Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Polémica em lume "Vivo"

Ao proibir a Portugal Telecom de vender a sua participação na empresa de telecomunicações brasileira Vivo, o governo errou.

Desde logo, porque se a Telefonica espanhola oferece 7 mil milhões de euros por um activo de 5 mil milhões, o governo, ao impedir o negócio, está a prejudicar os accionistas da PT, que iriam realizar mais valias significativas, tão importantes em tempo de crise, quer para os grandes accionistas, quer para os pequenos investidores.

Depois, porque a entrada em Portugal de tanto dinheiro, de tão significativo volume de recursos financeiros, viria estimular a actividade económica nacional, permitiria novos investimentos e melhoraria as tão faladas condições de obtenção de crédito do país nos mercados financeiros internacionais.

Por último porque a alternativa que se perfila no horizonte é a ameaça de uma possível Operação Pública de Aquisição da Telefonica sobre a PT e, nesse caso, o dinheiro já não virá para Portugal para a PT, mas sim directamente para os detentores das acções, parte significativa dos quais são estrangeiros.

Ao vetar o negócio, o governo evita que os investidores ganhem dinheiro, que entrem capitais no país, em nome de um suposto interesse nacional.

Mas não é disso que se trata. É antes o interesse em manter um sector empresarial do Estado colossal, opaco, onde o poder dos partidos é absoluto e permite todo o tipo de negócios.

Paulo Morais

(Fonte: site Rádio Renascença)

Crise económica e recursos do planeta


Estes tempos de crise económica são um apelo à conversão e a viver em plenitude a solidariedade e o cuidado com a natureza. Esta é uma recomendação do Arcebispo de Barcelona, Cardeal Lluís Martínez Sistach.

Passados dois anos da publicação da última Encíclica do Papa, Caritas in Veritate, torna-se ainda mais actual o apelo da Igreja ao respeitar dos recursos naturais, realça o Cardeal.

“Se a prática do jejum nos convida à sobriedade, a prática da esmola é um chamamento a viver a solidariedade. Esta virtude humana e cristã é sempre necessária, porém é especialmente urgente nestes tempos de grande crise económica”.

“A crise actual não somente nos pede uma conversão pessoal, mas também é preciso garantir mudanças institucionais para favorecer relações mais justas e equitativas para com os mais necessitados de nossa sociedade e do nosso mundo”.

“A Doutrina Social da Igreja oferece critérios que convém tê-los presentes e segui-los para valorizar como devido o nosso universo. A programação do desenvolvimento económico tem que considerar muito seriamente a necessidade de respeitar a integridade e os ritmos da natureza, porque os recursos são limitados e alguns não são renováveis”.

“É certo que para lutar contra fome é preciso defender a terra. Hoje podemos afirmar que existe unanimidade na consciência de que estamos fazendo um mau uso dos recursos do planeta, o que afecta gravemente o equilíbrio e a estabilidade do ecossistema global e do clima, se continuar assim estamos minando os fundamentos de nossa própria casa com todos nós dentro dela”.

(Fonte: H2O News com adaptação de JPR)

O "pregador" Dominical

Não há dúvida nenhuma que Marcelo Rebelo de Sousa com a insistência que coloca no seu catolicismo, principalmente quando toma posições contrárias às da Igreja, é, por muitos, considerado o “pregador” Dominical de maior audiência e de entre todos o que faz “sermões” mais longos.

No Domingo passado, ao que me garantem, deu a entender que o artigo do L’ Ossevartore Romano sobre Saramago era da autoria do director desse jornal e afirmou com todas as letras que o mesmo era violentíssimo. Concluiu, justificando a sua discordância, enquanto católico, em relação ao mesmo, asseverando que Deus era muito mais misericordioso que o director do referido órgão de comunicação.

Ora convirá esclarecer algumas coisas não vão os fiéis do professor ser induzidos em erro. Em primeiro lugar o artigo não é do director, Giovanni Maria Vian, mas sim de Claudio Toscani; em segundo lugar trata-se de uma crítica literária, equilibrada e fundamentada, e não de um texto violento e muito menos violentíssimo – quando, por exemplo, o crítico chama irreverências (ainda para mais com as conotações positivas que esta expressão adquiriu nos dias de hoje) às blasfémias sacrílegas de Saramago só podemos concluir que a sua “moderação” de tão excessiva peca por defeito. Violentíssimos são muitos dos textos do escritor falecido. Enfim, o “pregador” que adora lisonjear as audiências violenta o texto do crítico para ficar de bem com a esquerda ateia e marxista; Em terceiro lugar, pode não se concordar com a análise crítica de C. Toscani, mas então argumente-se e não se invoque a Misericórdia de Deus. É claro que Deus é muito mais Misericordioso do que o director do jornal da Santa Sé, infinitamente mais Misericordioso do que qualquer um de nós e, sobretudo, mais Misericordioso do que José Saramago. Acontece, porém, que também é infinitamente Justo e, sobretudo, infinitamente mais justo que o irmão Marcelo.

Como católicos sempre rezámos pela conversão de Saramago agora que ele partiu continuemos a rezar por sua alma e deixemos que os mortos sepultem os seus mortos (cf. Mateus 8, 21).

Nuno Serras Pereira
01. 07. 2010
http://jesus-logos.blogspot.com/2010/07/o-pregador-dominical.html

Nota de JPR: subscrevo na integra este texto que corresponde exactamente ao que senti, percepcionei e valorei ao ouvir o referido 'pregador', duvido mesmo que este tenha lido o artigo do 'L'Osservatore Romano'. Obrigado!

Dia Europeu da Ópera em Pamplona. CORO "PREMIER ENSEMBLE" de AGAO (a não perder)

Papa nomeia novo Presidente para a Pontifícia Academia da Vida

Hoje (30 de Junho) foi tornado público que o Santo Padre nomeou como Presidente para a Pontifícia Academia para a Vida o Mons. Ignacio Carrasco de Paula.

Nasceu em Barcelona a 25 de Outubro de 1937. Doutorou-se em Medicina, na especialidade de Cirurgia, em 1962. Nesse mesmo ano, obteve o Doutoramento em Filosofia.

Em 1966, foi ordenado sacerdote para a Prelatura da Santa Cruz e Opus Dei, e exerceu vários cargos apostólicos.

Foi reitor do então Centro Académico Romano da Santa Cruz durante dez anos (1984-1994), que, mais tarde seria elevado a Pontifícia Universidade da Santa Cruz. Nessa Universidade foi Director do Departamento de Teologia Moral (1994-2002).

Até agora, era Chanceler da Pontifícia Academia para a Vida. Com a nomeação de Mons. Rino Fisichella como novo responsável máximo do novo Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, o Mons. Carrasco de Paula sucede-lhe como Presidente na Academia para a Vida.

Publicada por JP em 6/30/2010 em ‘Ubi Caritas’ AQUI

S. Josemaría nesta data em 1974

Durante um encontro na residência universitária Alameda, em Santiago do Chile, perguntaram-lhe como se inflama a alma, para amar a Jesus Cristo: “Inflama-se, quando cuidas, bem recolhida, a oração; e quando o recebes na Comunhão, e repetes na tua acção de graças: eu sei que és Tu, eu creio com toda a minha alma; sei que Tu estás real, verdadeira e substancialmente, oculto sob as espécies sacramentais, com o teu Corpo, o teu Sangue, a tua Alma e a tua Divindade. E vai passando o tempo, e depois contas-lhe o que amas, porque Ele ouve-te e escuta-te”.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

O Tribunal Europeu sentenciou que negar “matrimónio” homossexual não viola direitos

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos com sede em Estrasburgo sentenciou que os países da UE que não permitam o matrimónio de pessoas do mesmo sexo não estão violando os direitos destes cidadãos.

Numa sentença a favor da Áustria, adoptada com quatro votos a favor e três contra, o Tribunal pronunciou-se sobre o recurso apresentado por dois austríacos, Horst Michael Schalk e Johann Franz Kopf, aos quais as autoridades negaram a permissão para contrair matrimónio no ano 2002. A Áustria aprovou entretanto o casamento homossexual desde o do dia 1 de Janeiro de 2010, oito anos depois do processo apresentado pelos dois cidadãos do sexo masculino.

Os cidadãos alegaram que tinha sido violado seu direito a contrair matrimónio, segundo a Convenção Europeia dos Direitos Humanos. Entretanto, este tratado de 1950 só garante como direito fundamental o matrimónio entre um homem e uma mulher.

O Tribunal aceitou as razões apresentadas pela Áustria e especificou que os Estados não estão obrigados, com base referida Convenção, a conceder o acesso ao matrimónio aos cidadãos do mesmo sexo.

(Fonte: ‘ACI Digital’ com adaptação de JPR)

Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo

Em 1848, o Papa Pio IX foi expulso de Roma pelas forças revolucionárias. No ano seguinte, os exércitos franceses permitiram-lhe voltar à Cidade Eterna, após um ataque que durou de 28 de Julho a 1 de Julho. Invocando e dando graças pelo sangue derramado por Jesus por amor aos homens de todos os tempos, o Sumo Pontífice criou esta festa, situando-a no dia em que lhe foi possível voltar a Roma. S. Pio X alargou a festa à Igreja Universal. Nos nossos dias é celebrada solenemente em algumas congregações religiosas.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

Tema para reflexão - Médico Divino

Jesus cura a doença física, mas ao mesmo tempo liberta do pecado. Revela-Se desta forma com o Messias anunciado pelos Profetas, que tomou sobre si as nossas enfermidades e assumiu os nossos pecados (cfr. Is 53,3-12) para nos libertar de toda a doença espiritual e material.

(JOÃO PAULO II, Homília no estádio de Maracanã, Rio de Janeiro, 1980.07.02) (citado por AMA)

Publicada por ontiano em NUNC COEPI - http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

Isaac de l'Étoile (?-c. 1171), monge cisterciense
Homilia 11 (a partir da trad. breviário; cf Orval)

«Quem pode perdoar os pecados se não só Deus?» (Mc 2, 7)

Há duas coisas que pertencem apenas a Deus: a honra de receber a confissão e o poder de perdoar. Devemos confessar-nos a Ele e esperar d'Ele o perdão. Com efeito, perdoar os pecados pertence unicamente a Deus; por isso é apenas a Ele que devemos confessá-los. Mas o Todo-Poderoso, o Altíssimo, tendo tomado uma esposa fraca e insignificante, fez dela uma rainha. E colocou-a a Seu lado, ela que estava a Seus pés; pois foi do Seu lado que ela saiu e foi por aí que Ele a desposou (Gn 2, 22; Jo 19, 34). E, tal como tudo o que pertence ao Pai é do Filho e tudo o que é do Filho é do Pai pela unidade da Sua natureza (Jo 17, 10), assim também o esposo deu todos os Seus bens à esposa e tomou sobre Si tudo o que pertence à esposa, que uniu a Si mesmo e também a Seu Pai. [...]

É por isso que o Esposo, que é uno com o Pai e com a esposa, lhe retirou tudo o que nela havia de estranho, fixando-o na cruz em que carregou os pecados dela, pregando-os ao madeiro e destruindo-os pelo madeiro. Ele assumiu o que era natural e próprio da esposa; e deu à esposa o que era divino e próprio d'Ele. [...] Ele partilha assim a fraqueza da esposa e os seus gemidos, e tudo é comum ao Esposo e à esposa: a honra de receber a confissão e o poder de perdoar. Tal é a razão desta frase: «Vai mostrar-te ao sacerdote» (Mc 1, 44).

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 1 de Julho de 2010

São Mateus 9,1-8

1 Subindo para uma pequena barca, tornou a passar o lago, e voltou para a Sua cidade.2 Eis que Lhe apresentaram um paralítico que jazia no leito. Vendo Jesus a fé que eles tinham, disse ao paralítico: «Filho, tem confiança, são-te perdoados os teus pecados».3 Então, alguns dos escribas disseram para consigo: «Este blasfema».4 Tendo Jesus visto os seus pensamentos, disse: «Porque pensais mal nos vossos corações?5 Que coisa é mais fácil de dizer: “São-te perdoados os teus pecados”, ou dizer: “Levanta-te e caminha”?6 Pois, para que saibais que o Filho do Homem tem poder sobre a terra de perdoar pecados» , disse então ao paralítico: «Levanta-te, toma o teu leito e vai para a tua casa».7 E ele levantou-se, e foi para sua casa.8 Vendo isto, as multidões ficaram possuídas de temor, e glorificaram a Deus por ter dado tal poder aos homens.