Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 20 de março de 2011

Boa noite!

Abriste sinceramente o teu coração ao teu Director, falando na presença de Deus... E foi maravilhoso verificar como tu sozinho ias encontrando resposta adequada às tuas próprias tentativas de evasão. Amemos a direcção espiritual!

(São Josemaría Escrivá - Sulco, 152)

Conhecem muito bem as obrigações do vosso caminho de cristãos, que os hão-de levar sem parar e com calma à santidade; também estão precavidos contra as dificuldades, praticamente contra todas, porque já se vislumbram desde o princípio do caminho. Agora insisto em que se deixem ajudar e guiar por um director de almas, a quem confiem todos os entusiasmos santos, os problemas diários que afectarem a vida interior, as derrotas que sofrerem e as vitórias.

Nessa direcção espiritual mostrem-se sempre muito sinceros: não deixem nada por dizer, abram completamente a alma, sem medo e sem vergonha. Olhem que, se não, esse caminho tão plano e tão fácil de andar complica-se e o que ao princípio não era nada acaba por se converter num nó que sufoca.

(...) Lembram-se da história do cigano que se foi confessar? Não passa de uma história, de uma historieta, porque da confissão nunca se fala e, além disso, estimo muito os ciganos. Coitadinho! Estava realmente arrependido: Senhor Padre, acuso-me de ter roubado uma arreata...– pouca coisa, não é? – e atrás vinha uma burra...; e depois outra arreata...; e outra burra... e assim até vinte. Meus filhos, o mesmo acontece no nosso comportamento: quando cedemos na arreata, depois vem o resto, a seguir vem uma série de más inclinações, de misérias que aviltam e envergonham; e acontece o mesmo na convivência: começa-se com uma pequena falta de delicadeza e acaba-se a viver de costas uns para os outros, no meio da indiferença mais gelada.

(São Josemaría Escrivá - Amigos de Deus, 15)

UMA EXPLICAÇÃO (de Joaquim Mexia Alves blogue ‘QUE É A VERDADE ?’

Alguns que visitam este espaço poderão perguntar o porquê da mudança da imagem do meu perfil, da Cruz, para um homem escalando uma montanha, tendo a seguinte frase na mesma imagem: «Verso l'alto.»

Esclareço desde logo que a imagem em causa, é do Beato Pier Giorgio Frassati que nasceu em 6 de Abril de 1901, dia em que eu havia de nascer, 48 anos mais tarde.

Nem de perto, nem de longe me quero comparar com Pier Giorgio Frassati, mas sinto-me intimamente muito honrado por ter nascido neste dia, em que tal homem nasceu.

Pier Giorgio Frassati não é um "predestinado" à santidade.

Pelo contrário, pois nasceu num meio de facilidades humanas que lhe permitiriam ser aquilo que quisesse ser, ou melhor, ter, sem grande esforço.

Escuso-me de explicar porquê, pois se acederem ao site clicando no seu nome, perceberão a razão da minha afirmação.

Mas Pier Giorgio, (trato-o assim com esta intimidade porque somos "parceiros" de dia de nascimento), não olhou as facilidades da sua vida, antes as aproveitou para delas se servir, servindo a Deus, nos outros.

Desiludam-se os que esperam ler de Pier Giorgio Frassati grandes arrebatamentos espirituais, ou sinais prodigiosos da presença de Deus na sua vida!

Não, Pier Giorgio, é um rapaz comum, normalíssimo, que namora, e vive a vida normal de cada jovem do seu tempo, do nosso tempo.

Mas vive essa vida com um pensamento, com uma vivência única e constante: Deus!

Sem alardes, sem "milagres prodigiosos", Pier Giorgio vai fazendo da sua curta vida, o milagre de Deus, na Sua inteira e real permanência no meio de nós e connosco.

Apetece-me afirmar que a presença  de Cristo no meio de nós e em nós, (como Ele mesmo afirmou), não se apresenta só na Eucaristia, mas também, e até talvez sobretudo, no testemunho constante deste homens e mulheres, que O testemunham, sem medo, no dia-a-dia.

Este é um "rapaz" do nosso tempo, que Deus chamou a Si, para nos deixar este testemunho de santidade nas coisas do mundo, nas coisas do dia-a-dia, sem sinais espantosos ou maravilhas visíveis, mas tão só e apenas numa entrega diária e constante à vontade de Deus, servindo inteiramente os outros, onde permanentemente encontrava Deus, que tantas vezes nos outros se nos vai revelando.

«Verso l'alto»
Divisa de Pier Giorgio, porque só caminhando para o alto, cruzando os caminhos da terra, se encontra o Deus verdadeiro, que se faz presente em cada momento das nossas vidas, nos outros e em nós.

Eis a explicação da imagem nova do meu perfil, com o desejo intimo de minimamente ser fiel "imitador" de Pier Giorgio no meu dia-a-dia.

Que Deus Nosso Senhor, por intercessão do Beato Pier Giorgio Frassati, nos abençoe a todos, sobretudo aqueles que na sua juventude devem encontrar em Pier Giorgio um modelo de vida.

Joaquim Mexia Alves

Boa Tarde!

Clique em "Boa Tarde!" e acederá directamente ao blogue NUNC COEPI e ao texto. Obrigado!

Terminaram ontem os Exercícios Espirituais no Vaticano (vídeos em espanhol e inglês)

Bento XVI consagra ao culto divino a paroquia romana de São Corbiano e convida a fazer conhecer o rosto de Deus e a ajudar as famílias em dificuldade

Na manhã deste domingo Bento XVI visitou a paroquia Romana de São Corbiano onde celebrou a Santa Missa para a dedicação da Igreja paroquial. Na cerimonia esteve presente também o cardeal Reinhard Marx, arcebispo de Munique e Frisinga.

Situada no bairro Infernetto, na periferia sul de Roma a igreja é dedicada ao santo da Baviera Corbiano, morto em 730 e do qual José Ratzinger foi sucessor em qualidade de arcebispo de Munique e Frisinga de 1977 a 1982.

A vontade de Deus revela-se plenamente na pessoa de Jesus. Quem deseja viver segundo a vontade de Deus deve seguir Jesus, escutá-lo, acolher as palavras e com a ajuda do Espírito Santo aprofundá-las.

É este o primeiro convite – disse o Papa – que desejo fazer-vos queridos amigos, com grande afecto: crescei no conhecimento e no amor a Cristo, singularmente e como comunidade paroquial, encontrai-o na Eucaristia, na escuta da sua Palavra, na oração, na caridade.

Reunidos á volta da Eucaristia – disse o Papa prosseguindo a sua homilia - advertimos mais facilmente que a missão de cada comunidade cristã é aquela de levar a todos a mensagem do amor de Deus, fazer conhecer a todos o seu rosto. Por isso é importante – acrescentou Bento XVI – que a Eucaristia seja sempre o coração da vida dos fiéis.

A Igreja - salientou depois o Papa - deseja estar presente em cada bairro onde as pessoas vivem e trabalham, com o testemunho evangélico de cristãos coerentes e fiéis, mas também com edifícios que permitam a reunião para a oração e os Sacramentos, para a formação cristã e para estabelecer relações de amizade e fraternidade, fazendo crescer as crianças, os jovens, as famílias e os idosos naquele espírito de comunidade que Cristo nos ensinou e do qual o mundo tanto precisa.

A vossa – acrescentou Bento XVI a concluir – é uma comunidade jovem, constituída em grande parte por casais, que se casaram há pouco e vêm a viver neste bairro; são muitas as crianças e adolescentes. Conheço o empenho e a atenção que são dedicados às famílias e o acompanhamento que é reservados aos casais jovens: saibais dar vida a uma pastoral familiar caracterizada pelo acolhimento aberto e cordial dos novos núcleos familiares, que saiba favorecer o conhecimento recíproco , de maneira que a comunidade paroquial seja cada vez mais uma família de famílias

(Fonte: site Rádio Vaticano)

Num apelo depois da oração mariana do Angelus o Papa invoca a salvaguarda para a população na Líbia e o acesso às ajudas humanitárias

Depois da recitação do Angelus deste Domingo, o Papa lançou um apelo manifestando a sua apreensão pela situação na Líbia, assegurando a sua proximidade e oração á população. Bento XVI dirigiu-se a todos aqueles que têm responsabilidades politicas e militares para que tenham a peito a incolumidade e a segurança dos cidadãos e garantam o acesso aos socorros humanitários

“Nos dias passados as noticias preocupantes que chegavam da Líbia suscitaram também em mim viva trepidação e temor. Fizera uma oração particular ao Senhor durante a semana dos Exercícios Espirituais.

Agora, sigo com grande apreensão os últimos eventos, rezo por aqueles que se encontram envolvidos na dramática situação daquele país e dirijo um premente apelo a todos aqueles que têm responsabilidades politicas e militares para que tenham a peito, antes de mais a salvaguarda e a segurança dos cidadãos e garantam o acesso aos socorros humanitários” .

Introduzindo a oração mariana do Angelus o Papa recordou que neste segundo Domingo da quaresma a liturgia nos convida a reflectir sobre o acontecimento extraordinário da Transfiguração. Jesus manifesta o esplendor da sua gloria, para testemunhar que a paixão é o caminho da ressurreição.

Bento XVI convidou a escutar neste tempo litúrgico o Filho predilecto do Pai, a alimentar o espírito com a sua Palavra e assim renovar com alegria na noite de Páscoa os compromissos baptismais.

A concluir o Papa convidou a invocar a Virgem Maria para que nos ajude a escutar e a seguir sempre o Senhor Jesus, até á paixão e á cruz para participar também da sua gloria.

(Fonte: site Rádio Vaticano)

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1927




É colocado na paróquia de Fombuena (Saragoça) para aí exercer o seu ministério durante a semana da Paixão e Semana Santa. “Estive por duas vezes em paróquias rurais. Que alegria, quando me lembro! Mandaram-me para lá para me arreliar, mas fizeram-me um grande bem. Já nessa altura havia quem procurasse incomodar-me. Fizeram-me um bem enorme, enorme, enorme! Com que entusiasmo recordo tudo aquilo!”, recorda passados anos.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

23 Março - 19h15 Missa por D. Álvaro del Portillo - Oratório São Josemaría em Lisboa

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

DO TABOR AO CALVÁRIO
– O que importa é estar sempre com Cristo. Ele nos dá a ajuda necessária para continuarmos a caminhar.
– Fomentar com freqüência, e especialmente nos momentos mais difíceis, a esperança do Céu.
– O Senhor não se separa de nós. Atualizar essa presença de Deus.

Crónica do Vaticano (inglês)

João Paulo II – A caminho da sua Beatificação no próximo dia 1 de Maio (excertos homilias diversas)

«Parecem dizer: Vai! Honra o grande mistério escondido desde a eternidade, no próprio Deus. Vai! Dá testemunho a Cristo nosso Salvador, filho de Maria. Vai! e anuncia este momento especial: na história o momento de viragem da salvação do homem…» (08/XII/1978)