Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Opus Dei: qual é a tua opinião? I (vídeo em espanhol)

Internet, uma dupla oportunidade para a Igreja


Durante um ano, a Igreja teceu a sua tela na Internet. Um interesse esse que está se tornando agora mais do que nunca urgente como resposta aos apelos do Papa por ocasião do Dia Mundial das Comunicações Sociais. Padre Eric de Beukelaer, porta-voz dos bispos da Bélgica, explica porque é preciso fazer parte deste continente digital.

Um convite feito expressamente aos sacerdotes para evangelizarem através da Internet, e também para mostrar as diversas faces da Igreja. Uma diversidade que testemunha a mesma fé e permite a todos, independente da sua idade e origem, de unirem-se no mesmo serviço.

“Internet é sempre uma oportunidade e em todo caso não temos muita escolha: pois ali estão as pessoas e nós devemos estar presentes. Acrescentarei que nos oferece uma dupla oportunidade, porque é uma forma de comunicação onde os jovens podem ensinar os adultos. De facto, enquanto os adultos podem ensinar os jovens a conhecer o Evangelho através da experiência e do estudo, os jovens, do ponto de vista digital, sentem-se no seu ambiente natural na Internet.

“A Instituição é uma coisa, mas precisamente porque a Internet é algo de fortemente descentralizado, algo que funciona em rede, é em particular aos cristãos que devemos nos dirigir... creio seja uma ocasião formidável para lançar os jovens neste novo campo, neste novo continente, como eles o chamam”.


(Fonte: H2O News)

Bento XVI vem falar a todos

A Igreja Católica em Portugal espera que a sociedade saiba acolher Bento XVI, em Maio próximo, independentemente de “credos religiosos e ideologias”.

Falando aos jornalistas após a reunião do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), em Fátima, o Pe. Manuel Morujão assegurou que o Papa tem um discurso “englobante” e que “todos são bem-vindos” para as iniciativas que marcam a viagem papal ao nosso país, de 11 a 14 de Maio.

Os Bispos decidiram não publicar, para já, uma nova nota pastoral sobre a visita, o que deverá acontecer no próximo encontro do Conselho Permanente da CEP, a 1 de Março.

Escolhido está o slogan: “Contigo caminhamos na esperança. Cristianismo, Sabedoria e Missão”.

Segundo o secretário da CEP, esta mensagem de esperança quer contrariar a tendência para o “pessimismo”, em especial numa altura de crise. A presença do Papa, acrescentou, visa promover “um Portugal melhor, uma Igreja melhor”.

O Pe. Manuel Morujão assinalou que Bento XVI trará um “discurso que baixa à realidade”, mas não espera “receitas concretas”.

“O Papa situa-se a um nível profético da verdade e terá um discurso profundamente respeitoso”, acrescentou, “sem proferir sentenças radicais”.

Ainda esta Terça-feira foi anunciado o endereço do site oficial da visita, www.bentoxviportugal.pt, no qual serão oferecidas informações sobre o Papa, documentação, material multimédia e dados relativos aos eventos da visita.

Todos os esforços serão feitos para promover a participação dos portugueses nas diversas celebrações (ver programa). Para o secretário da CEP, esta presença é um sinal de “solidariedade, sintonia, comunhão com o Papa”.

Quanto aos encontros sectoriais (cultura, acção social, padres), este responsável adiantou que “ainda se está na preparação das listas” de participantes, condicionadas pela lotação dos espaços onde os mesmos irão decorrer.

Programa

A visita começa no dia 11 de Maio, com chegada marcada para as 11h00 de Lisboa, no aeroporto da Portela. Após cerimónia de boas vindas, no Mosteiro dos Jerónimos. Às 12h45, tem lugar uma visita de cortesia a Cavaco Silva, no Palácio de Belém, pelas 13h30. Pelas 18h15 inicia-se a celebração da Missa, no Terreiro do Paço.

No dia 12, Bento XVI reunir-se-á com figuras da cultura portuguesa, no Centro Cultural de Belém (10h00), e, ao meio-dia, receberá, na Nunciatura Apostólica, o Primeiro-Ministro José Sócrates.

A partida para Fátima, em helicóptero, está marcada para as 16h40. A chegada à Capelinha das Aparições acontece pelas 17h30, seguida de uma celebração com padres, religiosos, seminaristas e diáconos na igreja da Santíssima Trindade (18h00). A recitação do Rosário e a Procissão das Velas acontecem às 21h30.

No dia 13, pelas 10h00, o Papa preside à Missa. No final da cerimónia, Bento XVI visitará em privado o túmulo dos três Videntes de Fátima (Lúcia, Francisco e Jacinta).

Depois do almoço com os Bispos de Portugal, o Papa tem um encontro com os membros de "organizações da Pastoral Social”, católicos ou não, às 17h00, na igreja da Santíssima Trindade, seguido de uma reunião com os Bispos do nosso país, às 18h45, na Casa de Nossa Senhora do Carmo.

Para além da Peregrinação Internacional Aniversária de Maio, em Fátima, o Papa marca presença na “Missão 2010”, promovida pela Diocese do Porto. A chegada ao heliporto da Serra do Pilar, em Gaia, acontecerá pelas 09h00, seguindo Bento XVI para a Avenida dos Aliados, onde preside à Missa, às 10h15.

A despedida de Portugal acontecerá pelas 13h30, no Aeroporto Internacional do Porto, com uma breve cerimónia. O regresso a Roma está marcado para as 14h00

(Fonte: site Agência Ecclesia)

10 Fevº - 21h30 - Tertúlia literária - Juan Manuel de Prada na Alêtheia (clique na imagem para aumentar)

S. Josemaría nesta data em 1975

“Meus filhos, aquele ignem veni mittere in terram, vim trazer fogo à terra, deve-nos queimar a alma. E temos de estar decididos, absolutamente decididos, a dizer ao Senhor: ecce ego quia vocasti me!, aqui me tens!, porque me chamaste a ser cristão”, diz perante milhares de pessoas em Caracas, Venezuela.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Cântico Ambrosiano - Ecce quam bonum et jocundum

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

São Tomás de Aquino (1225-1274), teólogo dominicano, Doutor da Igreja

«Este povo honra-Me com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim»

Que eu não deseje nada fora de Ti. [...] Concede-me frequentemente que eleve o meu coração até Ti e, quando fraquejar, que me arrependa da minha falta com pesar, com o firme propósito de me corrigir. Concede-me, Senhor Deus, um coração vigilante que nenhum pensamento estranho afaste para longe de Ti; um coração nobre que nenhuma afeição indigna abata; um coração recto que nenhuma intenção equivoca desvie; um coração firme que nenhuma adversidade quebre; um coração livre que nenhuma paixão violenta domine.

Confere-me, Senhor meu Deus, uma inteligência que Te conheça, um ardor que Te procure, uma sabedoria que Te encontre, uma vida que Te agrade, uma perseverança que Te espere com confiança e uma confiança que por fim Te possua. Confere-me pela penitência ser atribulado com aquilo que Tu suportaste, usar no caminho da Tua protecção pela graça, gozar das Tuas alegrias, sobretudo na pátria pela glória. Ó Tu que, sendo Deus, vives e reinas por todos os séculos. Ámen.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 9 de Fevereiro de 2010

São Marcos 7,1-13

Os fariseus e alguns doutores da Lei vindos de Jerusalém reuniram-se à volta de Jesus,
e viram que vários dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar.
É que os fariseus e todos os judeus em geral não comem sem ter lavado e esfregado bem as mãos, conforme a tradição dos antigos;
ao voltar da praça pública, não comem sem se lavar; e há muitos outros costumes que seguem, por tradição: lavagem das taças, dos jarros e das vasilhas de cobre.
Perguntaram-lhe, pois, os fariseus e doutores da Lei: «Porque é que os teus discípulos não obedecem à tradição dos antigos e tomam alimento com as mãos impuras?»
Respondeu: «Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, quando escreveu: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
Vazio é o culto que me prestam e as doutrinas que ensinam não passam de preceitos humanos.
Descurais o mandamento de Deus, para vos prenderdes à tradição dos homens.»
E acrescentou: «Anulais a vosso bel-prazer o mandamento de Deus, para observardes a vossa tradição.
Pois Moisés disse: Honra teu pai e tua mãe; e ainda: Quem amaldiçoar o pai ou a mãe seja punido de morte.
Vós, porém, dizeis: Se alguém afirmar ao pai ou à mãe: 'Declaro Qorban’ isto é, oferta ao Senhor aquilo que poderias receber de mim...,
nada mais lhe deixais fazer por seu pai ou por sua mãe,
anulando a palavra de Deus com a tradição que tendes transmitido. E fazeis muitas outras coisas do mesmo género.»

(Fonte: Evangelho Quotidiano)