Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Agenda Litúrgica 2010 em versão para PDA

Secretariado Nacional lança versão portátil do calendário das celebrações católicas, com leituras e Santos do dia

O Secretariado Nacional de Liturgia (SNL) da Igreja Católica acaba de lançar uma versão, em formato digital (Excel), da sua Agenda Litúrgica para 2010. Desta forma, é possível importa-la para o Calendário do Microsoft Outlook – ou outro programa – e por sua vez sincronizar com o PDA.

A versão do calendário das celebrações católicas, com as leituras próprias e os Santos do dia, entre outras informações, encontra-se disponível na página do SNL, em www.liturgia.pt/agenda

O Secretariado Nacional de Liturgia é o órgão executivo da Comissão Episcopal de Liturgia. Para o desempenho das suas funções o Secretariado Nacional de Liturgia conta com a colaboração de técnicos e reúne mensalmente os seus vogais e os bispos da Comissão Episcopal de Liturgia.

A Agenda Litúrgica apresenta o conjunto das celebrações litúrgicas ao longo do tempo que começa com o I Domingo do Advento (o ano litúrgico não coincide com o ano civil, tendo começado no passado dia 29 de Novembro) e vai até à véspera do mesmo Domingo do ano seguinte.

A sua celebração é ritmada pelo Domingo de cada semana, que a Igreja tem como principal dia de festa. Além dos vários tempos dedicados centrados na vida de Cristo (Advento, Natal, Quaresma, Páscoa e dois períodos denominados Tempo Comum), o ano litúrgico inclui solenidades, festas e memórias de Jesus, de Maria e dos Santos.

(Fonte: site Agência Ecclesia)

Patriarcado de Moscovo publica livro com textos do Papa

A obra é apresentada no mesmo dia em que Bento XVI recebe em audiência o presidente da Federação Russa.

“Europa, pátria espiritual” é um volume em edição bilingue (italiano e russo) que recolhe os discursos que Joseph Ratzinger dedicou à Europa ao longo de 10 anos.

A autorizada introdução à obra é do presidente do Departamento para as Relações Eclesiásticas Externas do patriarcado de Moscovo, o arcebispo Hilarion de Volokolamsk, e a iniciativa editorial é do próprio departamento, em colaboração com a associação internacional “Sofia: Ideia Russa, Ideia da Europa de Roma”.

“Este livro é um acontecimento de alcance histórico sem precedentes na história milenar de católicos e ortodoxos russos”, explica o editor da edição, Pierluca Azzaro, presidente adjunto da associação internacional “Sofia” e professor de História do Pensamento Político na Universidade Católica de Milão.

“Mas antes e sobretudo – acrescenta – é um grande testemunho de amor a Cristo e entre cristãos. Deste amor brota, deve brotar, a cultura europeia em todas as suas expressões multiformes: uma cultura viva, imbuída de uma energia moral autenticamente criativa, toda encaminhada à construção de um futuro bom para todos.”

A apresentação do livro do Papa acontece dentro da sessão italiana do fórum Ítalo-Russo de Diálogo das Sociedades Civis, que se reúne em Roma e em Moscovo, em coincidência com as cúpulas bilaterais dos chefes de Estado e de governo da Itália e da Rússia; portanto, em coincidência também com a visita oficial do presidente da Federação Russa, Dmitri Medvedev, que hoje é recebido em audiência pelo Papa.

(Fonte: site Rádio Renascença)

Mensagem do Papa para o dia mundial do doente de 2010: serve empenho capilar da Igreja no meio dos doentes em defesa da vida

Dado o actual momento histórico cultural, o Papa Bento XVI exortou a Igreja a estar presente de maneira atenta e capilar ao lados dos doentes e na sociedade para transmitir de maneira eficaz os valores em defesa da vida humana, desde a sua concepção até á morte natural. O apelo está contido na mensagem escrita pelo Santo Padre para o XVIII Dia Mundial do Doente que ocorre a 11 de Fevereiro de 2010.

Falando da importante tarefa da Igreja de cuidar do sofrimento humano, Bento XVI na sua mensagem cita uma passagem da constituição conciliar Lumen Gentium : como Cristo foi enviado pelo Pai « a evangelizar os pobres... a sarar os contritos de coração» (Luc. 4,18), «a procurar e salvar o que perecera» (Luc. 19,10), de igual modo, a Igreja abraça com amor todos os afligidos pela enfermidade humana; mais ainda, reconhece nos pobres e nos que sofrem a imagem do seu fundador pobre e sofredor, procura aliviar as suas necessidades, e intenta servir neles a Cristo….

(Fonte: Evangelho Quotidinao)

Nova Iorque rejeita casamento homossexual

O senado do Estado de Nova Iorque chumbou uma proposta de legalização do casamento homossexual.

A decisão foi um duro revés para os activistas a favor do casamento entre homossexuais, que gastaram mais de um milhão de dólares nas mais recentes eleições estaduais na esperança de que esta legislatura estivesse disposta a abraçar a sua causa.

No final, contudo, 38 senadores votaram contra a proposta, com 24 a votar a favor. Os mais pessimistas dos activistas esperavam conseguir pelo menos 26 votos, segundo o New York Times.

O resultado não deixa de ser surpreendente, uma vez que Nova Iorque é visto como um Estado muito liberal. O senado tem apenas 30 senadores republicanos, que votaram em bloco contra a proposta. Oito democratas fizeram o mesmo.

Desde 2003 sete Estados americanos legalizaram o casamento homossexual, embora dois desses, Califórnia e Maine, tenham visto o eleitorado a revogar a decisão em referendo. Até hoje todos os 31 estados que levaram a questão às urnas viram a legalização derrotada pelos cidadãos.

A Igreja Católica aplaudiu a decisão do senado, Richard E. Barnes, director executivo da Conferência Católica do Estado de Nova Iorque, um órgão oficial da Igreja, disse que: “Os defensores do casamento entre homossexuais tentam criar a impressão de que esta é uma alteração inevitável. Contudo, tem-se tornado claro que os americanos continuam a entender o casamento da forma como este sempre foi entendido. Esta é uma vitória para uma célula base da nossa sociedade”.

(Fonte: site Rádio Renascença)

A vida matrimonial, um caminhar divino pela Terra

Para o cristão o matrimónio não é uma simples instituição social e menos ainda um remédio para as fraquezas humanas: é uma autêntica vocação sobrenatural. Sacramento grande em Cristo e na Igreja, como diz S. Paulo, é, ao mesmo tempo e inseparavelmente, contrato que um homem e uma mulher fazem para sempre, pois, quer queiramos quer não, o matrimónio instituído por Jesus Cristo é indissolúvel, sinal sagrado que santifica, acção de Jesus, que invade a alma dos que se casam e os convida a segui-Lo, transformando toda a vida matrimonial num caminhar divino pela Terra.

S. Josemaría Escrivá - Cristo que passa, nn. 22–23

A vida de Pablo de Tarso no cinema

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1937

Depois da longa e difícil fuga através dos Pirinéus, tinham chegado no dia anterior a Andorra. Num dia como o de hoje tiraram esta fotografia. A primeira coisa que fez o Fundador do Opus Dei foi celebrar a Santa Missa numa igreja: não tinha podido fazê-lo desde há 17 meses. Logo a seguir enviou um postal ao Consul Geral das Honduras.

Na fotografia da esquerda para a direita e de cima para baixo: Tomás Alvira, Manolo Sainz de los Terreros, o Padre Josemaria, Pedro Casciaro, Paco Botella, Juan Jiménez Vargas, Miguel Fisac e José Maria Albareda

(Fonte: http://www.pt.josemariaescriva.info/artigo/3-12-5)

Horowitz interpreta o concerto para piano de Mozart # 23 2º movimento

S. Francisco Xavier, presbítero

São Francisco Xavier, nascido Francisco de Jaso y Azpilicueta, em Xavier, a 7 de Abril de 1506 e falecido a 3 de Dezembro de 1552, na ilha de Sanchoão, próxima de Macau, foi um missionário cristão do padroado português e apóstolo navarro. Pioneiro e co-fundador da Companhia de Jesus, a Igreja Católica Romana considera que tenha convertido mais pessoas ao Cristianismo do que qualquer outro missionário desde São Paulo, merecendo o epíteto de "Apóstolo do Oriente". É o padroeiro dos missionários, Padroeiro da Diocese de Registro (SP) e também um dos padroeiros da Diocese de Macau.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Meditação do dia de Francisco Fernández Carvajal

Comentário ao Evangelho do dia:

Concílio Vaticano II
Constituição Dogmática sobre a Igreja no mundo actual, «Gaudium et Spes», § 93

«Fazer a vontade de Meu Pai»

Lembrados da palavra do Senhor: «Nisto reconhecerão todos que sois Meus discípulos, se vos amardes uns aos outros» (Jo 13, 35), os cristãos nada podem desejar mais ardentemente do que servir sempre com maior generosidade e eficácia os homens do mundo de hoje. E assim, fiéis ao Evangelho e graças à sua força, unidos a quantos amam e promovem a justiça, têm a realizar aqui na terra uma obra imensa, da qual prestarão contas Àquele que a todos julgará no último dia. Nem todos os que dizem «Senhor, Senhor» entrarão no Reino dos Céus, mas aqueles que cumprem a vontade do Pai (cf Mt 7, 21) e põem seriamente mãos à obra. Ora, a vontade do Pai é que reconheçamos e amemos efectivamente a Cristo em todos os homens, por palavras e por obras, dando assim testemunho da verdade e comunicando aos outros o mistério do amor do Pai celeste. Deste modo, em toda a terra os homens serão estimulados à esperança viva, dom do Espírito Santo, para que finalmente sejam recebidos na paz e felicidade infinitas, na pátria que refulge com a glória do Senhor.

«Àquele que, em virtude do poder que actua em nós, é capaz de fazer que superabundemos para além do que pedimos ou pensamos, a Ele seja dada a glória na Igreja e em Cristo Jesus por todos os séculos dos séculos, Amén» (Ef 3, 20-21).

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 3 de Dezembro de 2009

São Mateus 7,21.24-27

«Nem todo o que me diz: 'Senhor, Senhor’ entrará no Reino do Céu, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está no Céu.
«Todo aquele que escuta estas minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha.
Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa; mas não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.
Porém, todo aquele que escuta estas minhas palavras e não as põe em prática poderá comparar-se ao insensato que edificou a sua casa sobre a areia.
Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa; ela desmoronou-se, e grande foi a sua ruína.»

(Fonte: Evangelho Quotidiano)