Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 4 de setembro de 2011

Carmina Burana de Carl Orff (peça integral)

"Sê alma de Eucaristia!"

Sê alma de Eucaristia! – Se o centro dos teus pensamentos e esperanças está no Sacrário, filho, que abundantes os frutos de santidade e de apostolado! (Forja, 835)


Jesus ficou na Eucaristia por amor..., por ti.
Ficou, sabendo como o receberiam os homens... e como o recebes tu.
Ficou, para que o comas, para que o visites e lhe contes as tuas coisas e, falando intimamente com Ele na oração junto do Sacrário e na recepção do Sacramento, te apaixones cada dia mais e faças com que outras almas – muitas! – sigam o mesmo caminho. (Forja, 887)


Quando receberes Nosso Senhor na Eucaristia, agradece-lhe com todas as veras da tua alma essa bondade de estar contigo.
– Nunca te detiveste a considerar que passaram séculos e séculos, para que viesse o Messias? Os patriarcas e os profetas a pedir, com todo o povo de Israel: "A terra tem sede, Senhor, vem!".
Oxalá seja assim a tua espera de amor. (Forja, 991)


Agiganta a tua fé na Sagrada Eucaristia. Pasma ante essa realidade inefável!: temos Deus connosco, podemos recebê-lo cada dia e, se quisermos, falamos intimamente com Ele, como se fala com o amigo, como se fala com o irmão, como se fala com o pai, como se fala com o Amor. (Forja, 268)


São Josemaría Escrivá

Todos somos chamados a aceitar a correcção fraterna - Palavras do Papa hoje, antes da oração Mariana do Angelus

Numerosos os fiéis, reunidos hoje ao meio dia no pátio da resistência pontifícia de Castelgandolfo para ouvir as palavras do Papa e recitar com ele a Oração Mariana do Angelus.


Partindo das leituras da missa deste domingo, Bento XVI centrou a sua reflexão sobre a caridade fraterna na comunidade dos crentes. Caridade que, derivando do amor de Deus para connosco, nos recorda que devemos amar o próximo como a nós mesmos. Mas o amor fraterno comporta responsabilidade recíproca. Então se um irmão em Cristo comete uma falta, devemos agir na linha da correcção fraterna, tendo em conta que com essa falta ofende sim a outra pessoa, mas incute também em si próprio uma ferida. Uma ferida que é um afastamento de Cristo, da comunidade cristã. Então é preciso agir, pensando não só na ofensa, como também ajudando-o a libertar-se dessa ferida, isto é, falar com ele, fazendo-lhe compreender que agiu mal. E se não aceitar continua-se o processo progressivamente, envolvendo mais pessoas e mesmo a comunidade, se necessário, por forma a levá-lo a compreender que com o seu erro afastou-se da comunhão da Igreja. Esta forma de agir – disse o Papa – mostra que há corresponsabilidade no caminho da vida cristã. Quer dizer, cada um, consciente do próprios limites e defeitos é chamado a acolher a correcção fraterna e ajudar o outro com este particular serviço.


Um outro fruto da caridade cristã – disse o Papa – é a oração concorde. Sem excluir a oração pessoal que é indispensável, devemos exercitar-nos na oração comum, sinal de comunhão entre as pessoas, no seio da comunidade cristã. Jesus recordava que onde duas ou três pessoas estão reunidas em seu nome, Ele está no meio deles. Então, há que exercitar-se tanto na correcção fraterna que requer muita humildade e simplicidade de coração, como na oração.


Depois da recitação das Ave Marias, Bento XVI referiu-se ao XXV Congresso Eucarístico Nacional italiano que iniciou hoje em Ancona, Itália centro-oriental, e que será concluído por ele próprio no próximo domingo….


“Domingo próximo, se Deus quiser, terei a alegria de me deslocar a Ancona ara o dia culminante do Congresso. Dirijo, desde já, a minha saudação cordial e a minha bênção a quantos participarão neste evento de graça, que no santíssimo Sacramento da Eucaristia adora e louva Cristo, fonte de vida e de esperança para cada homem e para o mundo inteiro”.


O Papa prosseguiu depois, saudando os fiéis em seis diferentes línguas, concluindo com uma saudação particular ao numeroso grupo de membro das ACLI, Associação Italiana de trabalhadores Cristão italianos, no final do seu encontro de estudo sobre o tema do trabalho, a 30 anos da publicação da Encíclica “Laborem Exercens” do agora Beato Papa João Paulo II. Joseph Ratzinger disse ter apreciado muito a atenção que estes “caros amigos” deram a este documento que permanece um dos alicerces da doutrina Social da Igreja.


(...)


Rádio Vaticano

O horizonte de Noé - Para uma verdadeira solução da crise

Albert Einstein afirmava que a realidade, para poder ser explicada e enfrentada, deve ser simplificada e não tornada ilusoriamente mais simples. Saber simplificar situações complexas é qualidade dos líderes, fazer passar como simples algo que ao contrário é complicado, é defeito dos inexperientes. Hoje intui-se que em todo o mundo ocidental se procura explicar a crise económica de modo aparentemente simples, indicando soluções facilmente realizáveis a curto prazo, mas sem se perguntar se estas presumíveis soluções não podem até agravar a própria crise.


A dívida pública contraída pelos vários países não foi produzida em contextos assimiláveis e portanto não pode ser analisada de modo homogéneo. Na realidade, a sua dimensão, o seu custo e a possibilidade de renovação no vencimento - variantes que preocupam tanto os mercados como os governos - só podem ser reduzidos e absorvidos, numa fase de dificuldade como a actual, com o crescimento da economia. O levantamento fiscal em todas as suas formas, sem uma verdadeira estratégia de crescimento, que de resto está em contradição com o próprio levantamento fiscal, só permite aumentar ulteriormente a despesa pública, inevitável para permitir intervenções económicas na ausência de desenvolvimento. O crescimento, num momento como este, só se obtém com o uso oportuno dos recursos disponíveis, para favorecer as empresas que criam riqueza e ocupação sustentável, pagam os impostos e assim permitem absorver a dívida.


Tributos patrimoniais, novos impostos ou sucedâneos semelhantes, durante uma crise prolongada, reduzem ou anulam os recursos para os investimentos, desencorajam a confiança dos investidores, penalizam o custo da dívida pública e as possibilidades de renovação no seu vencimento. Neste contexto, impor taxas sobre o património e a renda equivale a uma contra-subsidiariedade suicida do Estado em relação ao cidadão. Quem possui patrimónios lícitos, sobre os quais pagou justos impostos, contribuiu para criar riqueza e, precisamente graças a eles, continua a produzi-la com investimentos e consumos.


Ulteriores levantamentos fiscais não seriam sinónimo de solidariedade, mas só de uma maior despesa pública e talvez de uma dívida mais alta e de uma pobreza mais difundida. Tributos elevados penalizam a poupança, geram desconfiança na capacidade de estimular a retoma, sacrificam as famílias, impedem a formação de novos núcleos familiares e criam incerteza e precariedade do trabalho. Em síntese, lançam os pressupostos para uma outra fase de desenvolvimento não sustentável. Esta é a realidade a explicar, evitando, para o dizer com Einstein, ilusórias simplificações. Cada obra importante, para ter êxito, deve ser clara no contexto, nos objectivos, nos recursos necessários e na sua organização. Portanto, as soluções globais autênticas da crise devem ter em consideração o que a originou, a sua amplitude, o tempo e os meios necessários para a resolver. Ou seja, é necessário alcançar um horizonte mais vasto. Como faz Noé que, elevando o olhar, conseguiu ir além de si mesmo e salvar a humanidade.


ETTORE GOTTI TEDESCHI (Presidente do IOR)


(© L'Osservatore Romano - 3 de Setembro de 2011)

Bento XVI – “a música sacra eleva o homem” (vídeos em espanhol e inglês)

Divulgação 'Spe Deus' no Facebook


Messias de Händel - Palácio da Música em Barcelona (Obra social "la Caixa")

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1942

Começa a pregar um retiro a universitários em Madrid. Fala-lhes sobre a sua tarefa de santificação no meio do mundo: “O nosso fim consiste em nos santificarmos para santificar os outros. Para isso, os únicos meios são a oração, os sacramentos, o sacrifício e o trabalho perseverante e bem feito”.


(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Do Catecismo da Igreja Católica (CIC)



§1494. O confessor propõe ao penitente o cumprimento de certos actos de «satisfação» ou «penitência», com o fim de reparar o mal causado pelo pecado e restabelecer os hábitos próprios dum discípulo de Cristo.

MORAS EM TODO O LADO, SENHOR de Joaquim Mexia Alves

Levanto os olhos para o céu
e pergunto-Te em oração:
onde moras Tu, Senhor?
Fico assim a olhar,
para cima,
para o alto,
ouvidos à escuta,
coração aberto,
mas nada me responde,
nada me aponta,
o caminho certo.
Mas eu não desisto,
nem se cansa o meu esperar,
quero ser paciente,
disponível,
todo aberto para Ti,
o coração e a mente,
o corpo,
todo o meu ser,
porque sei,
e acredito,
que Tu me vais responder.
Passa o tempo,
(para mim claro),
porque Tu não tens tempo,
ou melhor,
Tu és o tempo,
que se faz sempre presente,
e cheio do Teu amor,
pergunto mais uma vez:
onde moras Tu, Senhor?
É então que me recordo,
daqueles vestidos de branco,
que disseram aos Teus Apóstolos:
«porque estais assim a olhar para o céu?» *
Percebo a Tua resposta!
Procuro-Te inacessível,
quando Tu estás disponível.
Procuro-te no mais longe,
quando Tu és o mais perto.
Falo para Ti no exterior,
quando Te devia ouvir,
no interior.
Procuro-Te no fim,
quando Tu caminhas comigo.
Procuro-Te em todo o lado,
quando afinal estás em mim.
E quando afinal eu percebo,
que estás em mim e comigo,
também perceber me é dado,
que reconhecendo-Te Senhor,
já sei onde Tu moras:
afinal moras em todos,
moras no céu e na terra,
moras em todo o lado.


*Act 1,11


Monte Real, 1 de Setembro de 2010


Joaquim Mexia Alves
http://queeaverdade.blogspot.com/2010/09/moras-em-todo-o-lado-senhor.html

Passo-a-rezar.net (clique no título para rezar, ouvir uma leitura de Domingo com a respectiva meditação e reflectir. Obrigado!)