Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Aura Miguel em Telheiras

No próximo dia 19 deste mês, 5ª feira, às 21h30, a jornalista da Rádio Renascença dedicada ao Vaticano virá à nossa paróquia (Nossa Senhora da Porta do Céu) para nos falar sobre o lugar de Portugal no coração de João Paulo II e Bento XVI.

(Fonte: site da paróquia AQUI)

Lugar para todos

O sofrimento, a doença e a morte fazem parte da vida.

Soa estranho falar destas coisas, não é?

Numa sociedade dominada pelas exigências da produtividade material e regida por critérios de utilidade, num mundo de bem-parecidos e corpos esbeltos e atléticos é esquisito aceitar como parte da vida social corpos desfeitos pela doença ou pessoas marcadas pela dor. Mas a vida humana nunca perde sentido nem dignidade, qualquer que seja a sua idade ou estado de existência

A nota pastoral dos bispos portugueses, ontem publicada, sobre “Cuidar da vida até à morte” ajuda-nos a reflectir sobre isto. Tal como João Paulo II, na sua doença, foi disto mesmo um poderoso exemplo.

Lembram-se?... João Paulo II e tantos outros que, apesar de gravemente doentes ou profundamente limitados, abraçam com disponibilidade e misteriosa alegria as suas dolorosas circunstâncias.

Que o seu exemplo nos ajude a sair deste egoísmo que pretende esconder o sofrimento, como se ele não fizesse parte da vida!

Queremos uma sociedade com lugar para todos. Incluindo os doentes, os idosos e os que sofrem.


Aura Miguel
(Fonte: ‘Página 1’, grupo Renascença, edição de 13.11.2009)

Vamos ajudar o Projecto do Hospital Pediátrico de Coimbra a vencer!

Este ano, a Missão Sorriso, exige que a população vote no projecto apresentado pelo hospital da sua localidade.

O Hospital Pediátrco de Coimbra (HP) concorreu com um projecto de humanização das instalações do Novo HP, através da pintura e decoração do Serviço de Urgência, do Serviço de Oncologia e dos hospitais de dia de hemato-oncologia, pediatria, infecciosas e nefrologia. O projecto também prevê a dotação de ecrãs LCD para as enfermarias e quartos de isolamento das unidades de internamento.

Vamos ajudar o Projecto do Hospital Pediátrico de Coimbra a vencer!

Para votar basta “clicar” no link que se segue:

http://missaosorriso.continente.pt/descricao.php?guid=dc98edbc-cfa9-4f15-9a3d-1e8ab46a60a6

Precisamos da ajuda de todos!!!!!!

Nota: Este pedido chegou-nos por mail do Carmelo de Santa Teresa em Coimbra, divulguem s.f.f.

O testemunho da caridade de Cristo através de obras de justiça, paz e desenvolvimento faz parte da evangelização


O Santo Padre recebeu em audiência os membros da assembleia plenária do conselho pontifício Cor Unum que debate o tema “percursos de formação para os agentes da caridade.

No seu discurso Bento XVI referiu-se a dois eventos eclesiais deste ano que puseram em realce o anúncio do Evangelho e a atenção ao coração do homem e ao ambiente onde vive: a publicação da Encíclica Caritas in veritate e a celebração da assembleia especial para a África do sínodo dos bispos sobre a reconciliação, a justiça e a paz.

“Em perspectivas diferentes mas convergentes, evidenciaram como a Igreja, no seu anúncio salvífico, não pode prescindir das condições concretas de vida dos homens, aos quais é enviada. O agir para as melhorar concerne a sua própria vida e a sua missão pois que a salvação de Cristo é integral e diz respeito ao homem em todas as suas dimensões: física, espiritual, social e cultural, terrena e celeste.

Bento XVI salientou depois que foi desta consciência que durante os séculos nasceram muitas obras e estruturas eclesiais finalizadas á promoção das pessoas e dos povos, que deram e continuam a dar um contributo insubstituível para o crescimento, o desenvolvimento harmonioso e integral do ser humano. E a este propósito o Papa citou uma passagem da sua Encíclica Caritas in veritate: O testemunho da caridade de Cristo através de obras de justiça, paz e desenvolvimento faz parte da evangelização, pois a Jesus Cristo, que nos ama, interessa o homem inteiro.

Nesta óptica – acrescentou – deve ser considerado o empenho da Igreja a favor do desenvolvimento de uma sociedade mais justa, na qual sejam reconhecidos e respeitados todos os direitos dos indivíduos e dos povos.

Bento XVI salientou depois que não toca certamente à Igreja intervir directamente na política dos Estados, mas a comunidade cristã não pode e não deve permanecer à margem da defesa dos direitos humanos e da promoção da justiça.

“A fé é uma força espiritual que purifica a razão na procura de uma ordem justa, libertando-a do risco sempre presente de ser enganada pelo egoísmo, pelo interesse pessoal e pelo poder. Na verdade, como a experiencia demonstra , também nas sociedades mais evoluídas do ponto de vista social, a caritas permanece necessária: o serviço do amor nunca se torne supérfluo, porque permanecem situações de sofrimento, de solidão, de necessidade, que exigem dedicação pessoal e ajudas concretas.

Quando oferece uma atenção amorosa ao homem, a Igreja sente pulsar em si mesma a plenitude de amor suscitada pelo Espírito Santo, o qual, no momento em que ajuda o homem a libertar-se das opressões materiais, assegura alimento e amparo á alma, libertando-a dos males que a afligem. Fonte deste amor é o próprio Deus, infinita misericórdia e amor eterno. Todos aqueles que prestam o seu serviço no âmbito de organismo eclesiais que têm a seu cargo a gestão de iniciativas e obras de caridade - salientou depois Bento XVI - não podem deixar de ter este objectivo principal: fazer conhecer e experimentar o Rosto misericordioso do Pai celeste, pois que no coração de Deus Amor, se encontra a resposta verdadeira ás expectativas mais intimas de cada coração humano.

(Fonte: site Radio Vaticana)

Carta aos pais e mães de Portugal

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1933

“Nestes dias andamos às voltas com os móveis para o andar. Ricardo Fernández Vallespín encarregou-se de os comprar”, anota. Para melhor encaminhar o trabalho apostólico com estudantes, está a instalar uma academia em Madrid.

(Fonte: http://www.pt.josemariaescriva.info/artigo/13-11-5)

Proibição do crucifixo é sinal de “Cristofobia”

A proibição de crucifixos nas escolas italianas viola a liberdade religiosa e é uma forma de varrer o Cristianismo da Europa, diz o representante da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) no Conselho Nacional de Educação.

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos alega que a presença de crucifixos pode perturbar crianças de outras confissões, argumento que o Padre Querubim Silva diz ser falacioso por entender que o crucifico é, acima de tudo, um símbolo de abertura e de fraternidade.

Em entrevista à Renascença, o Padre Querubim Silva faz duras criticas aos responsáveis por esta decisão e desafia mesmo os católicos a saírem à rua para afirmarem as suas convicções.

“Não é uma questão de brincar com o direito à indignação é uma questão de afirmar o direito à diversidade e à identidade própria. Trata-se simplesmente do respeito pela pluralidade (…). Os cristãos saíram à rua já algumas vezes e saíram com razão, e isso deu resultado”, afirma o representante da CEP no Conselho Nacional de Educação.

O apelo do Padre Querubim Silva é subscrito por Carlos Aguiar, presidente da Associação Famílias, que considera “idiotas e falaciosos” os argumentos do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

“Se as crianças ficam traumatizadas pela presença do crucifixo, então os pais têm de tapar os olhos às crianças para que elas nas ruas não vejam os inúmeros símbolos que falam de Cristianismo, em todas as pequenas e grandes cidades e nas aldeias desta «velha» Europa”, sustenta Carlos Aguiar.

O presidente da Associação Famílias desafia os cristãos a trazerem a cruz consigo de forma visível: “nós não temos de ter medo, nós temos a razão do nosso lado, temos a nossa Fé, Cristo para os não crentes foi um homem que só fez bem, que pregou o amor, não temos que ter vergonha de aceitar a cruz como o sinal máximo da nossa Fé”.

(…)


(Fonte: site Rádio Renascença)

"There be dragons" já tem página na internet

Chopin Scherzo No. 4 - intérprete Yundi Li

Meditação do dia de Francisco Fernández Carvajal

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

São Bento (480-547), monge
Regra, Prólogo, 8-22

«Desperta, tu que dormes» (Ef 5, 14)

Levantemo-nos pois; a Escritura não cessa de nos despertar dizendo: «Já é hora de despertardes do sono» (Rom 13, 11). Abramos os olhos à luz divina. Escutemos com um ouvido atento a voz possante de Deus que cada dia nos apressa dizendo: «Não torneis duros os vossos corações» (Sl 94, 8). E ainda: «Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às Igrejas» (Ap 2, 7). E que diz Ele? «Vinde, Meus filhos, ouvi-Me, Eu vos ensinarei o temor do Senhor» (Sl 33, 12). «Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos surpreendam» (Jo 12, 35).

Procurando o seu trabalhador entre a multidão de pessoas a quem lança este apelo, o Senhor diz ainda: «Qual o homem que ama a vida e deseja largos dias para que possa gozar da prosperidade?» (Sl 33, 13). Se, ao ouvires isto, responderes: Eu, Deus diz-te: Queres ter a verdadeira vida, a vida eterna? Então «guarda a tua língua do mal e os teus lábios das palavras enganosas; afasta-te do mal e faz o bem, procura a paz e conserva-a» (Sl 33, 14-15). Quando tiverdes feito isso, pousarei os olhos em vós e darei ouvido às vossas orações e «antes mesmo de me terdes chamado, dir-vos-ei: Eis-me aqui» (Is 58, 9).

Que pode ser mais doce, irmãos bem-amados, que esta voz do Senhor que nos convida? Eis que, na sua ternura, o Senhor nos indica o caminho da vida. Cingidos com a fé e a prática das boas acções, e guiados pelo evangelho, vamos então pelos caminhos que Ele nos traça para sermos admitidos a ver Aquele que nos chamou ao Seu reino (1Tes 2, 12). Se queremos habitar na morada do Seu reino, avancemos pelas boas acções, senão nunca lá chegaremos.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 13 de Novembro de 2009

São Lucas 17,26-37

Como sucedeu nos dias de Noé, assim sucederá também nos dias do Filho do Homem:
comiam, bebiam, os homens casavam-se e as mulheres eram dadas em casamento, até ao dia em que Noé entrou na Arca e veio o dilúvio, que os fez perecer a todos.
O mesmo sucedeu nos dias de Lot: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam, construíam;
mas, no dia em que Lot saiu de Sodoma, Deus fez cair do céu uma chuva de fogo e enxofre, que os matou a todos.
Assim será no dia em que o Filho do Homem se revelar.
Nesse dia, quem estiver no terraço e tiver as suas coisas em casa não desça para as tirar; e, do mesmo modo, quem estiver no campo não volte atrás.
Lembrai-vos da mulher de Lot.
Quem procurar salvar a vida, há-de perdê-la; e quem a perder, há-de conservá-la.
Digo-vos que, nessa noite, estarão dois numa cama: um será tomado e o outro será deixado.
Duas mulheres estarão juntas a moer: uma será tomada e a outra será deixada.
Dois homens estarão no campo: um será tomado e o outro será deixado.»
Tomando a palavra, os discípulos disseram-lhe: «Senhor, onde sucederá isso?» Respondeu-lhes: «Onde estiver o corpo, lá se juntarão também os abutres.»

(Fonte: Evangelho Quotidiano)