Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Mozart : Piano Concerto No 3 in D KV 40

Papa e Igreja italiana lamentam morte de Francesco Cossiga

A Conferência Episcopal da Itália (CEI) manifestou o seu pesar pela morte do antigo presidente italiano Francesco Cossiga, falecido esta Terça-feira, aos 82 anos de idade.

O Cardeal Angelo Bagnasco, presidente da CEI, assinala o “profundo sentido de Estado” e a “intensa experiência de fé” de Cossiga.

O antigo chefe de Estado de Itália morreu no hospital de Gemelli, Roma, onde estava internado há uma semana devido a problemas cardíacos e respiratórios.

Francesco Cossiga, afirma o episcopado italiano, serviu o país “em momentos particularmente delicados, sempre consciente das suas próprias responsabilidades e atento à prossecução do bem comum”.

Cossiga foi primeiro-ministro em 1979 e, em 1985, foi eleito presidente de Itália, tendo renunciado ao cargo em Abril de 1992, três meses antes do final do mandato.

Bento XVI foi informado imediatamente da notícia da morte e, segundo a Rádio Vaticano, recolheu-se em oração.

Há poucos dias, o Papa tinha enviado o arcebispo Rino Fisichella em visita a Cossiga, em seu nome, para saber do estado de saúde do ex-presidente.

(Fonte: site Agência Ecclesia)

Vaticano promove encontro mundial de imprensa católica

Iniciativa vai decorrer entre 4 e 7 de Outubro

O Conselho Pontifício das Comunicações Sociais, do Vaticano, promove de 4 a 7 de Outubro um encontro mundial de imprensa católica, no qual se debaterá, entre outros, o modo de cobrir noticiosamente as controvérsias sobre a Igreja.

A iniciativa procura alargar a discussão aos novos meios de comunicação e via dedicar cada dia de trabalho a um tema específico.

O painel do primeiro dia e os trabalhos em grupos tratam dos desafios e oportunidades para a imprensa católica, nos dias de hoje.

A 5 de Outubro, depois de analisar o contributo dos media católicos ao debate público, os participantes abordam o tema “Comunhão eclesial e controvérsias. Liberdade de expressão e a verdade da Igreja”.

No dia 6 de Outubro debate-se a questão económica, os desafios jornalísticos, a interactividade, a linguagem e os novos meios digitais.

O último dia de trabalhos será dedicado à publicação de resultados e conclusões.

Programa provisório e inscrições no site do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais
(Fonte: site Agência Ecclesia)

S. Josemaría nesta data em 1974

Está na Venezuela desde o dia 15 de Agosto, mas continua doente por causa do mal da altitude que o afectou no Equador. Durante umas semanas permanece em Altoclaro, um centro de conferências a poucos quilómetros de Caracas: “No Equador, toda a minha catequese consistiu em não falar, porque o Senhor não mo permitiu. Sofri muito pelos vossos irmãos dali, que me esperavam com tanto carinho. Aqui na Venezuela, faremos também o que Deus quiser. Desculpem que ainda não esteja bem de todo, e oxalá o Senhor permita que possamos ter essas tertúlias que dizeis”.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

AVE MARIS STELLA, Inno Gregoriano, Schola Gregoriana Mediolanensis

Os "valores" do Séc. XXI - por Quino

Site da JMJ Madrid 2011 no ‘Facebook’ dá a "volta ao mundo" em 18 idiomas, incluindo o português

O site da Jornada Mundial da Juventude Madrid 2011, presente na rede social Facebook, está disponível agora em 18 idiomas, graças à colaboração de jovens dispostos a dar informação sobre o evento em suas línguas nativas, incluindo o português.

Os últimos idiomas acrescentados foram o vietnamita, croata, maltês e japonês; disponíveis agora junto ao inglês, espanhol, chinês, francês, entre outros.

Cristina del Campo, community manager da JMJ, explicou que o objectivo "é chegar a todos os jovens do mundo, não só aos que falam e entendem os idiomas mais estendidos".

Ela indicou que a extensão da página da JMJ a outros idiomas se deve ao interesse dos jovens de línguas minoritárias de informar aos seus congéneres em seus próprios idiomas.

Tran The Vinh é um dos administradores da página em língua vietnamita e indicou que o Vietname é uma das maiores comunidades católicas da Ásia. "Acredito que é importante ter informação sobre a JMJ em vietnamita já que isto rompe o obstáculo de que não entendam outro idioma que não seja o seu", afirmou.

Por sua parte, Viktorija contribui com a página em croata. Junto a outros três administradores informa a seus compatriotas sobre a JMJ. "Esta página é um lugar de reunião no qual os jovens croatas podem resolver as dúvidas que tenham ou reunir-se para intercambiar suas experiências", assinalou.

Mariam de Giorgio administra a versão em maltês. Para ela a JMJ será um evento inesquecível.

O caso do Japão é diferente. A administradora é uma "jovem de coração" de 44 anos, que combina seus trabalhos em casa com a administração da página. Ela animou-se a colaborar ao comprovar que não existia uma versão em japonês do site da JMJ no Facebook.

O site em português pode ser visto em: http://www.facebook.com/jornadamundialdajuventude

(Fonte: ‘ACI Digital’)

Os Museus do Vaticano dedicarão uma sala a Matisse (vídeos em espanhol e inglês)

Tema para breve reflexão - Fim último do homem

Como fim último, o homem ou procura Deus ou procura-se a si próprio. Não existe meio-termo, porque só se pode propor como fim último algo absoluto.

(Card. CARDONA, Metafísica de la opción intelectual, 2ª ed. Rialp, Madrid, 1973, nr. 103, trad AMA)


Publicada por ontiano em NUNC COEPI - http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

Rev. D. Fernando PERALES i Madueño (Terrassa, Barcelona, Espanha)

Dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus (...) Quem, pois, poderá salvar-se?

Hoje, contemplamos a reacção que suscitou entre os ouvintes o diálogo do jovem rico com Jesus: «Quem, pois, poderá salvar-se?» (Mt 19,25). As palavras do Senhor dirigidas ao jovem rico são manifestamente duras, pretendem surpreender, despertar as nossas sonolências. Não se tratam de palavras isoladas, acidentais no Evangelho: repete vinte vezes este tipo de mensagem. Devemos recordá-lo: Jesus adverte contra os obstáculos que implicam as riquezas, para entrar na vida?

E, no entanto, Jesus amou e chamou homens ricos, sem lhes exigir que abandonassem as suas responsabilidades. A riqueza em si mesma não é má, a não ser que a sua origem tenha sido adquirida de forma injusta, ou o deu destino, que se utilize de forma egoísta sem ter em conta os mais desfavorecidos, se fecha o coração aos verdadeiros valores espirituais (onde não há necessidade de Deus).

«Quem, pois, poderá salvar-se?». Jesus responde: «Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível». (Mt 19,26). Senhor, tu conheces bem as habilidades dos homens para atenuar a tua Palavra. Tenho que o dizer, Senhor ajuda-me! Converte o meu coração.

Depois do jovem rico ter ido embora, entristecido pelo seu apego às suas riquezas, Pedro tomou a palavra e disse: — Concede, Senhor, à tua Igreja, aos teus Apóstolos que sejam capazes de deixar tudo por Ti».

«Quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória?» (Mt 19,28). O Teu pensamento dirige-se para esse “dia”, até esse futuro. Tu és um homem com tendência para o fim do mundo, para a plenitude do homem. Nesse tempo, Senhor, tudo será novo, renovado, belo.

Jesus Cristo diz-nos: — Vós que deixastes tudo pelo Reino, vos sentareis com o Filho do Homem... Recebereis cem vezes mais do que tiveres deixado... E herdareis a vida eterna... (cf. Mt 19,28-29).

O futuro que Tu prometes aos teus, aos que te seguiram renunciando a todos os obstáculos... É um futuro feliz, é a abundância da vida, é a plenitude divina.

— Obrigado, Senhor. Conduz-me até esse dia!

(Fonte: Evangeli.net)

O Evangelho do dia 17 de Agosto de 2010

São Mateus 19,23-30

23 Jesus disse a Seus discípulos: «Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no Reino dos Céus.24 Digo-vos mais: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, que entrar um rico no Reino dos Céus».25 Os discípulos, ouvidas estas palavras, ficaram muito admirados, dizendo: «Quem poderá, então, salvar-se?».26 Porém, Jesus, olhando para eles, disse-lhes: «Aos homens isto é impossível, mas a Deus tudo é possível».27 Então Pedro, tomando a palavra, disse-Lhe: «Eis que abandonámos tudo e Te seguimos; qual será a nossa recompensa?».28 Jesus disse-lhes: «Em verdade vos digo que, no dia da regeneração, quando o Filho do Homem estiver sentado no trono da Sua glória, vós, que Me seguistes, também estareis sentados sobre doze tronos, e julgareis as doze tribos de Israel.29 E todo aquele que deixar a casa, ou os irmãos ou irmãs, ou o pai ou a mãe, ou os filhos, ou os campos, por causa do Meu nome, receberá cem vezes mais e possuirá a vida eterna.30 Muitos dos primeiros serão os últimos, e muitos dos últimos serão os primeiros.