Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Oprah Winfrey e as Dominicanas...



Fonte: (em inglês no original) http://www.catholiceducation.org/articles/catholic_stories/cs0429.htm

Agradecimento: 'É o Carteiro'


O Papa pastor (Editorial)

No espaço de uma semana Bento XVI encontrou-se com os seminaristas e com o clero de Roma e quis meditar com eles, prolongadamente, a Escritura, escolhendo o antigo método da lectio divina. Significativamente, no início da quaresma, o tempo que em maior medida marca o ano litúrgico e a vida cristã, e pouco antes de dedicar alguns dias como de costume aos exercícios espirituais, juntamente com os seus colaboradores mais próximos, que servem quotidianamente a Santa Sé e o Romano Pontífice.

No estrondo mediático com o qual já estamos habituados esta notícia passou quase despercebida, mas ao contrário ela merece atenção. A escolha do Papa, Bispo de Roma, de estar com os seus sacerdotes e de lhes dedicar a sua reflexão ilumina bem a sua personalidade e o seu modo de governar a Igreja, aliás bem delineado pelo próprio Bento XVI na missa de início do pontificado: "O meu verdadeiro programa de governo é o de nunca fazer a minha vontade, de não perseguir ideias minhas, mas de me pôr, com toda a Igreja, à escuta da palavra e da vontade do Senhor e deixar-me guiar por Ele, de modo que seja Ele a guiar a Igreja nesta hora da nossa história".

Sobretudo das homilias transparece o cuidado que o Papa dedica, em coerência com uma longa e rigorosa disciplina de estudos e de reflexão, ao aprofundamento e à meditação da Palavra de Deus, para a explicar em profundidade, e sem fazer violência ao texto. Bem consciente segundo a ininterrupta tradição cristã confirmada pela última assembleia sinodal de que esta palavra está contida na Bíblia mas antes ainda em Cristo, o Logos divino criador do qual falam todas as Escrituras e que por sua vez fala a quem o quiser ouvir, como fez o viandante a caminho de Emaús.

Precisamente o episódio narrado no vigésimo quarto capítulo do evangelho de Lucas considerado na origem do costume monástico da leitura meditada da Bíblia está na base daquela actualização da Palavra de Deus que Bento XVI vai desempenhando com constante doçura (1). Assim como pelo caminho Jesus explicou aos dois discípulos "em todas as Escrituras o que se referia a ele", o Papa explicou aos seminaristas o significado do permanecer em Cristo e o de ser cristãos, que procede do agir e está habitado pela presença do Espírito, segundo a definição de S. Tomás. Enquanto que aos seus sacerdotes o Bispo de Roma recordou, segundo a tradição patrística e medieval, que Jesus é o verdadeiro sujeito dos Salmos. Para ressaltar que o sacerdote deve estar imerso na paixão deste mundo a fim de o poder deveras transformar.

Na época contemporânea, de modos diversos os sucessores de Pedro foram pastores: podem-se recordar, por exemplo, Pio X que explicava pessoalmente o catecismo às crianças e aos jovens de Roma no pátio de São Dâmaso, Pio XI que iniciou o costume de se encontrar com numerosos fiéis e peregrinos, a ponto de conceder contínuas e intermináveis audiências que no Palácio apostólico se prolongavam até ao anoitecer, e Paulo VI que utilizava com extraordinária felicidade as audiências gerais. Enquanto muitíssimos ainda conservam no coração a figura de João Paulo II graças a uma presença planetária dispensada até ao extremo.

Hoje o seu sucessor com frequência é representado, e a maior parte das vezes sem benevolência, como "o Papa teólogo", ressaltando o aspecto mais intelectual (e, pretendendo insinuar, longe do povo). Certamente Bento XVI é teólogo no sentido do pastor que fala de Deus, com racionalidade e esperança, para que hoje se volte a olhar para Deus.

Giovanni Maria Vian - Director

(© L'Osservatore Romano - 27 de Fevereiro de 2010)

(1) O original publicado na internet em português usa uma expressão inexistente na língua portuguesa “constância mansueta”, certamente por influência da língua italiana no que à palavra “mansueta” diz respeito.

L'Osservatore Romano edição em língua portuguesa de 27-II-2010

Os nossos irmãos chilenos

Pois é, ultimamente têm sido uma série de situações que nos entram em casa pela TV, mas mais importante, que deixam muitos irmãos nossos em sofrimento, recorramos à Nossa Mãe, Protectora dos Aflitos, e peçamos a sua intercessão no consolo e na transmissão da esperança a todos os que estão em sofrimento.

Roguemos ao Senhor também para que acolha na Sua Casa aqueles que perderam a vida, recordemos que o Senhor nos deixou há mais de dois mil anos o alerta «Quando ouvirdes falar…, não temais» (Mc 13,7) e «Haverá terramotos em diversas partes» (Mc 13, 8), não que devamos contextualizar estes acontecimentos como escatológicos, mas apenas que saibamos retirar deles a devida lição.

JPR

Em Portugal decidida a criação de um grupo de assistentes espirituais especializados para acompanhar populações afectadas por grandes tragédias

Vai ser criado um grupo de capelães e assistentes espirituais especializados para intervir no acompanhamento espiritual e religioso as populações afectadas por tragédias de grandes dimensões.

Este grupo vai estar disponível para se deslocar “a qualquer ponto do território nacional que seja atingido por tragédias de grande dimensão”, onde as circunstâncias trágicas fazem emergir “interrogações existenciais” e exigem “um acompanhamento específico deste tipo”.

A decisão foi tomada na V Assembleia Nacional de Capelães e Assistentes Espirituais Hospitalares, que decorreu em Fátima, na passada quinta feira Quinta-feira. Os participantes, provenientes de todas as dioceses da Igreja em Portugal, com excepção do Funchal, manifestaram a sua solidariedade com os madeirenses, nomeadamente, “com os seus colegas capelães e assistentes espirituais, neste momento particularmente difícil da sua missão no seio das instituições de saúde do arquipélago atingido pelo desastre”, manifesta um comunicado.

“Sabemos quanto o sofrimento das pessoas nestas situações exige dos agentes de assistência espiritual e religiosa hospitalar, interlocutores das interrogações últimas suscitadas pela tragédia”.

Os capelães e assistentes espirituais indicam que acontecimentos semelhantes ao que aconteceu na Ilha da Madeira mostram a “absoluta necessidade da existência de serviços de assistência espiritual e religiosa nos hospitais, lugares em que desemboca o drama da fragilidade humana, quando a Natureza se manifesta violentamente”.

A Ilha da Madeira foi assolada por chuvas no passado fim-de-semana que causaram prejuízos que ascendem a mais de mil milhões de euros e, até ao momento, 41 vítimas mortais confirmadas.

(Fonte: site Radio Vaticana)

Angelus

Comentário ao Evangelho de Domingo feito por:

Anastásio do Sinai (?-depois de 700), monge
Homilia sobre a Transfiguração

«Moisés e Elias [...] falavam da sua morte, que ia acontecer em Jerusalém»

Neste dia apareceu misteriosamente no Monte Tabor a condição da vida futura e do Reino da alegria. Neste dia, os mensageiros da Antiga e da Nova Aliança reuniram-se de forma extraordinária em torno de Deus na montanha, portadores de um mistério cheio de paradoxo. Neste dia, desenha-se no Monte Tabor o mistério da Cruz que, pela morte, dá a vida: assim como Cristo foi crucificado entre dois homens no Monte Calvário, assim também Se apresentou na majestade divina entre Moisés e Elias. E a festa de hoje mostra-nos este outro Sinai, montanha ó quão mais preciosa que o Sinai, pelas suas maravilhas e os seus eventos, que ultrapassa, pela teofania que nela se deu, as visões divinas figuradas e obscuras. [...]

Rejubila, ó Criador de todas as coisas, Cristo Rei, Filho de Deus resplandecente de luz, que transfiguraste à Tua imagem toda a criação e de forma misteriosa a recriaste. [...] E rejubila, ó imagem do Reino celeste, santíssimo Monte Tabor, que ultrapassas em beleza todas as montanhas! Monte Gólgota e Monte das Oliveiras, cantai juntos um hino e rejubilai; cantai a Cristo a uma só voz no Monte Tabor e celebrai-O juntos!

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho de Domingo dia 28 de Fevereiro de 2010


São Lucas 9,28-36

Uns oito dias depois destas palavras, levando consigo Pedro, João e Tiago, Jesus subiu ao monte para orar.
Enquanto orava, o aspecto do seu rosto modificou-se, e as suas vestes tornaram-se de uma brancura fulgurante.
E dois homens conversavam com Ele: Moisés e Elias,
os quais, aparecendo rodeados de glória, falavam da sua morte, que ia acontecer em Jerusalém.
Pedro e os companheiros estavam a cair de sono; mas, despertando, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com Ele.
Quando eles iam separar-se de Jesus, Pedro disse-lhe: «Mestre, é bom estarmos aqui. Façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias.» Não sabia o que estava a dizer.
Enquanto dizia isto, surgiu uma nuvem que os cobriu e, quando entraram na nuvem, ficaram atemorizados.
E da nuvem veio uma voz que disse: «Este é o meu Filho predilecto. Escutai-o.»
Quando a voz se fez ouvir, Jesus ficou só. Os discípulos guardaram silêncio e, naqueles dias, nada contaram a ninguém do que tinham visto.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Missa de sufrágio pelas vitimas da Madeira vai ter presença da imagem da Imaculada Conceição

Em 1854 o Papa Pio IX proclamou o Dogma da Imaculada Conceição. Cinquenta anos depois, para comemorar o festivo jubileu, o Bispo do Funchal de então, D. Manuel Agostinho Barreto saiu em procissão da Sé do Funchal até ao Largo da Fonte, no Monte, onde foi celebrada uma eucaristia campal. Corria o ano de 1904.

Nessa data, nasceu a ideia de perpetuar o jubileu do Dogma através da construção de uma capela sob a invocação da Imaculada Conceição. Foi nomeada uma comissão e, dois anos depois, foi benzida a Capela das Babosas.

O comendador João Gomes, vice-presidente da comissão, ofereceu o terreno para a edificação da capela, assim como a Imagem de Nossa Senhora da Conceição (cf. Elucidário Madeirense).

Esta imagem uma das únicas peças salvas que sobrou da completa destruição da Capela, no passado dia 20 de Fevereiro, quando um temporal assolou o Funchal.

Actualmente, a imagem de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal, encontra-se na Igreja do Monte.

A imagem da Nossa Senhora da Conceição vai estar presente na Sé do Funchal durante a eucaristia em sufrágio de todas as vítimas do temporal, assim como a cruz completamente contorcida pela violência das águas. A diocese afirma serem “sinais de esperança”.

(Fonte: site Agência Ecclesia, foto da Capela das Babosas antes da sua total destruição e a miraculosa preservação da imagem de Nossa Senhora da Conceição após o recente aluvião na Madeira)

Cartaz oficial da visita do Papa a Portugal em Maio

S. Josemaría nesta data em 1975

Encontra-se em Espanha, a caminho de Roma, depois da sua última viagem à América. Virá a falecer em Junho. “Durante os últimos tempos de vida repetia com mais intensidade uma jaculatória que esteve sempre nos seus lábios: Vultum tuum requiram, Domine!, Senhor, só quero ver o teu rosto! Dizia também muitas vezes: omnia in bonum!, tudo é para bem, tudo o que acontece deve levar-nos a Deus. Foi com estas disposições que a morte o surpreendeu”, comenta D. Javier Echevarría, em “Lembrando o Beato Josemaría”.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Batalha pró-vida continuará no Tribunal Europeu de Direitos Humanos

Defensores da vida afirmam que não pararão até que a nova lei do aborto seja revogada

O Centro Jurídico Tomás Moro anunciou que em dez dias teria um relatório completo preparado sobre a nova lei do aborto, que servirá para fundamentar "os eventuais recursos ante o Tribunal Constitucional e ante o Tribunal Europeu de Direitos Humanos" e obter a derrogação desta norma.

"O povo espanhol não se resignará a que a história o julgue igual ao povo alemão que permitiu o genocídio nazi: nós não calaremos, e nossa voz seguir-se-á escutando sem considerar as ameaças, e sem temor às consequências", afirmou o centro jurídico.
Indicou que o relatório que prepara "ficará à disposição de todos os grupos" que defendem os não nascidos. Desta maneira, a organização uniu-se a outros grupos pró-vida contrários à aprovação definitiva por parte do Senado da nova lei do aborto.

Por sua parte, o presidente do Foro Espanhol da Família, Benigno Blanco, também criticou os parlamentares por terem aprovado uma lei que vai contra "o sentir maioritário da sociedade espanhola", que pede proteger o não nascido e ajudar as mulheres grávidas.

A norma, advertiu, "fica ao lado dos interesses das clínicas abortistas e para ajudar o seu negócio estabelece o aborto livre na prática até a semana 22 da gravidez e dá cobertura legal ao aborto por razões eugénicas e eutanásicas sem limite de prazo algum".

Do mesmo modo, a Federação Espanhola de Associações Pró-vida afirmou que "longe de nos desanimarmos", a actual situação "nos urge a actuar com mais força, carinho e dedicação pelos não nascidos e suas mães e por tantas pessoas que precisam curar-se das feridas do aborto".

"Esta luta não foi inútil e estamos seguros que muitos mais se unirão à defesa da vida humana e sua dignidade, porque há muita gente boa em nossa querida e maltratada Espanha", expressou.

Por outro lado, o Centro Jurídico Tomás Moro indicou que também preparará "protocolos específicos contra a chamada violência de género na mulher grávida", porque a aprovação desta lei, além de trazer mais assassinatos de não nascidos, ocasionará uma maior violência contra a mulher.

"Os dados estatísticos demonstram que a mulher grávida é extremamente vulnerável a qualquer tipo de violência, seja ela física ou psíquica. Neste sentido, a experiência leva a afirmar que um número significativo de mulheres que abortam o fazem pela violência exercida pelos seus conjugues, e sua decisão fundamenta-se no temor das represálias", advertiu.

(Fonte:’Acidigital’ com edição de JPR)

Bons exemplos a copiar, ou será utopia? Excelente praxis, é-o indubitavelmente!

Minorias criativas no Sudeste da Europa


“Direitos e deveres das minorias católicas nos países do Sudeste da Europa”: este é o fio condutor que guiará o 10º Encontro dos Presidentes das Conferências Episcopais do Sudeste da Europa. O evento realiza-se-á de 25 a 28 de Fevereiro em Chişinău, capital da República Moldava, onde os católicos representam cerca 1% da população. Serão nove as Conferências episcopais representadas: Albânia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Chipre, Grécia, Moldávia, Roménia, a Conferência Episcopal Internacional S. Cirillo e S. Metódio e a Turquia.

Os participantes no encontro visitarão de facto as realidades eclesiais que contribuem ao bem comum da sociedade moldava: como um centro social pastoral que administra um refeitório para os menos favorecidos; uma escola maternal e uma casa de acolhimento para estudantes universitários; e enfim uma estrutura destinada aos jovens de rua que iniciaram um caminho de fé e às vítimas do tráfico de pessoas.

“Ser Igreja de minoria não significa não ter os mesmos direitos, não ter os mesmos deveres de qualquer outra religião em uma nação. A Igreja católica defende isso, quando é minoria, mas também quando é maioria, porque é um direito fundamental. Muitas vezes, ser uma minoria é sinónimo de pouca relevância, opressão, ou poucas possibilidades humanas e materiais, indiferença, e as vezes também direitos espezinhados. Em alguns casos é verdade há muito o que fazer para que a Igreja católica possa gozar dos mesmo direitos das demais instituições religiosas dominantes do país. Todavia é esse o objectivo do nosso encontro, as nossas Igrejas de minoria, em muitos países do Sudeste da Europa podem, devem, e já o fazem – como se poderá ver durante o encontro com o apreço do público – contribuir para o bem de toda a nação”.

(Fonte: H2O News com edição de JPR)

Não é verdade que o divórcio seja a única solução (vídeo em espanhol)

Sarah Chang: Mendelssohn Violin Concerto in E minor Mvt.3

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

Santo Isaac o Sírio (séc. VII), monge em Nínive, perto de Mossoul, no actual Iraque
Discursos ascéticos, 2ª série, 38,5 et 39,3 (a partir da trad. Alfeyev, Bellefontaine 2001, p. 46)

«Ele faz com que o Sol se levante sobre os bons e os maus»

No Criador, não há mudança, não há intenções anteriores ou posteriores; na Sua natureza, não há ódio nem ressentimentos, não há lugar maior ou menor no Seu amor, nem antes nem depois no Seu conhecimento. Pois, se todos crêem que a criação começou a existir como consequência da bondade e do amor do Criador, nós sabemos que esta primeira motivação não diminui nem se altera no Criador em consequência do curso desordenado da Sua criação.

Seria profundamente odioso e perfeitamente blasfemo supor que há em Deus ódio e ressentimento - sequer para com os próprios demónios -, ou imaginar Nele alguma fraqueza ou paixão. [...] Muito pelo contrário, Deus age sempre connosco pelos caminhos que sabe serem para nossa vantagem, quer estes sejam para nós causa de sofrimento ou de consolo, de alegria ou de tristeza, quer sejam insignificantes ou gloriosos. Todos eles são orientados para os mesmos bens eternos.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 27 de Fevereiro de 2010

São S. Mateus 5,43-48

«Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem.
Fazendo assim, tornar-vos-eis filhos do vosso Pai que está no Céu, pois Ele faz com que o Sol se levante sobre os bons e os maus e faz cair a chuva sobre os justos e os pecadores.
Porque, se amais os que vos amam, que recompensa haveis de ter? Não fazem já isso os cobradores de impostos?
E, se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não o fazem também os pagãos?
Portanto, sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai celeste.»

(Fonte: Evangelho Quotidiano)