Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 22 de janeiro de 2011

Boa noite!

Ninguém é feliz na Terra enquanto não se decidir a não o ser. Este é o caminho: dor, que em cristão se diz Cruz, Vontade de Deus, Amor; felicidade agora e depois – eternamente!

(São Josemaría Escrivá - Sulco, 52)

«Servite Domino in laetitia!» Hei-de servir a Deus com alegria! Uma alegria que há-de ser consequência da minha Fé, da minha Esperança e do meu Amor...; que há-de durar sempre, porque, como nos assegura o Apóstolo, "Dominus prope est!", o Senhor segue-me de perto. Hei-de caminhar com Ele, portanto, bem seguro, já que o Senhor é meu Pai...; e com a sua ajuda hei-de cumprir a sua amável Vontade, ainda que me custe.

(São Josemaría Escrivá - Sulco, 53)

Um conselho, que vos tenho repetido teimosamente: estai alegres, sempre alegres! Que estejam tristes os que não se consideram filhos de Deus!

(São Josemaría Escrivá - Sulco, 54)

José Mourinho: Deus e a carreira de sucesso

Melhor treinador de futebol do mundo fala da sua fé, da Bíblia que lê antes dos jogos e da «missão» que lhe sente ter sido destinada

José Mourinho acredita que Deus também faz parte da sua carreira de sucesso e, rejeitando superstições, gosta de ler algumas páginas da Bíblia antes dos jogos não para “Lhe pedir” ajuda, mas porque “acredita que Ele está”.

“Quando leio a Bíblia não estou propriamente a pedir-Lhe para que me ajude. Eu não peço para que me ajude num jogo. Mas penso que se eu for um bom homem, um bom pai, um bom marido, um bom amigo, se tiver uma vida social compatível com aquilo que são os Seus ideais, penso que tenho mais possibilidade de... É uma coisa que me alimenta na fé”, refere o treinador da equipa de futebol profissional do Real Madrid.

Haydn Cello Concerto in C Major (último movimento)

Keynes ainda dá golpes - Desastres de uma presumível revolução (LOR)

Num ensaio do economista americano Hunter Lewis (Where Keynes went wrong) estão descritos os erros doutrinais e os desastres práticos da chamada revolução keynesiana. De Keynes, assim como de Garibaldi, não se deve falar mal. Faremos um esforço. Mas somos obrigados a chamar em causa o economista inglês porque as políticas económicas actualmente aplicadas nos Estados Unidos, e em parte na Europa, parecem inspirar-se exactamente nas suas doutrinas.

Em síntese, e com a necessária simplificação, Keynes ensinava que para enfrentar um período de crise económica, prescindindo das suas origens, era necessário sustentar a procura a qualquer custo, penalizando por conseguinte o hábito à poupança. Consequentemente, o estudioso propunha que se fizesse o que se faz hoje, sobretudo nos Estados Unidos: promover o consumo individual e pagar a prestações, aumentar a despesa pública, salvar as empresas em dificuldade para manter o trabalho e, portanto, a procura. E, naturalmente, emitir papel moeda e aumentar os impostos.

Estamos a descobrir que a política económica que vimos adoptada nos últimos anos tem um nome: é a famosa doutrina keynesiana. Uma doutrina que continua a ser seguida nos Estados Unidos, onde hoje se está a nacionalizar a excessiva dívida particular com a finalidade de reactivar o consumo. A chamada nacionalização acontece sobretudo quando se salvam os bancos que tinham concedido demasiado crédito, sem garantias adequadas. O financiamento para o resgate ocorre através da emissão de moeda.

Boa Tarde!

Clique em "Boa Tarde!" e acederá directamente ao blogue NUNC COEPI e ao texto. Obrigado!

Franz Joseph Haydn - Orlando Paladino (1782)

Comentário ao Evangelho de Domingo feito por:

São João Crisóstomo (c. 345-407), presbítero em Antioquia e em seguida Bispo de Constantinopla, Doutor da Igreja
Homilias sobre o Evangelho de Mateus, n°14, 2

«Vinde Comigo e Eu farei de vós pescadores de homens»

O Evangelho de Domingo dia 23 de Janeiro de 2011

Evangelho segundo S. Mateus 4,12-23

12 Tendo Jesus ouvido dizer que João fora preso, retirou-Se para a Galileia. 13 Depois, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, situada junto do mar, nos confins de Zabulon e Neftali, 14 cumprindo-se o que tinha sido anunciado pelo profeta Isaías, quando disse: 15 “Terra de Zabulon e terra de Neftali, terra que confina com o mar, país além do Jordão, Galileia dos gentios! 16 Este povo, que jazia nas trevas, viu uma grande luz, e uma luz levantou-se para os que jaziam na sombra da morte”. 17 Desde então, começou Jesus a pregar: «Fazei penitência porque está próximo o Reino dos Céus».18 Caminhando ao longo do mar da Galileia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 19 «Segui-Me, disse-lhes, e Eu vos farei pescadores de homens».20 E eles, imediatamente, deixando as redes O seguiram. 21 Passando adiante, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam numa barca juntamente com seu pai Zebedeu, consertando as suas redes. E chamou-os. 22 Eles, deixando imediatamente a barca e o pai, seguiram-n'O. 23 Jesus percorria toda a Galileia, ensinando nas sinagogas e pregando o Evangelho do reino de Deus, e curando todas as enfermidades entre o povo.

Esclarecimento à «Apologia do voto inútil» - Pe. Gonçalo Portocarrero de Almada e enviado há dois dias para o ‘Público’ não tendo havido lugar à sua publicação conforme solicitado

A recente publicação do texto ”Apologia do voto inútil” (N. JPR: vide s.f.f. em http://spedeus.blogspot.com/search?q=Apologia), no passado dia 17, obriga-me a prestar o seguinte esclarecimento:

1. Como claramente se afirma neste artigo, bem como no publicado na véspera na “Voz da Verdade”, o voto numa candidatura ideologicamente contrária à doutrina da Igreja - como seriam, por exemplo, o nazismo ou o comunismo - é, para um cristão, ilícita, por uma questão da mais elementar coerência. Mas, a votação numa candidatura que se assuma como representativa de valores compatíveis com o ideário cristão, é moralmente legítima para os católicos.

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1973


Recorda aos seus filhos, que estão com ele, uns versos que aprendeu de pequeno: “Ó José, venturoso Pai do próprio Deus, e Esposo de Maria, dos altos Céus, benigno, olha para nós neste dia.”

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Bom Dia!

Um olhar sobre a vida humana


Clique em "Bom Dia!" e acederá directamente ao blogue NUNC COEPI e ao texto. Obrigado!

O Vaticano espera que eventual segundo milagre de João Paulo II seja mantido em reserva

João Paulo II - Cardeal A. Amato
O Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato, pediu cautela àqueles que já falam de um possível segundo milagre que serviria para a canonização de João Paulo II. Sem confirmar a veracidade destas versões, ele disse que "só ao final, quando a investigação esteja concluída, será conveniente falar-se do assunto".

Em uma entrevista concedida no dia 15 de Janeiro ao jornal do Vaticano L'Osservatore Romano, o Cardeal Amato explicou que recomendou ao Mons. Slawomir Oder, postulador da causa de Beatificação e Canonização de João Paulo II, que "o novo milagre não produza a mesma exposição mediática que aquela produzida sobre o milagre de beatificação".

"Deve-se evitar que os médicos e peritos sejam expostos a qualquer tipo de condicionamento", explicou.

O Cardeal Amato se referiu à cura da religiosa francesa Marie Simon-Pierre, validada como milagre atribuído à intercessão de João Paulo II e que permitirá sua beatificação no próximo dia 1 de Maio.

A religiosa Marie sofria Parkinson, a mesma enfermidade que João Paulo II padecia.

"Quando faleceu João Paulo II, a irmã Marie estava muito emocionada vendo que ele tinha morrido devido à mesma enfermidade. E pensou que possivelmente, o defunto Papa poderia ajudá-la conhecendo a gravidade deste mau", indicou.

O Cardeal recordou que o mais chamava sua atenção sobre João Paulo II, "era sua capacidade de escutar".

Sobre o caminho à canonização, seguinte passo na causa de João Paulo II, o Cardeal Amato explicou que esta só será realizada se houver "esta companhia por parte dos fiéis, a fama de santidade. Em outras palavras, o povo recorre ao servo de Deus para ter a graça" e recordou que tudo exige uma boa verificação "porque a pressa não traz bons frutos".

O purpurado esclareceu que "a velocidade da causa (de João Paulo II) não comprometeu a precisão do procedimento" e o reconhecimento do milagre "veio de maneira linear, segundo as etapas e a dinâmica destes procedimentos. Com o apoio de especialistas e de cientistas da consulta médica", sem a intervenção da Congregação para as Causas dos Santos.

O Cardeal assegurou que "a postulação tem feito um bom trabalho", considerando que "o trabalho do postulador é extremamente sério e deve ser feito de um modo preciso".

(Fonte: ‘ACI Digital’ com adaptação de JPR)

Vida espiritual

«Todos os dias da vossa vida tende Deus diante dos olhos; ouvi sempre Missa inteira; confessai-vos com frequência, se for possível; não durmais nenhuma em pecado mortal».

(Da carta de S. João de Deus a Luis Baptista)

Psalm 132/133

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

CRISTO E A IGREJA
– Na Igreja encontramos Cristo.
– Imagens e figuras da Igreja. Corpo Místico de Cristo.
– A Igreja é uma comunhão de fé, de sacramentos e de regime. A Comunhão dos Santos.

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

São Tomás de Aquino (1225-1274), teólogo dominicano, Doutor da Igreja
Opúsculo para a festa do Corpo de Cristo (a partir da trad. breviário)

Jesus dá-Se inteiramente: dá-Se a Si próprio a comer

O Evangelho do dia 22 de Janeiro de 2011

Evangelho segundo S. Marcos 3,20-21

20 Depois, foi para casa e de novo acorreu tanta gente, que nem sequer podiam tomar alimento.21 Quando os Seus parentes ouviram isto, foram para tomar conta d'Ele; porque diziam: «Está louco».