Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Oh Mater dolorosa

Oh Mater dolorosa,
junto da cruz de onde o Filho pendia,
estoicamente participando no sacrifício supremo, lacrimosa
mas orando
ao Pai que tal consente.

Oh Mater dolorosa
que te traz aqui, Senhora minha?
Não sabes que Ele morreu?
Esse Filho teu
teve uma morte gloriosa
que na Cruz
nos salvou a todos
da morte mais horrorosa,
a que o pecado conduz.

Oh Mater dolorosa
como é bela a tua dor
que torna mais preciosa
a morte do Salvador.

Monte Real, 15 de Setembro de 2010

António Mexia Alves

Crianças do Reino Unido enviam perguntas ao Santo Padre (vídeos em espanhol e inglês)

Clara de Assis, "uma das santas mais amadas pelo povo cristão": Bento XVI na audiência geral


Vídeos em espanhol e inglês

A explosão de violência contra os cristãos, nomeadamente na Índia, mas não só, preocupa Bento XVI, que reza pelas vítimas e pede o respeito pela liberdade religiosa, como ele própria disse, esta manhã, na audiência geral, na Aula Paulo VI, do Vaticano:

“Sigo com preocupação os acontecimentos verificados nestes dias em várias regiões da Ásia Meridional, especialmente na Índia, no Paquistão e no Afeganistão. Rezo pelas vítimas e peço que o respeito pela liberdade religiosa e que a lógica da reconciliação e da paz prevalecem sobre o ódio e sobre a violência”.

Na sequência da série de catequeses que tem vindo a dedicar a figuras femininas que se distinguiram na Igreja, na Idade Média, Bento XVI falou desta vez de Santa Clara de Assis. Estas as palavras pronunciadas em português:


Queridos irmãos e irmãs,
Clara de Assis foi um verdadeiro clarão luminoso que brilhou na Idade Média, sendo uma das santas mais amadas pelo povo cristão. Seu profundo desejo de seguir Cristo e sua amizade fraterna e grande admiração por São Francisco de Assis a inspirou a deixar a vida aristocrática e rica da sua casa paterna para consagrar-se inteiramente a Cristo, pobre e humilde. Temos aqui um exemplo de como a amizade é um dos sentimentos humanos mais nobres e elevados, que a graça divina purifica e transfigura. Decidida a viver uma pobreza radical associada com uma confiança total na providência divina, conseguiu obter um privilégio papal para que, no seu convento de São Damião, ninguém possuísse qualquer propriedade material. Brilhou pela prática heróica da virtude da humildade, servindo a todas as irmãs com alegria, e pela sua grande fé na Eucaristia. Pela sua grande fama de santidade, foi canonizada somente dois anos após a sua morte.

A minha saudação a todos peregrinos de língua portuguesa, nomeadamente para os grupos vindos do Brasil e para os fiéis da Torreira e da diocese da Guarda, em Portugal. Que a graça de Deus, pela intercessão de Santa Clara, fortaleça a vossa vida para mostrardes a todos a felicidade que é amar Jesus Cristo. De coração, dou-vos a minha Bênção, extensiva às vossas famílias e comunidades.

(Fonte: site Radio Vaticana)

Hino

Maria, fonte de amor,
Fazei que, na vossa dor,
Convosco eu chore também.

Fazei que o meu coração
Seja todo gratidão
A Cristo, de quem sois Mãe.

Do vosso olhar vem a luz
Que me leva a ver Jesus
Na sua imensa agonia.

Convosco, ó Virgem, partilho
Das penas do vosso Filho,
Em quem minha alma confia.

Mãos postas, à vossa beira,
Saiba eu, a vida inteira,
Guiar por Vós os meus passos.

E quando a morte vier,
Eu me sinta adormecer
No calor dos vossos braços.


Oração

Senhor, que, na vossa admirável providência, quisestes que, junto do vosso Filho, elevado sobre a cruz, estivesse sua Mãe, participando nos seus sofrimentos, concedei à vossa Igreja que, associada com Maria à paixão de Cristo, mereça ter parte na sua ressurreição. Por Nosso Senhor.


Das Laudes de hoje.

(Fonte: 'Apenas oração' em http://apenasoracao.blogspot.com/2010/09/nossa-senhora-das-dores.html)

S. Josemaría sobre Nossa Senhora das Dores


Nossa Senhora das Dores. “Mais forte a mulher do que o homem, e mais fiel na hora da dor. – Maria de Magdala, e Maria Cleofas, e Salomé!
Com um grupo de mulheres valentes, como essas, bem unidas à Virgem Dolorosa, que apostolado se não faria no mundo!”
.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Tony Blair ressalta coragem intelectual do Cardeal Newman e de Bento XVI

Nas vésperas da beatificação do Cardeal John Henry Newman que será presidida pelo Papa Bento XVI na sua próxima visita ao Reino Unido que começa no dia 16 de Setembro, o Ex-Primeiro Ministro britânico Tony Blair escreve um artigo no qual salienta a "coragem intelectual" de ambos, que não temem a impopularidade por defender sempre a verdade e "oporem-se com ferocidade ao relativismo".

No texto titulado "O Papa e Newman" publicado no L'Osservatore Romano, Blair destaca que Bento XVI está "em profunda sintonia com o espírito e as ideias do Newman" cuja profundidade "nos estudos históricos o levaram a deixar o anglicanismo por Roma" e cujos escritos e ideias sempre tiveram "a verdade espiritual por cima de todos os outros valores".

Quando John Henry Newman estava ainda por ingressar na Igreja Católica de maneira formal, recorda Blair, escreveu: "ninguém além de mim pode ter uma visão tão desfavorável da situação actual dos católicos". Esta afirmação, diz o Ex-Primeiro Ministro, "não é a mais diplomática, mas isto não lhe importava, porque fazia o que lhe parecia justo embora isto fosse incómodo e impopular ao final".

"Este valor intelectual é admirável – prossegue – é algo que muitos católicos apreciam em Bento XVI. As ideias do Cardeal Newman não podem ser expressas facilmente num breve artigo. ‘Homem de consciência é quem não adquirisse nunca indulgência, bem-estar, êxito, prestígio público e aprovação à opinião pública à custa da verdade’, escrevia. É um parecer duro em um mundo no qual, em grande medida, são os meios que formam a opinião".

Embora "as diferenças entre nosso mundo e o de Newman sejam grandes, as questões sobre as que escreve não deixam de interpelar a todo católico e político", afirma Blair quem também ressalta a grande importância que conferia o Cardeal ao papado.

O ex-Primeiro Ministro se refere também à importância do Cardeal Newman na introdução do conceito do desenvolvimento, uma ideia chave dentro e fora da Igreja: "É provável que hoje não usaríamos as expressões ‘objectivos de desenvolvimento do milénio’ ou ‘desenvolvimento internacional’ se é que Newman não tivesse usado pela primeira vez esta palavra na teologia", explica.

Depois de comentar que "Newman seria um forte aliado da promoção de diversas formas de diálogo entre as religiões graças à sua teoria do desenvolvimento embora pudesse parecer o contrário", Blair recorda que o Cardeal "como o Papa Bento, opunha-se com ferocidade ao relativismo".

Blair conclui seu artigo assinalando que "ninguém poderá duvidar sobre o facto de que (o Cardeal Newman) foi e é um Doutor da Igreja. Chegará o tempo em que será declarado como tal".

(Fonte: ‘ACI Digital’ com adaptação de JPR)

Cardeal Newman - um Católico admirado pelos Anglicanos (vídeos em espanhol e inglês)

Stabat Mater de Joseph Haydn

Nossa Senhora das Dores

A festa de hoje liga-se a uma antiga tradição cristã. Contam que, na Sexta-feira da Paixão, Maria Santíssima voltou a encontrar-se com Jesus, seu filho. Foi um encontro triste e muito doloroso, pois Jesus havia sido açoitado, torturado e exposto à humilhação pública. Coroado de espinhos, Jesus arrastava até ao Calvário a pesada cruz, para aí ser crucificado. Sua Mãe, ao vê-lo tão mal tratado, com a coroa de espinhos, sofre de dor. Perdendo as forças, caiu por terra, vergada pela dor e pelo sofrimento de ver Jesus prestes a morrer suspenso na cruz. Recobrando os sentidos, reuniu todas as suas forças, acompanhou o filho e permaneceu ao pé da Cruz até o fim.

Inicialmente, esta festa foi celebrada com o título de "Nossa Senhora da Piedade" e "Compaixão de Nossa Senhora". Depois, Bento XIII (1724-1730) promulgou a festa com o título de "Nossa Senhora das Dores".

Somos convidados, hoje, a meditar os episódios mais importantes que os Evangelhos nos apresentam sobre a participação de Maria na paixão, morte e ressurreição de Jesus: a profecia do velho Simeão (Lucas 2,33ss.); a fuga para o Egipto (Mateus 2,13ss.); a perda de Jesus aos doze anos, em Jerusalém (Lucas 2,41ss.); o caminho de Jesus para o Calvário (João 19:12ss.); a crucificação (João 19,17ss.); a deposição da cruz e o sepultamento (Lucas 23,50ss.).

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Reflexão - "A obra de Deus é que acrediteis naquele que Ele enviou"

O fundamento em que nos apoiamos é a fé. Sem fé, inútil esperar conseguir
qualquer conforto espiritual... Que suporte poderia dar a Sagrada Escritura
a alguém que não acreditasse que ela é a Palavra de Deus e que essa Palavra
é verdadeira? Encontra-se nela bem pouco proveito se não se acredita que é
a Palavra de Deus ou se, mesmo admitindo-o, se pensa que ela pode conter
erros! Segundo a fé é mais ou menos forte, assim as palavras da Sagrada
Escritura farão mais ou menos bem. Esta virtude da fé, nenhum homem a pode
adquirir por si mesmo, nem a pode dar a outro... A fé é um dom gratuito de
Deus e, tal como diz S. Tiago: "Todo o bem, toda a perfeição vem-nos do
alto, do Pai das luzes" (Tg 1,17). É por isso que nós, que por muitas
razões sentimos que a nossa fé é fraca, Lhe pedimos que a fortaleça.

(Diálogo do Reconforto nas Tribulações - São Tomás Moro)

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

P. Abad Dom Josep Mª SOLER OSB Abad de Montserrat (Barcelona, Espanha)

«Uma espada traspassará tua alma»

Hoje, na festa de Nossa Senhora, a Virgem das Dores, escutamos palavras pungentes de boca do ancião Simeão: «E a ti, uma espada trespassará tua alma!» (Lc 2,35). Afirmação que, no seu contexto, não aponta unicamente à paixão de Jesus Cristo, senão que ao seu mistério, que provocará uma divisão no povo de Israel e, por conseguinte uma dor interna em Maria. Ao longo da vida pública de Jesus, Maria experimentou o sofrimento pelo fato de ver a Jesus rejeitado pelas autoridades do povoado e ameaçado de morte.

Maria, como todo discípulo de Jesus, teve de aprender a colocar as relações familiares em outro contexto. Também Ela, por causa do Evangelho, tem que deixar ao Filho (cf. Mt 19,29), e há de aprender a não valorizar a Cristo segundo a carne, ainda quando tinha nascido dela segundo a carne. Também Ela há de crucificar sua carne (cf. Ga 5,24) para poder ir se transformando a imagem de Jesus Cristo. Mas, o momento forte do sofrimento de Maria, no que Ela vive mais intensamente a cruz, é o momento da crucificação e a morte de Jesus.

Também na dor, Maria é modelo de perseverança na doutrina evangélica ao participar nos sofrimentos de Cristo com paciência (cf. Regra de São Bento, Prólogo 50). Assim tem sido perante sua vida toda e, sobre tudo, no momento do Calvário. Assim, Maria transforma-se em figura e modelo para todo cristão. Por ter estado estreitamente unida à morte de Cristo, também está unida a sua ressurreição (cf. Rm 6,5). A perseverança de Maria na dor, fazendo a vontade do Pai, lhe dá uma nova irradiação no bem da Igreja e da Humanidade. Maria nos precede no caminho da fé e do seguimento de Cristo. E o Espírito Santo nos conduz a nós a participar com Ela nessa grande aventura.

(Fonte: Evangeli.net)

O Evangelho do dia 15 de Setembro de 2010

São João 19,25-27

25 Estavam, de pé, junto à cruz de Jesus, Sua mãe, a irmã de Sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena.26 Jesus, vendo Sua mãe e, junto dela, o discípulo que amava, disse a Sua mãe: «Mulher, eis o teu filho».27 Depois disse ao discípulo: «Eis a tua mãe». E, desde aquela hora, o discípulo recebeu-a na sua casa.