Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Boa noite!

O teu talento, a tua simpatia, as tuas condições... perdem-se; não te deixam aproveitá-las. – Pensas bem nestas palavras de um autor espiritual: "Não se perde o incenso que se oferece a Deus. – Mais se honra o Senhor com o abatimento dos teus talentos do que com o seu uso vão".

(São Josemaría Escrivá - Caminho, 684)

E, abrindo os seus tesouros, ofereceram-lhe presentes de ouro, incenso e mirra. Detenhamo-nos um pouco para entender este passo do Santo Evangelho. Como é possível que nós, que nada somos e nada valemos, ofereçamos alguma coisa a Deus? Diz a Escritura: toda a dádiva e todo o dom perfeito vem do alto. O homem não consegue descobrir plenamente a profundidade e a beleza dos dons do Senhor: se tu conhecesses o dom de Deus... – responde Jesus à mulher samaritana. Jesus Cristo ensinou-nos a esperar tudo do Pai, a procurar antes de mais o Reino de Deus e a sua justiça, porque tudo o resto se nos dará por acréscimo e Ele conhece bem as nossas necessidades.

Na economia da salvação, o nosso Pai cuida de cada alma com amor e delicadeza: cada um recebeu de Deus o seu próprio dom; uns de um modo, outros de outro. Portanto, podia parecer inútil cansarmo-nos, tentando apresentar ao Senhor algo de que Ele precise; dada a nossa situação de devedores que não têm com que saldar as dívidas, as nossas ofertas assemelhar-se-iam às da Antiga Lei, que Deus já não aceita: Tu não quiseste os sacrifícios, as oblações e os holocaustos pelo pecado, nem te são agradáveis as coisas que se oferecem segundo a Lei.

Mas o Senhor sabe que o dar é próprio dos apaixonados e Ele próprio nos diz o que deseja de nós. Não lhe interessam riquezas, nem frutos, nem animais da terra, do mar ou do ar, porque tudo isso lhe pertence. Quer algo de íntimo, que havemos de lhe entregar com liberdade: dá-me, meu filho, o teu coração. Vedes? Se compartilha, não fica satisfeito: quer tudo para si. Repito: não pretende o que é nosso; quer-nos a nós mesmos. Daí – e só daí – advêm todas as outras ofertas que podemos fazer ao Senhor.

(São Josemaría Escrivá - Cristo que passa, 35)

Notícia provavelmente falsa

A notícia, entretanto eliminada, que esteve publicada durante cerca de 1 hora, sobre um hipotético filme "Corpus Christi" é muito provavelmente falsa. 


Pedimos antecipadamente desculpa aos leitores do Spe Deus. :-(((


JPR

Dame Kiri Te Kanawa sings "Ach, ich fühl's" - "Zauberflöte" - som muito melhor que a imagem :-(

Boa Tarde!

Clique em "Boa Tarde!" e acederá directamente ao blogue NUNC COEPI e ao texto. Obrigado!

Falhámos

Hoje, é o Dia Mundial do Doente e, a propósito, o Papa alerta que “uma sociedade que não consegue aceitar os que sofrem nem é capaz de ter compaixão e ajudar, para que o sofrimento seja partilhado, é uma sociedade cruel e desumana”.

Pois aqui está uma boa definição de Portugal. Estou a pensar na arrepiante notícia da idosa que caiu no chão e morreu. E assim ficou Augusta Martinho, durante nove anos, morta no chão da sua cozinha.

Quando ouvi isto, ainda perguntei: foi na China ou no Japão?... (na esperança de encontrar algum alívio por ser lá longe, em nações que não nasceram cristãs). Mas não, este pesadelo aconteceu a dois passos de Lisboa e envergonha-nos.

Como alguém comentou já a propósito disto: falhou tudo. “Falhou a família, falhou a vizinhança, falhou a comunidade, falhou o Estado. É o cúmulo da solidão, do abandono e do egoísmo” (Padre Lino Maia ao 'DN' de ontem). Assim, ao falhar humanidade para a nossa compatriota Augusta Martinho, falhou inevitavelmente a dignidade de cada um de nós. Falhou Portugal.

Aura Miguel

(Fonte: site Rádio Renascença)

História das Aparições de Lourdes (vídeos em espanhol e inglês)

Mourinho só “teme” Deus

Numa entrevista intimista, Mourinho assume-se como católico devoto e diz que só teme Deus. 'El Especial' garante ainda que tem feito muitos amigos no futebol.

O jornal "O Jogo" escreve que em entrevista intimista ao canal de televisão do Real Madrid, na estreia de uma nova rubrica de entrevistas, El Especial abriu o coração, fazendo revelações inéditas mas ao seu estilo.

"Medo, entre aspas, Só de Deus. Sou um católico profundo, creio muito. Creio no Seu poder e na Sua justiça. Se tiver tranquilidade, saúde e alegria de viver, não tenho medo de mais nada", disse.

Mourinho assume-se como pouco adepto de festejar títulos publicamente. "A festa é para os jogadores" e garante que 95 por cento das pessoas com quem se cruzou no futebol continuam a ser seus amigos, revelando que custa "muito" deixar um jogador de fora.

(…)

(Fonte: DN online)

Nota de JPR: estou convicto que a palavra ‘temer’ não significa medo, aliás o próprio refere-se a ela entre aspas, mas sim respeito, amor e saber que tudo o que tem alcançado a Ele o deve.

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1975



A Igreja celebra a festa de Nossa Senhora de Lourdes. São Josemaria encontra-se em Caracas, Venezuela, e comenta: “Vós e eu, que nos chamamos cristãos, que somos irmãos de Jesus Cristo e filhos de Santa Maria, devemos portar-nos com toda a limpeza possível, para nos parecermos a este Irmão mais velho e a esta Mãe. É isso que espero de vós, e isso peço para mim a Nosso Senhor e à Virgem de Lourdes”.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Bom Dia!

Um olhar sobre a vida humana


Clique em "Bom Dia!" e acederá directamente ao blogue NUNC COEPI e ao texto. Obrigado!

“Jesus de Nazaré” II volume chegará a Portugal em meados de Março

A segunda parte da obra «Jesus de Nazaré» surge quase quatro anos depois da publicação do volume inicial

A segunda parte do livro «Jesus de Nazaré», assinada por Joseph Ratzinger, o Papa Bento XVI, vai chegar a Portugal na primeira metade de Março, anunciou a Principia Editora.

A obra é dedicada aos momentos que precederam a morte de Jesus e à sua ressurreição, mostrando, segundo o Papa, “as palavras e acontecimentos decisivos” da vida de Cristo.

“Embora continue, naturalmente, a haver detalhes a discutir, todavia espero que me tenha sido concedido aproximar-me da figura de Nosso Senhor de um modo que possa ser útil a todos os leitores que queiram encontrar Jesus e acreditar n’Ele”, pode ler-se, no prefácio da obra.

O primeiro volume de «Jesus de Nazaré» tinha sido publicado em 2007 e era dedicado à vida de Cristo (desde o Baptismo à Transfiguração).

Um terceiro volume está a ser escrito por Bento XVI, que vai abordar os chamados “Evangelhos da infância”, sobre os primeiros anos da vida de Jesus.

Toda a obra começou a ser escrita nas férias de 2003, antes da eleição de Joseph Ratzinger como Papa.

A Principia permite já uma pré-reserva desta segunda parte do livro «Jesus de Nazaré», até 10 de Março, na sua página na Internet.

OC

(Fonte: site Agência Ecclesia, título da responsabilidade de JPR)

João Paulo II: Diocese de Roma lança site por ocasião da sua beatificação

A Diocese de Roma (Itália) lançou um novo site Web dedicado ao Papa João Paulo II por ocasião da sua próxima beatificação em cerimónia a ser presidida pelo Papa Bento XVI no dia 1 de Maio na Cidade Eterna.

O site www.Karol-Wojtyla.org foi publicado em sete idiomas e oferece notícias e informação sobre o Papa polaco e a causa de canonização.

Também mostra as imagens tomadas por uma câmara Web instalada junto ao túmulo do Pontífice na Basílica de São Pedro, assim como uma oração que pede a intercessão de João Paulo II em 31 idiomas incluindo o árabe, o russo, o swahili e o chinês.

A beatificação do João Paulo II será histórica pois é a primeira vez, nos últimos dez séculos, que um Papa beatifica a seu imediato predecessor.

A beatificação, programada para o dia 1 de Maio, Domingo da Divina Misericórdia, será celebrada na Praça de São Pedro. Este dado foi salientado por diversas pessoas como um detalhe da providência, já que João Paulo II faleceu dia 2 de Abril de 2005, um dia antes da celebração desta festa.

O endereço do site em português é: http://www.karol-wojtyla.org/P/Home%20Page.aspx


(Fonte: ‘ACI Digital’ com adaptação de JPR)

Adeste Fideles - Flórez, Garanca, Kühmeier, Edelmann

Nossa Senhora de Lourdes


"Cristo morreu por todos a fim de que aqueles que vivem, não vivam mais para si, mas por Aquele que morreu e ressuscitou por eles" 2Cor 5,15

Hoje, o mundo inteiro venera Nossa Senhora, sob o título de Nossa Senhora de Lourdes. Lembramos o que se chama "aparição de Nossa Senhora", ou aparições que se repetiram de 11 de Fevereiro até 16 de Julho.

O grande teólogo e pesquisador de Lourdes, o Padre Laurentin, examinou as 14 aparições centrais e as mensagens sobre Nossa Senhora, "toda cheia de graça e concebida sem pecado original", pelos méritos de Cristo.

O hino "Louvando a Maria" ressoa em quase todas as peregrinações do mundo, atraindo pessoas que queiram levar, como Nossa Senhora, Cristo aos homens.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

NOSSA SENHORA DE LOURDES
Memória
– As aparições na gruta. Santa Maria, Salus infirmorum.
– O sentido da doença e da dor.
– Santificar a dor. Recorrer a Nossa Senhora.

O Evangelho do dia 11 de Fevereiro de 2011

Evangelho segundo S. Marcos 7,31-37

31 Jesus, deixando o território de Tiro, foi novamente por Sidónia para o mar da Galileia, atravessando o território da Decápole.32 Trouxeram-Lhe um surdo-mudo, e pediam-Lhe que lhe impusesse as mãos.33 Então, Jesus, tomando-o à parte de entre a multidão, meteu-lhe os dedos nos ouvidos, e tocou-lhe com saliva a língua.34 Depois, levantando os olhos ao céu, deu um suspiro e disse-lhe: «Effathá», que quer dizer «abre-te».35 Imediatamente se lhe abriram os ouvidos, se lhe soltou a prisão da língua e falava claramente.36 Ordenou-lhes que a ninguém o dissessem. Porém, quanto mais lho proibia mais o divulgavam.37 E admiravam-se sobremaneira, dizendo: «Tudo fez bem! Faz ouvir os surdos e falar os mudos!».