Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

“Que sejais meninos que desejam a palavra de Deus”

A nossa vontade, com a graça, é omnipotente diante de Deus. – Assim, à vista de tantas ofensas ao Senhor, se dissermos a Jesus, com vontade eficaz, indo no "eléctrico" por exemplo: "Meu Deus, quereria fazer tantos actos de amor e desagravo quantas as voltas de cada roda deste carro", naquele mesmo instante, diante de Jesus, tê-Lo-emos realmente amado e desagravado conforme o nosso desejo. Esta "ingenuidade" não esta fora da infância espiritual; é o eterno diálogo entre a criança inocente e o pai, doido pelo seu filho: – Quanto me queres? Diz lá! – E o miudito diz, marcando as sílabas: muitos milhões! (Caminho, 897)

Na vida interior, a todos nos convém ser quasi modo geniti infantes, como esses miuditos que parecem de borracha, que se divertem até com os seus trambolhões, porque imediatamente se põem de pé e continuam com as suas correrias e também porque não lhes falta, quando é precisa, a consolação dos pais.

Se procurarmos portar-nos como eles, os tropeções e os fracassos – aliás inevitáveis – na vida interior, nunca se transformarão em amargura. Reagiremos com dor, mas sem desânimo, e com um sorriso que brota, como a água límpida, da alegria da nossa condição de filhos desse Amor, dessa grandeza, dessa sabedoria infinita, dessa misericórdia, que é o nosso Pai. Aprendi durante os meus anos de serviço ao Senhor a ser filho pequeno de Deus. E isto vos peço: que sejais quasi modo geniti infantes, meninos que desejam a palavra de Deus, o pão de Deus, o alimento de Deus, a fortaleza de Deus para se comportarem de agora em diante, como homens cristãos. (Amigos de Deus, 146)

São Josemaría Escrivá

P. José Manuel Cordeiro, reitor do Colégio Português de Roma, novo bispo de Bragança-Miranda

Em Portugal, o Santo Padre aceitou a renúncia ao governo pastoral da diocese de Bragança - Miranda de D. António Montes Moreira, de 76 anos, por motivo de idade, nomeando para lhe suceder o padre José Manuel Garcia Cordeiro, reitor do Pontifício Colégio Português de Roma.

O novo prelado tem 44 anos, tendo nascido a 29 de Maio de 1967 nos arredores de Luanda, em Angola. Tendo reentrado em Portugal, com a família, em 1975, na altura da independência do país africano, frequentou o Seminário Menor da diocese de Bragança, frequentando depois os estudos de Filosofia e Teologia na sede do Porto da Universidade Católica Portuguesa. Foi ordenado padre em Junho de 1991, para a diocese de Bragança - Miranda. 

De 1991 a 1999 foi pároco, formador no Seminário diocesano e capelão do Instituto Politécnico de Bragança. De 1999 a 2004 realizou estudos de Liturgia, em Roma, no Ateneu de Santo Anselmo, obtendo o doutoramento. Entretanto, foi vice-reitor do Pontifício Colégio Português de Roma, de 2001 a 2005, sendo então nomeado Reitor . Desde 2004 que era professor do Ateneu de Santo Anselmo. Desde 2010, era Consultor da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos.

Rádio Vaticano

O Angelus do dia 17 de Julho de 2011 (versão integral)

Kohl diz que Merkel está a destruir “a sua Europa”

A chanceler alemã não consegue lidar com a crise europeia, dizem membros do seu partido.
Helmut Kohl, ex-presidente alemão, não está satisfeito com a forma como a sua sucessora está a gerir a crise da Europa. E não é o único. 
Kohl declarou, em privado, que Angela Merkel está "a destruir a minha Europa", referindo-se à forma como a chanceler alemã está a conduzir a recente crise do Euro e ao papel do antigo presidente na construção da União Europeia e da moeda única.
Outros membros do partido de Merkel, a União Democrática Cristã (CDU) também mostraram o seu descontentamento nos últimos dias. Volker Bouffier, primeiro-ministro do estado de Hesse e deputado da CDU, disse que Merkel estava em perigo de deitar por terra a herança pró-europeia do partido. "A Europa é um projecto político. É demasiado importante para deixar às agências de ‘rating'", criticou Bouffier. 
"A última coisa que um país de exportações como a Alemanha pode fazer é ter uma população eurocéptica", acrescentou Kurt Laukk, responsável pela comissão económica da CDU. Merkel está a ganhar uma reputação de eurocéptica devido às suas declarações recentes. Já ameaçou não ir a uma reunião de chefes de Estados europeus se não se acordasse um segundo pacote de ajuda à Grécia. 
Entretanto, na Europa, Merkel é acusada de euro-populismo. As suas recentes declarações sobre as reformas e as férias no Sul da Europa não ajudaram. O presidente do banco central alemão Beundesbank, Jens Weidmann disse na semana passada que o governo não tem uma estratégia clara para lidar com a crise da dívida que se avoluma na Europa.
(Fonte: ‘Diário Económico’ AQUI)

Judeus dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial: Pio XII é um fiel amigo nosso

Um perito historiador revelou ao grupo ACI os resultados de suas últimas investigações que demonstram que veteranos judeus na década de 30 elogiaram e apoiaram o Papa Pio XII por sua firme defesa do povo judeu e por ter salvado da morte pelas mãos dos nazistas 800 mil membros dessa comunidade.

O investigador americano William Doino explicou à agência ACI Prensa que alguns artigos escritos por judeus veteranos em revistas da década de 30 nos Estados Unidos mostram que o Papa Pacelli "queria derrubar as paredes do preconceito contra os judeus e não erigi-las", como afirmam aqueles que o criticam por desconhecer os fatos históricos.

Por exemplo, uma revista em abril de 1939, um mês depois de que Eugenio Pacelli fosse eleito Papa, publica um artigo no qual uma judia ressalta a liderança do Pontífice como "uma fonte de grande satisfação para os judeus".

O texto afirma ademais que "o Papa Pio XII é bem conhecido por ser um fiel amigo dos judeus".

A edição de março de 1939 da revista "Jewish News and Views" também expressava a "fervorosa esperança" da comunidade judia para que Pio XII "tenha um reinado longo e bem-sucedido, para que preencha o vazio espiritual deixado pela morte de seu predecessor, e que também se santifique pelo amor de seus irmãos".

Willian Doino –que também contribuiu na investigação para uma extensa antologia chamada The Pius War: Responses to the Critics of Pius XII (A Guerra Pia: Respostas aos Críticos de Pio XII) – disse também ao grupo ACI que existe uma documentação muito ampla que comprova que o Papa Pio XII sempre se opôs ao fascismo e o nazismo, e que além disso "detestava o anti-semitismo". 

O historiador assinalou logo que a investigação sobre a vida do Papa Pacelli mostrou mais detalhes inclusive, como a vez que ofereceu comida kosher (mantimentos que não contêm aqueles proibidos para os judeus como o porco) a convidados judeus no Vaticano "nos anos 30 quando as relações com os católicos não estavam tão desenvolvidas como agora".

Seguidamente ressaltou que os elogios dos judeus também são vistos "durante o papado e especialmente logo após a morte" de Pio XII.

Em Julho de 1944, depois da libertação de Roma, o Congresso Judeu Americano elogiou publicamente o Vaticano por ter proporcionado comida kosher aos judeus que estavam refugiados em instituições católicas durante a ocupação nazista.

Doino explicou que estes fatos não deveriam surpreender ninguém já que quando era Cardeal, Eugenio Pacelli interveio para bloquear uma lei anti-kosher na Polónia em 1938.

Se a norma tivesse sido aprovada, os ritos judaicos teriam sido proibidos no país e teria se constituído uma "verdadeira perseguição contra os judeus", escrevia o Papa Pio XII naquele tempo.

O perito historiador americano comentou também que "a vida de Pacelli for examinada, encontrar-se-á que foi amigo de seus companheiros judeus, que apreciava a teologia judia, que apoiava essa comunidade nos Estados Unidos, quando visitou o país em 1936, era próximo aos judeus da Terra Santa e tinha uma especial abertura pelo estado judeu – muito antes que Israel fosse estabelecido".

Em 1941 um refugiado judeu no Vaticano rogou ao Papa "quando a perseguição anti-semita estava entrando na pior fase" que intercedesse por seus irmãos perseguidos. Pio XII não só prometeu-lhe seu apoio, mas disse-lhe que era tão valioso como qualquer pessoa e o alentou a "sentir-se sempre orgulhoso de ser um judeu".

"O refugiado estava tão comovido por este encontro que logo escreveu uma narração em primeira pessoa sobre este fato para o Palestine Post", relatou Doino à ACI Prensa.

Esta investigação aparece alguns dias depois de que o atual embaixador de Israel no Vaticano, Mordechai Lewy, elogiasse Pio XII por sua grande ajuda para salvar milhares de judeus do holocausto.

William Doino apoiou o diplomata e explicou que agora está à espera de que a Santa Sé revele os arquivos do tempo da Segunda guerra mundial, que serão expostos em fevereiro de 2012 junto a outros importantes documentos como aqueles relacionados ao processo de Galileu, que fazem parte de um total de 100 que integrarão uma exibição do Arquivo Secreto do Vaticano.

"A ideia de que Pio XII foi um líder católico fechado em si mesmo, insensível às preocupações dos judeus, é puro mito, e além disso é uma imagem que pode ser revertida graças às investigações modernas", concluiu o perito.

(Fonte: ‘ACI Digital’)

Internet tornou-se na “memória externa” do cérebro humano

“Efeito Google” provocou perda da capacidade de retenção de dados

Os motores de busca e as bases de dados existentes na internet transformaram-se numa espécie de “memória externa”para o cérebro humano, revela um estudo publicado na revista “Science”, segundo o qual as pessoas estão a perder a capacidade de retenção de dados, embora tenham ganho mais habilidades na procura de informação.

Embora já  houvesse alertas para o facto de o homem estar cada vez mais dependente das informações online, até agora eram poucos os estudos a confirmá-lo, destacou 
Betsy Sparrow, psicóloga da Universidade de Columbia, nos EUA, e autora do estudo.

A investigadora e a sua equipa realizaram vários testes com mais de uma centena de estudantes de Harvard  para avaliar a relação entre a memória humana, a que retém dados e a internet. O grupo verificou assim que, quando os participantes não sabiam dar respostas às perguntas, automaticamente pensavam no seu computador como a alternativa para encontrar as informações necessárias.
Os investigadores constataram que, se os estudantes sabiam que as informações poderiam estar disponíveis na internet ou que poderiam voltar a encontrá-la com a mesma facilidade, não se lembravam tão bem da resposta como quando achavam que os dados não estariam disponíveis.
Outro dos padrões de comportamento indicados no estudo é que as pessoas não se lembram necessariamente como obtiveram certas informações. No entanto, tendem a recordar-se de  onde encontraram os dados que precisam quando não são capazes de se lembrar exactamente das informações.
"Efeito Google"

Neste estudo, os investigadores falaram do “Efeito Google”, segundo o qual a população começou a usar a internet como o seu "banco pessoal de dados" e os computadores e motores de busca online transformaram-se numa espécie de sistema de "memória externa".
Sparrow sublinhou que não ficou surpresa ao constatar que cada vez menos as pessoas memorizam informação, pois acreditam que podem alcançá-la graças às suas capacidades de procura, que são“realmente eficientes”.

Pacem meam do vobis "Misa Mozárabe"



Intérpretes: Coro de Monjes del Monasterio de Silos (1969)


Pacem meam do vobis, pacem meam commendo vobis:
non sicut mundus dat pacem do vobis.


Novum mandatum do vobis ut diligatis vos invicem.


Pacem meam do vobis, pacem meam commendo vobis:
non sicut mundus dat pacem do vobis.


Gloria et honor Patri et Filio,
et Spiritui Sancto in saecula saeculorum. Amen.


Pacem meam do vobis, pacem meam commendo vobis:
non sicut mundus dat pacem do vobis.

S. Josemaría nesta data em 1932

Escreve nos seus Apontamentos íntimos uma nota sobre o Pe José Maria Somoano, sacerdote, um dos primeiros membros do Opus Dei. “Morreu, vítima da caridade, no Hospital do Rei (…) na noite da festa de Nossa Senhora do Carmo – da qual era muito devoto, usando o seu santo escapulário – e, como esta festa foi celebrada no sábado, é certo que nessa mesma noite terá gozado de Deus. Alma formosa (…). Está com Ele e será uma grande ajuda. Tinha posto muitas esperanças no seu carácter, recto e enérgico: Deus qui-Lo para Si: bendito seja”.

Na foto o Padre Jose María Somoano por volta do dia da sua ordenação sacerdotal

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Beethoven - Hino da Alegria

Juventude: Cardeal-patriarca dá catequese aos portugueses que vão à Jornada Mundial de Madrid

Jovens encontram-se com D. José Policarpo e «uma vintena» de bispos a 18 de agosto

O cardeal-patriarca de Lisboa vai dar uma catequese a 18 de agosto aos jovens portugueses presentes na Jornada Mundial da Juventude que decorre em Madrid, revelou hoje em Fátima o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

D. José Policarpo “orientará uma catequese aos jovens portugueses” num centro de congressos da capital espanhola, evento que incluirá a celebração de uma missa, anunciou o padre Manuel Morujão no final da reunião do Conselho Permanente da CEP, realizada no santuário da Cova da Iria, diocese de Leiria-Fátima.

A Igreja Católica espera a presença de “quinze mil” portugueses e “uma vintena de bispos” na Jornada Mundial da Juventude, marcada para os dias 16 a 21 de agosto na capital espanhola e que contará com a presença do Papa Bento XVI.

Além da catequese a pronunciar pelo também presidente da Conferência Episcopal, o programa do dia 18 de agosto inclui um encontro entre os bispos e os jovens portugueses, evento que conta com a atuação do grupo musical Banda Jota.

O Conselho Permanente do episcopado é um órgão delegado da Assembleia dos bispos católicos, com funções de preparar os seus trabalhos e dar seguimento às suas resoluções, reunindo ordinariamente todos os meses.

A sua constituição é a seguinte: D. José Policarpo, cardeal-patriarca de Lisboa (presidente da CEP); D. Manuel Clemente (vice-presidente), bispo do Porto; D. Jorge Ortiga (vogal), arcebispo de Braga; D. António Marto (vogal), bispo de Leiria-Fátima; D. Gilberto Canavarro Reis (vogal), bispo de Setúbal; D. António Francisco dos Santos (vogal), bispo de Aveiro; D. Manuel Quintas (vogal), bispo do Algarve.

RM

(Fonte: site Agência Ecclesia)

Passo-a-rezar.net (clique no título para ouvir uma meditação, o Evangelho do dia e respectiva meditação e reflectir. Obrigado!)

Mozart - Pequena Serenata Nocturna

«Aqui está Alguém que é maior do que Salomão»

Combinados, o profeta Natan e Betsabé defenderam o seu projecto perante o velho e sábio rei David, que estava a morrer (1Rs 1). Foi então que Salomão, cujo nome significa «senhor pacífico» recebeu a unção real. E toda a gente foi atrás dele a tocar flauta e a fazer uma grande festa, de modo que toda a terra vibrava com as suas aclamações, pois o rei havia declarado: «Estabeleço Salomão como rei de Israel e de Judá» (v. 35.40). Esta entronização prefigura sem dúvida alguma o mistério de que Daniel falava: «O tribunal realizou sessão e foram abertos os livros. Vi aproximar-se, sobre as nuvens do céu, um ser semelhante a um Filho do homem. Avançou até ao ancião, diante do qual o conduziram. Foram-lhe dadas soberanias, glória e realeza» (Dn 7,10-14).

Foi, pois, por iniciativa de um profeta que Salomão foi estabelecido como rei, tal como foi ao cumprir as profecias no seu sentido espiritual que Cristo, Filho de Deus, foi reconhecido como Rei pacífico, Rei da glória do Pai, atraindo tudo a Si. Salomão tornou-se rei ainda em vida de seu pai, tal como Cristo foi estabelecido rei por Deus Pai, que não pode morrer. Sim, Ele fá-l'O certamente rei, «herdeiro de todas as coisas» (Heb 1,2), Aquele que não morre nem morrerá nunca. E, coisa admirável e única, Cristo, herdeiro de um Pai sempre vivo e que nunca poderá morrer, morreu; mas ressuscitou e nunca mais conhecerá a morte.

Então Salomão foi sentado na mula do rei (1Rs 1,38). Bem melhor, é no trono de seu Pai, isto é, sobre toda a Igreja [...], «acima de todo o Principado, Potestade, Virtude e Dominação» (Ef 1,21), que Cristo está agora sentado «à direita da Majestade nos céus» (Heb 1,3). Eis porque toda a multidão vai atrás d'Ele, a multidão que canta e se alegra. E a terra vibra com as suas aclamações. Também nós ouvimos a enorme alegria daqueles que proclamam esta glória, ou seja, a alegria dos apóstolos falando as línguas de todos (Act 2) pois «por toda a terra caminha o Seu eco, até aos confins do universo a Sua palavra» (Sl 18,5).

Rupert de Deutz (c. 1075-1130), monge beneditino
Da Trindade e Suas obras, 42, 4; PL 167, 1130

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Do Evangelho de hoje

«Esta geração má e adúltera pede um prodígio, mas não lhe será dado outro prodígio senão o prodígio do profeta Jonas. Porque, assim como Jonas esteve no ventre da baleia três dias e três noites, assim estará o Filho do Homem três dias e três noites no seio da terra.» (Mt 12, 39-40)


Leitura completa - Mt 12, 38-42