Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 27 de julho de 2010

Cantantibus hodie

Centro Regina Pacis de Amã


Oferecer às pessoas com deficiências não escolarizadas um percurso educativo, de socialização, aprendizagem e reabilitação física. Mas também um lugar de integração e diálogo entre culturas diferentes que vivem juntos em harmonia. Isso acontece no centro Regina Pacis, em Amã, na Jordânia, onde os cristãos e muçulmanos trabalham juntos para ajudar as crianças com deficiência.

Para os maiores de 14 anos, o centro põe a disposição espaços onde são ensinados trabalhos manuais. Mosaicos, objectos em cerâmica. Tudo rigorosamente feito a mão e depois colocados à venda. Uma missão, a do centro, que visa sensibilizar a sociedade da Jordânia, a fim de alcançar a plena aceitação das pessoas com deficiência. No dia 8 de Maio de 2009, o Papa Bento XVI visitou a instalação durante a sua visita à Terra Santa. Uma recordação ainda viva e que encoraja as pessoas que ali trabalham.

“O Centro Nossa Senhora da Paz, em Amã tem várias secções, incluindo um para a educação e formação. Essas secções se ocupam de crianças com problemas mentais, entre 6 e 14 anos. As crianças são divididas em quatro classes, onde elas são educadas e reabilitadas, para poderem ser inseridas na sociedade local e melhorar a sua vida diária. Outro serviço nesta secção é a intervenção precoce em crianças com autismo e em casos difíceis. Oferecemos também terapia e fisioterapia para crianças com deficiências físicas acolhidas no centro e também utilizamos a terapia aquática”.

“Para nós, a visita teve um grande significado que nos encoraja para melhorar e continuar o nosso trabalho para ajudar a esta parte carente da sociedade”.

(Fonte: H2O News com adaptação de JPR)

Terço – Mistérios Dolorosos

S. Josemaría nesta data em 1974


Em Lima, durante um encontro, Carmina, de sete anos, conta-lhe: “O meu papá está no Céu. Gostava que me falasse um pouco do Céu”. São Josemaría responde-lhe: “Gosto muito que me perguntes pelo Céu, onde se ama muito a Nosso Senhor e se é feliz. No céu, o papá, neste momento está muito contente e abençoa-te: o Padre abençoa-te em nome do teu papá, e o Senhor também”.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Adoro-Te Senhor

Nova edição portuguesa de “Amigos de Deus”

Acaba de ser publicada a 4ª edição de Amigos de Deus, em língua portuguesa, em Portugal (Junho de 2010). Esta 4ª edição foi revista a partir da 3ª edição portuguesa, de há muito esgotada, bem como de sete homilias, publicadas em separado, por ocasião do centenário do nascimento do Autor, entre 2001 e 2002.

O formato de livro de bolso (13,5x9,5 cm), e o papel bíblia em que está impresso, fazem deste livrinho um óptimo companheiro de viagem quer para as férias quer para os que têm de aproveitar os poucos momentos livres de que dispõem, num transporte público ou numa qualquer sala de espera.

O título do livro favorece a compreensão do fio condutor dos textos: ajudar o leitor a tornar-se amigo de Deus, a percorrer o caminho que nos cabe viver neste mundo, trabalhando, aproveitando “o tesouro do tempo” que nos é outorgado, “rumo à santidade”, através da vivência das virtudes humanas e das virtudes cristãs (humildade, desprendimento, a prudência…), com especial relevo dado às virtudes teologais – fé, esperança e caridade -. A vida de oração é outro dos temas que se enquadra neste itinerário, bem como o apostolado, “para que todos se salvem”. Com a ajuda de Maria, percorreremos o caminho que nos conduzirá à intimidade plena com Deus.

Para terminar esta breve nota, transcrevem-se umas palavras de D. Álvaro del Portillo, retiradas da ‘Apresentação’: "Juntamente com a simplicidade, ressalta nestes escritos um contraponto constante de amor apaixonado, transbordante. O caminho para a santidade que nos propõe Mons. Escrivá está inserido num profundo respeito pela liberdade. O fundador do Opus Dei deleita-se com as palavras de Santo Agostinho, que diz que Deus "julgou que seriam melhores os seus servidores se livremente o servissem".

Josemaria Escrivá, Amigos de Deus, 4ª ed. revista, Lisboa, Diel, 2010

Tema para breve reflexão - Amar a Deus

A alma que ama a Deus deveras, não deixa por preguiça de fazer o que possa para encontrar o Filho de Deus, Seu Amado. E depois de fazer tudo quanto pode, não fica satisfeita, pois pensa que nada fez.

(S. JOÃO DA CRUZ, Cântico Espíritual, 3, 1, trad. do castelhano por AMA)

Publicada por ontiano em NUNC COEPI - http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

Bem-aventurada Teresa de Calcutá (1910-1997), fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade
A Simple Path (a partir da trad. Un chemin simple, Plon, Mame 1995, p. 69)

«A boa semente são os filhos do Reino»

Não existem dois mundos, o mundo físico e o mundo espiritual; há apenas um: o Reino de Deus, «na Terra como no céu» (Mt 6, 10).

Muitas pessoas dizem: «Pai Nosso que estais no céu», e pensam que Deus está lá em cima, o que reforça a ideia de uma separação entre os dois mundos. Os ocidentais gostam de distinguir a matéria do espírito. Mas a verdade é só uma, e o mesmo acontece com a realidade. Desde o momento em que admitimos a incarnação de Deus, que para os cristãos se realiza na pessoa de Jesus Cristo, começamos a levar as coisas a sério.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 27 de Julho de 2010

São Mateus 13,36-43

36 Então, despedido o povo, foi para casa, e chegaram-se a Ele os Seus discípulos, dizendo: «Explica-nos a parábola do joio no campo».37 Ele respondeu: «O que semeia a boa semente é o Filho do Homem.38 O campo é o mundo. A boa semente são os filhos do reino. O joio são os filhos do Maligno.39 O inimigo que o semeou é o demónio. O tempo da ceifa é o fim do mundo. Os ceifeiros são os anjos.40 De maneira que, assim como é colhido o joio e queimado no fogo, assim acontecerá no fim do mundo.41 O Filho do Homem enviará os Seus anjos e tirarão do Seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade,42 e lançá-los-ão na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes.43 Então resplandecerão os justos como o sol no reino de seu Pai. O que tem, ouvidos para ouvir, oiça.