://www.pt.josemariaescriva.info/showevent.php?id=1889 )

O Tempero do Mundo

De pouco adianta ao mundo dispor de filosofias esporádicas, que costumam ser volúveis ao extremo. Periodicamente se apresentam ideologias que, num primeiro momento, parecem ser a palavra derradeira da humanidade. Mas não há nenhuma que ultrapasse os 100 anos de vigência, para depois ser vítima da voragem dos tempos, e ser substituída por outras. São todos louváveis esforços humanos, mas padecem de autoridade para se impor. Os conceitos de bom senso, de justiça, de direito, de fraternidade, de verdadeira vida familiar, que de fato vigem entre os povos, directa ou indirectamente nascem da Igreja Católica. Os próprios Direitos Humanos tem sua origem nas páginas do Evangelho - e ó curiosidade - às vezes são usados contra a própria Igreja, cujos filhos se esquecem desses valores perenes. É a vontade do divino Mestre que se cumpre, pois Ele queria que sua Igreja fosse sal da terra.

Há um aspecto pouco comentado, que transmite uma força incrível ao mundo moderno. É a presença do Papa, como mestre de pensamentos sólidos de teologia, de moralidade, de convivência pacífica, e de justiça. Haver essa pessoa, revestida de autoridade, cheia de fé e de zelo pela humanidade, é da vontade do próprio Mestre. Ele emprestou uma autoridade a São Pedro, que não foi concedida a nenhuma outra pessoa. “Tu, uma vez convertido, confirma os teus irmãos na fé” (Lc 22, 32). As Escrituras do Novo Testamento são muito claras em dar a esse Apóstolo uma importância inequívoca de palavra e de decisões. Se Jesus queria esse serviço, então não restringiu sua iniciativa a São Pedro. Mas alargou essa missão para os seus sucessores, através dos tempos. As intervenções do Santo Padre não gozam de unanimidade. Muitos de seus ensinamentos são apodados de retrógrados, o até de medievais. Mas são a palavra do bom senso, do respeito pela pessoa humana. Como se está verificando na questão das células - tronco embrionárias. A ciência, discretamente envergonhada, já descobriu que as células- tronco somáticas, substituem, com vantagens, as primeiras, sem eliminar vidas em formação. Ouçamos sempre com carinho os sábios ensinamentos de Bento XVI, e rezemos diariamente por ele, para que consiga cumprir sua missão.

D. Aloísio Roque Oppermann – Arcebispo de Uberaba, MG
29.06.2009

Mozart sonata in C K.545 2nd mov, Mitsuko Uchida Piano

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

Santo Inácio de Loyola (1491-1556), fundador dos Jesuítas

«Resida nos vossos corações a paz de Cristo, para a qual fostes chamados» (Col 3, 15)

É próprio de Deus e dos Seus anjos, em Suas moções, dar verdadeira alegria e gozo espiritual, tirando toda a tristeza e perturbação que o inimigo suscita. Deste é próprio lutar contra a alegria e consolação espiritual, apresentando razões aparentes, subtilezas e contínuas falácias. Só a Deus Nosso Senhor pertence dar consolação à alma sem causa precedente. Porque é próprio do Criador entrar, sair, produzir moções na alma, trazendo-a toda ao amor de Sua divina majestade. Digo: sem causa, [isto é,] sem nenhum prévio sentimento ou conhecimento de algum objecto pelo qual venha essa consolação, mediante seus actos de entendimento e vontade.

É próprio do anjo mau, que se disfarça «em anjo de luz» (2Cor 11, 14), entrar com o que se acomoda à alma devota e sair com o que lhe convém a si, isto é, propor pensamentos bons e santos acomodados a essa alma justa, e depois, pouco a pouco, procurar trazer a alma aos seus enganos encobertos e perversas intenções.

Devemos estar muito atentos ao decurso dos nossos pensamentos. Se o princípio, meio e fim são inteiramente bons, inclinando em tudo ao bem, é sinal do bom anjo. Mas se o decurso dos pensamentos acaba nalguma coisa má, ou distractiva, ou menos boa que aquela que a alma antes se propusera fazer, ou a enfraquece, ou inquieta, ou a perturba tirando-lhe a paz, a tranquilidade e quietude que antes tinha, é claro sinal de que procede do mau espírito, inimigo do nosso proveito e salvação eterna [...]. Naqueles que progridem de bem em melhor, o anjo bom toca-lhes a alma doce, leve e suavemente, como uma gota de água que penetra numa esponja; e o mau [anjo] toca agudamente, com ruído e agitação [...].


(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 1 de Julho de 2009

São Mateus 8, 28-34

Naquele tempo,
quando Jesus chegou à região dos gadarenos,
na outra margem do lago,
vieram ao seu encontro, saindo dos túmulos, dois endemoninhados.
Eram tão furiosos
que ninguém se atrevia a passar por aquele caminho.
E disseram aos gritos:
«Que tens que ver connosco, Filho de Deus?
Vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?».
Ora, perto dali,
andava a pastar uma grande vara de porcos.
Os demónios suplicavam a Jesus, dizendo:
«Se nos expulsas, manda-nos para a vara de porcos».
Jesus respondeu-lhes: «Então ide».
Eles saíram e foram para os porcos.
Então os porcos precipitaram-se pelo despenhadeiro abaixo
e afogaram-se no lago.
Os guardadores fugiram
e foram à cidade contar tudo o que acontecera,
incluindo o caso dos endemoninhados.
Toda a cidade saiu ao encontro de Jesus.
Quando O viram,
pediram-Lhe que Se retirasse do seu território.