Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 8 de março de 2011

Boa noite!

A ti, que desmoralizas, repetir-te-ei uma coisa muito consoladora: a quem faz o que pode, Deus não lhe nega a Sua graça. Nosso Senhor é Pai, e se um filho lhe diz na quietude do seu coração: Meu Pai do Céu, aqui estou, ajuda-me... Se recorre à Mãe de Deus, que é Mãe nossa, vai para a frente. Mas Deus é exigente. Pede amor de verdade; não quer traidores. É preciso ser fiel a essa luta sobrenatural, que é ser feliz na terra à força de sacrifício.

(São Josemaría Escrivá - Via Sacra, 10ª Estação, n. 3)

Recorrei semanalmente – e sempre que o necessiteis, sem dar lugar aos escrúpulos – ao santo Sacramento da Penitência, ao sacramento do perdão divino. Revestidos da graça, caminharemos por entre os montes e subiremos a encosta do cumprimento do dever cristão, sem nos determos. Utilizando estes recursos com boa vontade e rogando ao Senhor que nos conceda uma esperança cada dia maior, possuiremos a alegria contagiosa dos que se sabem filhos de Deus: Se Deus está connosco, quem nos poderá derrotar? . Optimismo, portanto. Incitados pela força da esperança, lutaremos para apagar a mancha viscosa que espalham os semeadores do ódio e redescobriremos o mundo com uma perspectiva jubilosa, porque saiu formoso e limpo das mãos de Deus, e restituir-lho-emos assim belo, se aprendermos a arrepender-nos.

Cresçamos na esperança, que deste modo nos consolidaremos na fé, verdadeiro fundamento das coisas que se esperam e prova das que não se vêem . Cresçamos nesta virtude, que é suplicar ao Senhor que aumente a sua caridade em nós, porque só se confia verdadeiramente no que se ama com todas as forças. E vale a pena amar o Senhor. Vós haveis experimentado, como eu, que a pessoa enamorada se entrega confiante, com uma sintonia maravilhosa, em que os corações batem num mesmo querer. E que será o Amor de Deus? Não sabeis que Cristo morreu por cada um de nós? Sim, por este nosso coração pobre, pequeno, se consumou o sacrifício redentor de Jesus.

Frequentemente, o Senhor fala-nos do prémio que nos ganhou com a sua Morte e Ressurreição. Vou preparar um lugar para vós. Depois que eu tiver ido e vos tiver preparado o lugar, virei novamente e tomar-vos-ei comigo para que, onde eu estou, estejais Vós também. O Céu é a meta do nosso caminho terreno. Jesus Cristo precedeu-nos e ali, na companhia da Virgem e de S. José – a quem tanto venero – dos Anjos e dos Santos, aguarda a nossa chegada…

(São Josemaría Escrivá - Amigos de Deus, 219–220)

Prestígio e dignidade

Ao ler a imprensa de hoje “aprendi” que caso a situação financeira na minha família se deteriorasse, o que felizmente, tanto quanto me é possível prever, é pouco plausível, o que para o caso não interessa, seria muito mais prestigiante e digno, manter os meus hábitos e pedir dinheiro emprestado a agiotas, traficantes de armas e droga, assassinos, etc., etc., etc., comprometendo o futuro dos meus filhos e netos, em vez de recorrer a uma instituição bancária que se predispusesse a ajudar-me debaixo de algumas condições que me obrigariam a baixar o nível de vida sem no entanto pôr em causa o essencial.

Poder-se-ia dizer, não sejas parvo, não vês que se trata de uma brincadeira de Carnaval, mas infelizmente será isto que quem vê TV irá ouvir do noticiários desta noite e amanhã algo de idêntico e entretanto nós parados “à rasca”, mas sem fazer nada. Pela parte que toca faço o meu “mea culpa”.

(JPR)

The Heavens are Telling - Haydn

Boa Tarde!

Clique em "Boa Tarde!" e acederá directamente ao blogue NUNC COEPI e ao texto. Obrigado!

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1932



“As crianças não têm nada de seu; tudo é de seus pais... E teu Pai sabe sempre muito bem como administra o património”, escreve nas suas notas pessoais.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Aumenta o número de jovens norte-americanos que optam pela virgindade

Uma pesquisa oficial do Governo norte-americano revelou que é cada vez maior o número de jovens que optam por adiar o início das relações sexuais e se declara virgem.

Segundo o estudo dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, vulgarmente conhecido com 'CDC', 27 por cento dos homens e 29 por cento das mulheres entre 15 e 24 anos de idade jamais mantiveram contacto sexual com outra pessoa. O estudo incluiu entrevistas a 5.082 pessoas desta faixa etária.

As cifras representam um significativo aumento em relação à última pesquisa do ano 2002, quando apenas 22 por cento dos jovens dessa faixa de idade se declararam virgens.

Os adolescentes entre os 15 e 17 anos de idade são os que mais vivem a abstinência sexual. 58 por cento das mulheres e 53 por cento dos homens deste grupo de idade disseram que jamais tiveram um encontro sexual.

12 por cento das mulheres e 13 por cento dos homens entre 20 e 24 anos de idade declararam-se virgens, uma cifra muito maior aos 8 por cento registados no ano 2002 neste mesmo grupo etário.

(Fonte: ‘ACI Digital’ com adaptação de JPR)

A glória de servir o Senhor

«(…) tudo o que dentro de si ou fora de si faz de bem, tudo faz para glória e contentamento de Deus, como um escravo leal, que tudo o que ganha o dá ao seu senhor. Além disso, não é frouxo nem descuidado a servir hoje, por ter servido muitos anos passados (…). Tem continuamente tal ‘fome e sede de justiça’ (Mt 5,6), que todo o feito o tem por pouco, considerando o muito que recebeu, e o muito que merece o Senhor a Quem serve»

(Audi, filia, cap. 92 – São João de Ávila)

«Eu vivo persuadido de que, sem olhar para o alto, sem Jesus, jamais conseguirei nada; e sei que a minha fortaleza, para me vencer e para vencer, nasce de repetir aquele brado: tudo posso n'Aquele que me conforta, que contém a segura promessa de Deus de não abandonar os Seus filhos, se os Seus filhos não O abandonarem».

(Amigos de Deus 213 – S. Josemaría Escrivá de Balaguer)

Gregorian chant - Deus, Deus meus

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR. CIDADÃOS EXEMPLARES
– O cristão na vida pública. O cumprimento exemplar dos nossos deveres.
– Unidade de vida.
– A união com Deus, necessária para sermos melhores cristãos.

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

Tertuliano (c. 155-c. 220), teólogo
A Ressurreição dos mortos, 5-6 (a partir da trad. Sr Isabelle de la Source, Lire la Bible, t. 1, p. 21)

«De quem é esta imagem?»


O Evangelho do dia 8 de Março de 2011

Evangelho segundo S. Marcos 12,13-17

13 Enviaram-Lhe alguns dos fariseus e dos herodianos, para que O apanhassem em alguma palavra.14 Chegando eles, disseram-Lhe: «Mestre, sabemos que és verdadeiro, que não atendes a respeitos humanos; porque não consideras o exterior dos homens, mas ensinas o caminho de Deus segundo a verdade: É lícito pagar o tributo a César, ou não? Devemos pagar ou não?».15 Jesus, reconhecendo a sua hipocrisia, disse-lhes: «Porque Me tentais? Trazei-Me um denário para Eu ver».16 Eles o trouxeram. Então disse-lhes: «De quem é esta imagem e esta inscrição?». Responderam-Lhe: «De César».17 Então Jesus disse-lhes: «Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus». E admiravam-n'O.