Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 1 de março de 2011

Boa noite!

A oração não é prerrogativa de frades; é incumbência de cristãos, de homens e mulheres do mundo, que se sabem filhos de Deus.

(São Josemaría Escrivá - Sulco, 451)

Sentimo-nos tocados, com o coração a bater com mais força, quando ouvimos com toda a atenção este brado de S. Paulo: esta é a vontade de Deus: a vossa santificação. Hoje, mais uma vez o repito a mim mesmo e também o recordo a cada um e à Humanidade inteira: esta é a vontade de Deus, que sejamos santos.

Para pacificar as almas com uma paz autêntica, para transformar a Terra, para procurar Deus Nosso Senhor no mundo e através das coisas do mundo, é indispensável a santidade pessoal. Nas minhas conversas com gente de tantos países e dos ambientes sociais mais diversos, perguntam-me com frequência: – Que diz aos casados? E aos que trabalhamos no campo? E às viúvas? E aos jovens?

Respondo sistematicamente que tenho uma só panela. E costumo fazer notar que Jesus Cristo Nosso Senhor pregou a Boa Nova para todos, sem qualquer distinção. Uma só panela e um único alimento: o meu alimento é fazer a vontade d'Aquele que me enviou e dar cumprimento à sua obra. Chama cada um à santidade, pede amor a cada um: jovens e velhos, solteiros e casados, sãos e doentes, cultos e ignorantes, trabalhem onde quer que trabalhem, estejam onde quer que estejam. Há um único modo de crescer na familiaridade e na confiança com Deus: a intimidade da oração, falar com Ele, manifestar-Lhe – de coração a coração – o nosso afecto.

Invocar-me-eis e Eu vos ouvirei. Einvocamo-lo conversando, dirigindo-nos a Ele. Por isso temos de pôr em prática a exortação do Apóstolo: sine intermissione orate; rezai sempre, aconteça o que acontecer. Não apenas de coração, mas com todo o coração.

(São Josemaría Escrivá - Amigos de Deus, 294–295)

Bispo de origem mexicano assume a maior arquidiocese dos EUA: Los Angeles

O Arcebispo de origem mexicano, D. José Gómez, acaba de assumir a arquidiocese de Los Angeles nos Estados Unidos, a maior do país, depois de que o agora Arcebispo emérito Cardeal Roger Mahony atingisse o limite de 75 anos de idade.

Na Missa de transição celebrada este domingo 27 de Fevereiro e dirigindo-se ao Cardeal Mahony, o Arcebispo disse que "Los Angeles é minha casa agora. Reze para que eu seja capaz de continuar o trabalho que você começou aqui".

Perante 3 500 fiéis que abarrotaram a Catedral de Nossa Senhora de Los Angeles, o Cardeal fez entrega do bastão ao Arcebispo Gómez. Esse mesmo domingo enviou sua carta de renúncia ao Papa Bento XVI.

No próximo domingo 6 de Março, uma semana depois desta transição, D. José Gómez presidirá sua primeira missa como Arcebispo de Los Angeles.

Na Eucaristia de ontem o Arcebispo Gomez agradeceu ao Cardeal pela sua liderança nos últimos 26 anos. Seu legado, disse "é uma Igreja que irradia o amor de Deus e a verdade do Evangelho".

"Ele (o Cardeal) mostrou-nos o que Cristo quer que a Igreja seja - uma comunhão de culturas e uma comunhão de Santos, uma família de Deus com todos os países, raças e idiomas", disse.

"Inspira-me seu amor pelos imigrantes, pelos estranhos no nosso meio. Desafia-me o Seu chamamento a viver o Evangelho, para encontrar Cristo entre os pobres, o amor aos imigrantes como nossos próximos e nossos amigos".

O Arcebispo Gómez também se referiu à importância do sacerdócio em sua própria vida e na vida da Igreja: "o Cardeal Mahony sabe. Nossos irmãos sacerdotes sabem. Ser sacerdotes (de Jesus) é a razão de nossa vida. Levar as pessoas a Jesus, e levar Jesus às pessoas".

"Um sacerdote é sacerdote para sempre", ressaltou e disse ainda que "um bom bispo nunca se esquece que, sobre tudo, ele é um sacerdote". Agora o Cardeal Mahony "pode voltar para ministério sacerdotal a tempo completo".

O Cardeal Mahony escreveu recentemente que se sente "animado pela perspectiva de ajudar estes milhões silenciosos entre nós" após a sua retirada.

A Arquidiocese de Los Angeles tem uma população de 5 milhões de católicos, dos quais 70 por cento é hispânico. D. Gómez converte-se agora no primeiro Arcebispo de origem hispânica de Los Angeles.

(Fonte: ‘ACI Digital’ com adaptação de JPR)

Handel - Recorder sonata in A minor

Boa Tarde!

Clique em "Boa Tarde!" e acederá directamente ao blogue NUNC COEPI e ao texto. Obrigado!

Declaração do Vigário Geral da Diocese de Leiria- Fátima sobre as actividades de Exorcismo por parte de Humberto Gama

Na sequência de um programa televisivo e de notícias aparecidas nos meios de comunicação social sobre as actividades de exorcismo realizadas por Marcelino Humberto Gama, mais conhecido por “padre Humberto Gama”, chegaram ao Santuário de Fátima e à secretaria episcopal de Leiria queixas e pedidos de informação sobre a pessoa em causa.

Tendo recolhido as devidas informações, no intuito de corresponder ao interesse geral e, em especial, das pessoas tentadas a solicitar os serviços “religiosos” do referido senhor, levamos ao conhecimento dos interessados o seguinte:

1. Humberto Gama, cujo nome completo é Marcelino Humberto Gama, foi efectivamente membro da Congregação religiosa dos Marianos da Imaculada Conceição, tendo sido ordenado sacerdote no Convento de Balsamão, no concelho de Macedo de Cavaleiros, em 1965.

2. Foi enviado para Inglaterra, onde esteve integrado na comunidade religiosa da referida Congregação. Mas, em 1972, por motivos graves, o governo geral da mesma Congregação demitiu-o. Esta decisão de expulsão da congregação religiosa de que era membro foi confirmada pelo Vaticano, através da Congregação dos Religiosos e Institutos Seculares.

3. Desde então, na Igreja Católica, não se reconhece ao senhor Humberto Gama qualquer legitimidade para as actividades religiosas ou de exorcismo que realiza, sendo abusivos o título de “padre” com que se apresenta, o uso de vestes sacerdotais e a prática de ritos religiosos. É igualmente abusiva a divulgação de uma sua fotografia com o Papa João Paulo II, para tentar legitimar e provar a sua condição de padre e para servir de cartão de visita para ser contactado nos arredores de Fátima.

4. A quem se encontra em dificuldades que julga serem espirituais, aconselha-se o recurso a uma prática cristã regular e a solicitar a ajuda de quem mereça confiança para o poder fazer e tenha o reconhecimento da Igreja, quer seja um sacerdote, um religioso ou religiosa ou mesmo um cristão leigo.

5. Recomenda-se, por outro lado, aos sacerdotes e a outros fiéis cristãos capazes de ajudar pessoas em dificuldade psico-espiritual que as acolham com caridade, as escutem com paciência e inteligência, façam oração por elas e, conforme as situações, as encaminhem para outros apoios adequados ao caso em questão.

Leiria, 28 de Fevereiro de 2011.

O Vigário Geral, Padre Jorge Manuel Faria Guarda

Suspenso da escola por usar terço

Um norte-americano foi suspenso, por cinco dias, de uma escola de Collinsville, Estado de Illinois, EUA, por ter o hábito de assistir às aulas usando um terço católico.

O estudante, porém, não foi suspenso por catequizar novos praticantes ou tratar o símbolo religioso como apenas uma peça de joalharia. Segundo o director da escola, depois que proibiram o uso de lenços na cabeça (bandanas), membros de gangues passaram a utilizar o terço como símbolo.

Rodrigo Ávila afirma que o terço que usa não é relacionado com nenhum gangue. "Foi um presente do meu padrinho. Quero usá-lo porque sou religioso", afirmou o estudante à rede de televisão "KSDK".

A mãe do rapaz, Julia Ávila, e um amigo confirmaram que o terço que Rodrigo utiliza é um sinal de seu amor pela Igreja Católica.

"A nossa família é católica e acreditamos muito na Igreja. Significa muito para o meu filho poder carregar a sua fé", disse a mãe.

O código de conduta da escola de Collinsville não diz nada sobre a proibição de terços ou qualquer outro símbolo religioso. A escola proíbe apenas objectos que estejam relacionados com gangues.

(Fonte: JN online)

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1934

Tem uma entrevista com o Bispo de Cuenca, Mons. Cruz Laplana. Daí surge-lhe a ideia de publicar nessa cidade “Consideraciones espirituales”, que, depois, se converterá em Caminho. A Imprenta Moderna, de Cuenca, edita 500 exemplares. “São notas que utilizo para me ajudarem na direcção e formação dos jovens”.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

O Cardeal Canizares: Quanta rotina e mediocridade, quanta banalização e superficialidade nas nossas vidas! Quantas missas celebradas sem cuidado!

“É necessário, na minha opinião, reconhecer que a liturgia hoje não é ‘a alma’, a fonte e a meta de vida de muitos cristão, fiéis e sacerdotes.

Quanta rotina e mediocridade, quanta banalização e superficialidade nas nossas vidas! Quantas missas celebradas sem cuidado ou nas quais se participa sem particular devoção (N. JPR: texto em italiano utiliza a palavra disposição). Eis o porquê da nossa grande fraqueza”: afirmou o Cardeal Perfeito da Congregação para o Culto Divino e para a disciplina dos Sacramentos, D. Antonio Canizares Llovera, numa entrevista ao semanário espanhol Vida Nueva e republicada pelo L’Osservatore Romano. “É fundamental fazer compreender aos fiéis que a liturgia à, acima de tudo, obra de Deus e que nada se poderá sobrepor à mesma”.

© Copyright TMNews com tradução do italiano para português da responsabilidade de JPR)

O homem não é Deus

«Os homens procuram incessantemente, com o seu poder técnico, construir uma ponte para o céu, ou seja, tornar-se Deus pelas suas próprias forças. (…) Mas estas tentativas, que guiam o agir histórico do homem em todos os períodos, baseiam-se na não-verdade, na “repressão de verdade”. O homem não é Deus, é um ser finito e limitado e não pode, de modo nenhum nem por nenhum poder, fazer de si o que não é. Por isso todas estas tentativas, por muito gigantescas que sejam no início, têm de terminar com a queda na destruição. O seu terreno não se sustenta».

(Olhar para Cristo – Joseph Ratzinger)

Debussy Syrinx

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

GENEROSIDADE E DESPRENDIMENTO
– Necessidade de um desprendimento efectivo dos bens materiais para seguir a Cristo.
– Jesus é infinitamente generoso na sua recompensa para com aqueles que o seguem.
– Sempre vale a pena seguir a Cristo. O cento por um aqui na terra e a vida eterna junto de Deus no Céu.


Comentário ao Evangelho do dia feito por:

Tomás de Celano (c. 1190-v. 1260), biógrafo de São Francisco e de Santa Clara
Vida de Santa Clara, §§ 25-28 (a partir da trad. Vorreux, Documents, Eds. Franciscanas 1983, p. 615 rev.)

Deixar tudo para O seguir


O Evangelho do dia 1 de Março de 2011

Evangelho segundo S. Marcos 10,28-31

28 Pedro começou a dizer-Lhe: «Eis que deixámos tudo e Te seguimos».29 Jesus respondeu: «Em verdade vos digo: Ninguém há que tenha deixado a casa, os irmãos, as irmãs, o pai, a mãe, os filhos, ou as terras, por causa de Mim e do Evangelho,30 que não receba o cêntuplo, mesmo nesta vida, em casas, irmãos, irmãs, mães, filhos, e terras, juntamente com as perseguições, e no tempo futuro a vida eterna.31 Porém, muitos dos primeiros serão os últimos, e os últimos serão os primeiros».