Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Tu sei Pietro - M. Frisina

“Os filhos são o que há de mais importante”

Há dois pontos capitais na vida dos povos: as leis acerca do matrimónio e as leis acerca do ensino; e aí têm de estar firmes os filhos de Deus, lutando bem e com nobreza, por amor a todas as criaturas. (Forja, 104)

A paternidade e a maternidade não terminam com o nascimento; essa participação no poder de Deus, que é a faculdade de gerar, há-de prolongar-se na cooperação com o Espírito Santo, para que culmine com a formação de autênticos homens cristãos e autênticas mulheres cristãs.

Os pais são os principais educadores dos seus filhos, tanto no aspecto humano como no sobrenatural, e hão-de sentir a responsabilidade dessa missão, que exige deles compreensão, prudência, saber ensinar e, sobretudo, saber amar; e devem preocupar-se por dar bom exemplo. A imposição autoritária e violenta não é caminho acertado para a educação. O ideal para os pais é chegarem a ser amigos dos filhos; amigos a quem se confiam as inquietações, a quem se consulta sobre os problemas, de quem se espera uma ajuda eficaz e amável.

É necessário que os pais arranjem tempo para estar com os filhos e falar com eles. Os filhos são o que há de mais importante; mais importante do que os negócios, do que o trabalho, do que o descanso. Nessas conversas, convém escutá-los com atenção, esforçar-se por compreendê-los, saber reconhecer a parte de verdade – ou a verdade inteira – que possa haver em algumas das suas rebeldias. E, ao mesmo tempo, apoiar as suas aspirações, ensiná-los a ponderar as coisas e a raciocinar; não lhes impor uma conduta, mas mostrar-lhes os motivos, sobrenaturais e humanos, que a aconselham. Numa palavra, respeitar a sua liberdade, já que não há verdadeira educação sem responsabilidade pessoal, nem responsabilidade sem liberdade. (Cristo que passa, 27)

São Josemaría Escrivá

‘Falling Skies’ - Personagem católico chama a atenção na nova série de Spielberg sobre alienígenas

Estreou-se nos Estados Unidos há poucas semanas a mais recente e ambiciosa série de ficção científica para a televisão produzida por Steven Spielberg que leva o título de "Falling Skies". Nesta historia sobre a luta entre alienígenas e humanos, o personagem de uma jovem católica que usa sua fé como arma para sobreviver chamou a atenção da imprensa. 

O argumento de "Falling Skies" sobre a vida na terra seis meses depois de um ataque alienígena não é novo nem original, mas sendo um produto de Spielberg colhe êxitos de audiência.

Conforme informa o site ReligiónenLibertad.org (ReL), "a ação tem lugar principalmente numa irreconhecível Boston, e dentre todos os protagonistas destaca-se um personagem de certo modo insólito no panorama das produções televisivas".

"Trata-se de Lourdes, uma jovem de 17 anos, intelectualmente brilhante, estudante de Medicina, de origem mexicano, bonita e, como assinala Greg Sisk em sua análise dos capítulos emitidos, ‘aberta e explicitamente católica’. O seu próprio nome indica uma esperança sobrenatural", destaca o site sobre o papel interpretado pela atriz de raízes latinas Seychelle Gabriel.

Chama a atenção que "as cenas nas que Lourdes expõe sua fé estão intencionalmente bem tratadas". Do primeiro capítulo, o personagem mostra sua fé com naturalidade. Em uma cena atrasou-se do grupo porque se deteve em uma igreja para rezar e defende suas convicções ante as gozações dos demais.

Quando Lourdes alcança o grupo, uma de suas companheiras na ficção ri dela e diz-lhe que a próxima vez que se ajoelhe para rezar peça a Deus um bombardeiro. Lourdes responde com claridade: "Eu não rezo a Deus para pedir-lhe coisas. Não acredito que as coisas funcionem assim". Karen pergunta-lhe então para quê ela reza. "Peço a Deus que me mostre o que posso fazer por Ele", responde Lourdes.

A jovem oferece ao grupo de sobreviventes a contribuição da sua fé junto à sua incipiente experiência clínica. "Numa cena de outro episódio, sentam-se a comer e é ela quem se persigna para dirigir a bênção da mesa. A câmara se dirige então ao chefe militar do grupo, um homem duro que perdeu a sua família durante a invasão e que costuma expressar-se de forma bastante cínica... mas que murmura com ela a oração", informa ReL.

"A religião, e em particular a fé católica, esteve sempre muito presente nas produções de Spielberg, em algumas ocasiões misturada com interpretações de corte esotérico, em outras com críticas indiretas, mas algumas vezes também com uma seriedade e respeito incomuns em outros cineastas. Falling Skies parece figurar, ao menos até o momento, entre estas últimas", indica.

(Fonte: ‘ACI Digital’ com adaptação de JPR)

"Onde há Deus, há futuro": tema da viagem pastoral de Bento XVI à Alemanha, de 22 a 25 de Setembro

Divulgado o programa oficial da visita apostólica de Bento XVI à Alemanha, de 22 a 25 de Setembro. Pela terceira vez o Papa Ratzinger retorna ao seu país de origem, depois da viagem a Colónia, em Agosto de 2005, para a Jornada Mundial da Juventude, e a deslocação à Baviera, em Setembro do ano seguinte. Serão quatro dias intensos, tendo como tema “Onde há Deus, há futuro”. Quatro as etapas desta visita apostólica: Berlim, Erfurt, Etzelsbach e Freiburg.

O Papa iniciará sua viagem na capital alemã, onde chegará na manhã da quinta-feira, 22 de Setembro. Após a cerimónia de boas-vindas, no palácio de Bellevue e os encontros com o presidente Christian Wulff e a chanceler Angela Merkel, de manhã, de tarde Bento XVI pronunciará um discurso no Parlamento, o Reichstag, e terá um encontro com representantes da comunidade hebraica. A concluir o dia, a celebração eucarística, no estádio olímpico.

Na sexta-feira, dia 23, encontros, o Papa encontra, ainda em Berlim, a comunidade muçulmana, partindo depois para Erfurt, onde, após uma visita à catedral de Santa Maria, Bento XVI terá um encontro com representantes do Conselho da Igreja Evangélica Alemã, na sala do capítulo do Convento dos Agostinianos de Erfurt, onde viveu Lutero. De tarde, o Papa desloca-se, de helicóptero, a Etzelsbach, onde presidirá às Vésperas marianas, reentrando depois a Erfurt.

No sábado, 24, de manhã, ainda em Erfurt, Bento XVI celebra a Eucaristia na praça da catedral, partindo depois para Freiburg im Breisgau. Após a visita à catedral e uma saudação à população da cidade, o Papa terá diversos encontros: com o antigo Chanceler Helmut Khol, com os Seminaristas e com o Conselho da Comissão Central dos Católicos alemães. O dia concluirá com uma Vigília de Oração com os Jovens.

No domingo, 25 de Setembro, Bento XVI celebra a Missa numa zona junto aeroporto. De tarde, após o almoço com os membros da Conferência Episcopal Alemã, o Papa terá um colóquio com os Juízes do Tribunal Constitucional e, finalmente, na Sala de Concertos da cidade, preside a um Encontro com Católicos empenhados na Igreja e na sociedade. Ao fim da tarde, o regresso a Roma,

Para o presidente da Conferência Episcopal Alemã, D. Robert Zollitsch, a visita do Papa “representará um momento importante na vida do país e da Igreja”, encorajando a comunidade católica e “o seu serviço aos homens e à sociedade”. 

Rádio Vaticano

Mahler: Symphony No. 2 (Resurrection)

S. Josemaría nesta data em 1932

Recolhe por escrito: “Tem confiança com o teu Anjo da Guarda. – Trata-o como amigo íntimo – é-o efectivamente – e ele saberá prestar-te mil e um serviços nos assuntos correntes de cada dia”.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Passo-a-rezar.net (clique no título para ouvir uma meditação, o Evangelho do dia e respectiva meditação e reflectir. Obrigado!)

Santa Maria Madalena

Natural de Mágdala, na Galileia, Maria Madalena foi contemporânea de Jesus Cristo, tendo vivido no Século I. O testemunho de Maria Madalena é encontrado nos quatro Evangelhos:

"Os doze estavam com ele, e também mulheres que tinham sido curadas de espíritos maus e de doenças. Maria, dita de Mágdala, da qual haviam saído sete demónios..." (Lc 8,1-2).

Após ter sido curada por Jesus, Maria Madalena coloca-se a serviço do Reino de Deus, fazendo um caminho de discipulado, de seguimento a Nosso Senhor no amor e no serviço. E este amor maduro de Maria Madalena levou-a até ao momento mais difícil da vida e da missão de Nosso Senhor, permanecendo ao lado d'Ele:

"Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena" (Jo 19,25).

Maria Madalena foi a primeira testemunha da Ressurreição de Jesus:

"Então, Jesus falou: 'Maria!' Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: 'Rabûni!' (que quer dizer: Mestre)" (Jo 20,16).

A partir deste encontro com o Ressuscitado, Maria Madalena, discípula fiel, viveu uma vida de testemunho e de luta pela santidade.

Existe também uma tradição de que Maria Madalena, juntamente com a Virgem Maria e o Apóstolo João, foi evangelizar em Éfeso, onde depois veio a falecer nesta cidade.

O culto a Santa Maria Madalena no Ocidente propagou-se a partir do Século XII.

Santa Maria Madalena, rogai por nós!

«Vai ter com os meus irmãos»

Entre as que trouxeram perfumes ao túmulo de Cristo, Maria Madalena é a única de cuja memória celebramos. Cristo tinha expulsado dela sete espíritos (Lc 8,2), para dar lugar às sete operações da graça do Espírito. A sua perseverança em ficar perto do túmulo valeu-lhe a visão dos anjos e a conversa com eles; depois, após ter visto o Senhor, tornou-se Sua apóstola junto dos apóstolos. Instruída e plenamente assegurada pela boca de Deus, vai anunciar-lhes que viu o Senhor e repetir-lhes o que Ele lhe disse.

Consideremos, meus irmãos, quanto Maria Madalena cedia em dignidade a Pedro, o chefe dos Apóstolos, a João, o teólogo bem-amado por Cristo, e quanto ela foi, no entanto, mais favorecida que eles. Eles, quando acorreram ao sepulcro, apenas viram as ligaduras e o sudário; mas ela, que permanecera com firme perseverança até ao fim à porta do túmulo, viu, antes dos apóstolos, não só os anjos, mas o próprio Senhor dos Anjos, ressuscitado na carne. Ela ouviu a Sua voz e assim Deus, pela Sua própria palavra, a pôs ao Seu serviço.

São Gregório Palamas (1296-1359), monge, bispo e teólogo
Homilia 20: PG 151, 266.271

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Do Evangelho de hoje

Jesus disse-lhe: «Maria!». Ela, voltando-se, disse-Lhe em hebreu: «Rabboni!» (Jo 20, 16)


Leitura completa - Jo 20, 1-2, 11-18