Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Filme sobre o plano de Hitler para sequestrar o Papa Pio XII (espanhol)

Cada padre “deve ser um homem da alegria e da esperança”: salienta Bento XVI numa mensagem vídeo

Bento XVI considera que os padres são "homens do futuro", que devem levar à sociedade dos nossos dias “alegria e esperança”.Numa vídeo-mensagem que foi transmitida no Retiro Sacerdotal Internacional que decorre em Ars, França, o Papa diz que cada padre “deve, hoje mais do que nunca, ser um homem da alegria e da esperança”.

Citando o Cura d’Ars, em cujo 150.º aniversário da morte o Papa convocou um Ano Sacerdotal, Bento XVI apelou a “não perder a coragem, mas continuar a rezar e a fazer com que numerosos jovens aceitem responder ao chamamento de Cristo, o qual não cansa de querer fazer crescer o número dos seus apóstolos".

“Escolhido de entre os homens, o padre continua a ser um deles e é chamado a servi-los dando a sua vida a Deus”, declarou.Sobre S. João Maria Vianney, o Papa disse que o Cura d’Ars vivia "uma religião de felicidade, não uma mórbida procura da mortificação".O retiro internacional, que ocorre até ao próximo dia 3 de Outubro, reúne sacerdotes de 75 países.


(Fonte: site Radio Vaticana)

“O sacerdote e a pastoral no mundo digital; os novos meios ao serviço da Palavra”

Foi divulgado hoje o tema do 44º dia mundial das comunicações sociais: “o sacerdote e a pastoral no mundo digital; os novos meios ao serviço da Palavra".

A tarefa do sacerdote consiste em anunciar a Palavra de Deus que se fez carne, homem, história, tornando-se desta maneira sinal daquela comunhão que Deus realiza com o homem. A eficácia deste ministério exige portanto que o sacerdote viva uma relação intima com Deus, enraizada num amor profundo e num conhecimento vivo da Sagrada Escritura, testemunha, em forma escrita da Palavra de Deus.

Como salienta um comunicado - a mensagem para o 44º dia mundial das comunicações sociais deseja convidar de maneira particular os padres, durante este ano sacerdotal, e depois da celebração da XII assembleia-geral ordinária do Sínodo dos Bispos, a considerar os novos media como um possível grande recurso para o seu ministério ao serviço da Palavra e quer dizer uma palavra de encorajamento para que enfrentem os desafios que nascem da nova cultura digital.

De facto os novos media, se conhecidos e valorizados adequadamente, podem oferecer aos padres e a todos os agentes da pastoral uma riqueza de dados e de conteúdos que antes eram difíceis de encontrar e facilitam formas de colaboração e de maior comunhão, impensáveis no passado.

(Fonte: site Radio Vaticana)

54 Perguntas Sobre Jesus Cristo elaborado por Professores da Universidade de Navarra

S. Josemaría Escrivá sobre esta data:

A Igreja celebra a festa dos Arcanjos S. Miguel, S. Gabriel e S. Rafael. Referindo-se aos Anjos, S. Josemaria escreve no ponto 339 de Forja: “Não podemos ter a pretensão de que os Anjos nos obedeçam… Mas temos a absoluta segurança de que os Santos Anjos nos ouvem sempre”.

(Fonte: http://www.pt.josemariaescriva.info/artigo/29-9-5)

Arcanjos

«Eu sou Rafael, um dos sete anjos que apresentam as orações dos justos e têm lugar diante da majestade do Senhor.» (Livro de Tobite 12,15)

Nas Sagradas Escrituras só aparecem denominados os Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael, ainda que como se pode verificar na transcrição do Livro de Tobite, parte integrante da Bíblia, sejam referidos sete Arcanjos, creio que o não sabermos o nome de todos não será relevante, basta através da nossa fé acreditarmos e estarmos gratos a Deus Nosso Senhor por nos oferecer esses “escudos protectores”.

Ainda assim e de acordo com o Livro de Enoch, que não faz parte da Bíblia, os arcanjos são Uriel, Raguel, Sariel e Jerahmeel, enquanto que em outras fontes apócrifas encontramos as variantes Izidkiel, Hanael, and Kepharel ao invés dos últimos três.

- O nome do arcanjo São Rafael (Rafael = "Deus curou") não aparece nas Escrituras Hebraicas e no Antigo Testamento figura apenas no Livro de Tobite, onde ele incialmente aparece disfarçado de companheiro de viagem do jovem Tobias, denominando-se "Azarias, filho do grande Ananias". Durante o curso da viagem, por várias vezes ocorre a protecção do anjo, incluindo a passagem no deserto e o enfrentar do demónio que já tinha matado sete maridos de Sara (Tobite 5-11). Depois de voltarem e de curar a cegueira do velho Tobias, Azarias apresenta-se como "o anjo Rafael, um dos sete (espíritos principais) que assistimos diante do Senhor" (Tobite 12:15).

- São Gabriel é um dos poucos Arcanjos mencionados pelo nome na Bíblia. Existem quatro aparições suas: no Antigo Testamento em Daniel VIII e IX, e no Novo Testamento anunciando o nascimento de São João Baptista a Zacarias e anunciando à Virgem Maria a vinda de Jesus através da sua concepção virginal.

- O nome de São Miguel aparece nas seguintes passagens da Bíblia:

1. Em Daniel 10: 13 sqq, Porém o príncipe do reino dos Persas resistiu-me durante 21 dias; mas eis que veio em meu socorro Miguel, um dos primeiros príncipes, e eu fiquei lá junto do rei dos Persas. (...) Mas eu te anunciarei o que está expresso na escritura da verdade; e em todas estas coisas ninguém me ajuda senão Miguel, que é vosso príncipe.

2.Em Daniel 12, o anjo falando dos últimos dias do mundo diz: Naquele tempo levantar-se-á o grande príncipe Miguel, que é o protector dos filhos do vosso povo.

3. Em Apocalipse 12:7, E houve no céu uma grande batalha: Miguel e os seus anjos pelejavam contra o dragão, e o dragão com os seus anjos pelejavam contra ele; porém estes não prevaleceram, e o seu lugar não se achou mais no céu. São João fala o grande conflito do final dos tempos, que reflecte a batalha no céu do início dos tempos.

São Miguel aparece ainda em uma Epístola apócrifa de São Judas disputando com o demónio o corpo de Moisés, segundo uma antiga tradição judaica.

(JPR)

São Miguel, São Gabriel e São Rafael, Arcanjos

Neste dia a Igreja universal celebra a festa dos arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael.

"Miguel" que significa: "Quem como Deus?" é o defensor do Povo de Deus no tempo de angústia. É o padroeiro da Igreja universal e aquele que acompanha as almas dos mortos até o céu.

"Gabriel" - que significa "Deus é forte" ou "aquele que está na presença de Deus" - aparece no assim chamado evangelho da infância como mensageiro da Boa Nova do Reino de Deus, que já está presente na pessoa de Jesus de Nazaré, nascido de Maria.

É ele quem anuncia o nascimento de João Baptista e de Jesus. Anuncia, portanto, o surgimento de uma nova era, um tempo de esperança e de salvação para todos os homens. É ele quem, pela primeira vez, profere aquelas palavras que todas as gerações hão-de repetir para saudar e louvar a Virgem de Nazaré: "Ave, cheia de graça. O Senhor é convosco".

"Rafael"- que quer dizer "medicina dos deuses" ou "Deus cura" - foi o companheiro de viagem de Tobias. É o anjo benfazejo que acompanha o jovem Tobias desde Nínive até à Média; quem o defende dos perigos e patrocina o seu casamento com Sara. É ele quem tira da cegueira o velho Tobias. É aquele que cura, que expulsa os demónios. São Rafael é o companheiro de viagem do homem, seu guia e seu protector nas adversidades.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Mozart - Concerto para piano N° 27

Meditação do dia de Francisco Fernández Carvajal

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

São Simeão, o Novo Teólogo (c. 949-1022), monge grego
Hino 2

«Os anjos nos céus vêem constantemente a face de Meu Pai» (Mt 18, 10)

Eu Te dou graças, porque me concedeste a vida,
e conhecer-Te e adorar-Te, meu Deus.
Porque «a vida, é conhecer-te, a Ti, único Deus verdadeiro» (Jo 17, 3),
criador e autor de tudo,
não gerado, não criado, sem princípio, único,
e Teu Filho, gerado de ti,
e o Espírito santíssimo, procedente de Ti,
a trina unidade digna de todo o louvor. [...]
O que há nos anjos, nos arcanjos,
nas dominações, nos querubins e nos serafins
e em todos os outros exércitos celestes,
como glória ou como luz de imortalidade,
que alegria, que esplendor de vida imaterial,
senão a única luz da Santíssima Trindade? [...]

Cita-me um ser incorporal ou corpóreo,
e encontrarás que foi Deus que tudo fez.
Se te falam de um ser qualquer, os do céu,
os da terra ou os dos abismos,
para esses também, para todos, não há senão uma única vida, uma glória,
um desejo e um reino,
uma única riqueza, alegria, coroa, vitória, paz,
ou qualquer outro brilho; e consiste isto:
no conhecimento do Princípio e da Causa
de onde tudo veio, onde tudo teve a sua origem.
Lá está quem mantém as coisas nas alturas e as coisas daqui de baixo,
Lá está quem põe ordem em todos os seres espirituais,
Lá está quem reina sobre todos os seres visíveis. [...]

Eles cresceram em conhecimento e redobraram o temor
ao verem Satanás cair
e os seus companheiros arrebatados pela presunção.
Os que caíram esqueceram tudo isso,
escravos do seu orgulho;
enquanto que todos os que conservaram o conhecimento,
elevados pelo temor e pelo amor,
se uniram ao seu Senhor.
Assim, o reconhecimento do senhorio
produziu também o crescimento do seu amor
porque viram melhor e mais claramente
o brilho fulgurante da Trindade.


(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 29 de Setembro de 2009

São João 1,47-51

Jesus viu Natanael, que vinha ao seu encontro, e disse dele: «Aí vem um verdadeiro israelita, em quem não há fingimento.»
Disse-lhe Natanael: «Donde me conheces?» Respondeu-lhe Jesus: «Antes de Filipe te chamar, Eu vi-te quando estavas debaixo da figueira!»
Respondeu Natanael: «Rabi, Tu és o Filho de Deus! Tu és o Rei de Israel!»
Retorquiu-lhe Jesus: «Tu crês por Eu te ter dito: 'Vi-te debaixo da figueira'? Hás-de ver coisas maiores do que estas!»
E acrescentou: «Em verdade, em verdade vos digo: vereis o Céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo por meio do Filho do Homem.»

(Fonte: Evangelho Quotidiano)