Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Frederic CHOPIN: Ballada No.1 Op.23 - intérprete Krystian ZIMERMAN

“Ajuda-os sem que o notem”

O pensamento da morte ajudar-te-á a cultivar a virtude da caridade, porque talvez esse instante concreto de convivência seja o último em que estás com este ou com aquele... Eles, ou tu, ou eu, podemos faltar em qualquer momento. (Sulco, 895)

Dir-me-ás talvez: e porque havia eu de me esforçar? Não sou eu quem te responde, mas S. Paulo: o amor de Cristo urge-nos. Todo o espaço de uma existência é pouco para alargar as fronteiras da tua caridade. Desde os primeiríssimos começos do Opus Dei, manifestei o meu grande empenho em repetir sem cessar, para as almas generosas que se decidam a traduzi-lo em obras, aquele grito de Cristo: nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros. Conhecer-nos-ão precisamente por isso, porque a caridade é o ponto de arranque de qualquer actividade de um cristão. (…)

Queria fazer-vos notar que, após vinte séculos, ainda aparece com toda a pujança de novidade o Mandato do Mestre, que é uma espécie de carta de apresentação do verdadeiro filho de Deus. Ao longo da minha vida sacerdotal, tenho pregado com muitíssima frequência que, desgraçadamente para muitos, continua a ser novo, porque nunca ou quase nunca se esforçaram por praticá-lo. É triste, mas é assim. E não há dúvida nenhuma de que a afirmação do Messias ressalta de modo terminante: nisto vos conhecerão, que vos amais uns aos outros! Por isso, sinto a necessidade de recordar constantemente essas palavras do Senhor. S. Paulo acrescenta: levai os fardos uns dos outros e, desta maneira, cumprireis a lei de Cristo. Momentos perdidos, talvez com a falsa desculpa de que te sobra tempo... Se há tantos irmãos, amigos teus, sobrecarregados de trabalho! Com delicadeza, com cortesia, com um sorriso nos lábios, ajuda-os, de tal maneira que se torne quase impossível que o notem; e que nem se possam mostrar agradecidos, porque a discreta finura da tua caridade fez com que ela passasse inadvertida. (Amigos de Deus, 43–44)

São Josemaría Escrivá

Psalms 23 (O Senhor é o meu Pastor...)


1*Salmo de David.

O SENHOR é meu pastor: nada me falta.


2 Em verdes prados me faz descansar
e conduz-me às águas refrescantes.


3 Reconforta a minha alma
e guia-me por caminhos rectos, por amor do seu nome.


4 Ainda que atravesse vales tenebrosos,
de nenhum mal terei medo
porque Tu estás comigo.
A tua vara e o teu cajado dão-me confiança.


5 *Preparas a mesa para mim
à vista dos meus inimigos;
ungiste com óleo a minha cabeça;
a minha taça transbordou.


6 Na verdade, a tua bondade e o teu amor 
hão-de acompanhar-me todos os dias da minha vida,
e habitarei na casa do SENHOR
para todo o sempre.

Médicos salvam bebé de grávida morta a tiro dentro de uma Igreja. Louvado seja Deus Nosso Senhor e o Seu Espírito presente na médica que agiu prontamente!

Uma mulher, grávida, morreu depois de ter sido baleada por um homem, na noite passada, numa igreja de Madrid. Após os disparos, o agressor ajoelhou-se em frente ao altar e suicidou-se.

A vítima, que se encontrava num avançado estado de gestação, não resistiu aos ferimentos, mas a equipa médica conseguiu salvar o bebé após uma cesariana de emergência, feita na Igreja. A criança foi transportada para o Hospital da Paz, em Madrid, onde permanece nos Cuidados Intensivos.



Uma segunda vítima dos disparos sofreu uma ferida no tórax, encontrando-se internada em estado grave, mas consciente. A mãe da mulher grávida, que se encontrava na igreja com a filha, sofreu um ataque de ansiedade no momento do incidente.

Segundo uma testemunha, citada pelo diário espanhol "El Mundo", o homem, de 34 anos, entrou na igreja por volta das 20 horas e disparou à queima roupa contra duas pessoas, pouco antes do início da missa.


José María Bravo, vigário episcopal da zona, referiu ao jornal espanhol que o agressor tinha sido visto ao largo da igreja no decorrer da tarde.


As cerca de 40 pessoas que se encontravam dentro da igreja foram acompanhadas pelos psicólogos da equipa médica que acorreu ao local. O presidente da Assembleia de Madrid, José Ignacio Echeverría, decretou cinco minutos de silêncio, ao meio-dia desta sexta-feira, para assinalar o evento.

(Fonte: JN online)

S. Jerónimo, presbítero, cardeal, Doutor da Igreja, séc. IV

Nasceu em Estridon (Dalmácia) cerca do ano 340. Estudou em Roma e aí foi baptizado. Tendo abraçado a vida ascética, partiu para o Oriente e foi ordenado sacerdote. Regressou a Roma e foi secretário do papa Dâmaso. Nesta época começou a revisão das traduções latinas da Sagrada Escritura e promoveu a vida monástica. Mais tarde estabeleceu-se em Belém, onde continuou a tomar parte muito activa nos problemas e necessidades da Igreja. Escreveu muitas obras, principalmente comentários à Sagrada Escritura. Morreu em Belém no ano 420.


(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Mundo a mais

A Igreja tem mundo a mais e conversão a menos.


A frase caiu que nem uma bomba, durante a visita do Papa à Alemanha: com o passar dos anos, a fé dá lugar à rotina, a estrutura esmaga o espírito, uma certa “fachada cristã” bloqueia o acesso à bondade de Deus, os critérios mundanos tomam conta do coração, os fardos do poder e das coisas materiais distorcem as verdadeiras prioridades... E, assim, gradualmente, a Igreja cai na tentação de se achar auto-suficiente.


Mas a Igreja sem Deus não existe. Por isso, precisa de se converter.


Só que, como o próprio Bento XVI também alertou, a Igreja não é só o Papa, os bispos e os pastores. A Igreja somos todos nós. Por isso, somos todos nós que temos mundo a mais e conversão a menos!


Aura Miguel in RR online

Silêncio e Palavra: caminho de evangelização, tema do dia mundial das comunicações de 2012

A extraordinária abundância de estímulos da sociedade da comunicação traz em primeiro plano um valor que à primeira vista pareceria até mesmo em antítese com ela. É o silencio, de facto o tema no centro do próximo dia mundial das comunicações sociais, Silêncio e Palavra: caminho de evangelização.


No pensamento do Papa Bento XVI o silencio não é apresentado simplesmente como uma forma de contraposição a uma sociedade caracterizada pelo fluxo constante e incessante da comunicação, mas como um elemento necessário de integração. De facto o silencio precisamente porque favorece a dimensão do discernimento e do aprofundamento pode ser visto como um primeiro grau de acolhimento da palavra. Portanto nenhum dualismo, mas a complementaridade de duas funções que no seu justo equilíbrio enriquecem o valor da comunicação e a tornam um elemento irrenunciável ao serviço da nova evangelização. Emerge portanto com uma certa evidencia o desejo do Santo Padre de sintonizar o tema do próximo dia mundial com a celebração do Sínodo dos Bispos que terá como tema precisamente a Nova Evangelização para a transmissão da Fé cristã.


Rádio Vaticano

A limpeza e a santidade - G. K. Chesterton (original escrito em 1909)

De todos os sinais de modernidade que se parecem traduzir em algum tipo de decadência, nenhum é mais ameaçador e perigoso do que a exaltação de normas de conduta pequenas e secundárias, à custa das grandes e primárias, à custa dos laços eternos e da trágica moralidade humana.

Desse modo, costuma considerar-se mais injurioso acusar um homem de mau gosto do que de má ética. Hoje em dia, já não se associa a limpeza à santidade, visto que a limpeza se converteu em algo essencial, ao passo que a santidade se converteu em algo ofensivo.

(...) O grande perigo para a nossa sociedade está em que todo o seu mecanismo se possa tornar cada vez mais fixo, à medida que o espírito se torna mais inconstante.

Os pequenos actos de um homem deveriam ser livres, flexíveis, criativos; o que deveria permanecer inalterado são os seus princípios, os seus ideais.

Mas connosco o contrário é que é a verdade: os nossos pontos de vista alteram-se constantemente,mas o nosso almoço permanece inalterado.

"Tremendas trivialidades" p. 61
ALETHEIA Editores, 2010

Agradecimento 'É o Carteiro'

SPORTS DAY para a Família - 23 de Outubro - Monsanto / Lisboa


SPORTS DAY?

O SPORTS DAY é um dia de DESPORTO PARA TODOS,
uma iniciativa de famílias e jovens do
Movimento de Schoenstatt de Lisboa. 

De manhã Jogos de Competição (Rugby, Futebol, Volei e Atletismo).
À tarde muitos dos tradicionais Jogos de Famílias, para todos os gostos e idades. 
No final, depois das 17h, teremos MISSA.

23 de Outubro de 2011, em Monsanto,
no Complexo Desportivo do Grupo Desportivo de Direito.


Será um GRANDE DIA DE DESPORTO E DE JOGOS EM FAMÍLIA. 
Tanto mais divertido – e competitivo – quantos mais famílias.



Inscrições até 20 de Outubro

A pensar na sua família nos seus amigos.
Saudações desportivas,
A Equipa Organizadora


sd.jpg
Faça aqui a sua inscrição

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1931

Escreve: “Tenho uma verdadeira monomania de pedir orações: a religiosas e sacerdotes, a leigos piedosos, aos meus doentes, a todos peço a esmola de uma oração, pelas minhas intenções, que são, naturalmente, a Obra de Deus e vocações para ela”.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Do Catecismo da Igreja Católica (CIC)





§ 1713. O homem é obrigado a seguir a lei moral, que o impele a «fazer [...] o bem e a evitar o mal». Esta lei ressoa na sua consciência.

O Divine Redeemer de Charles Gounod

Passo-a-rezar.net (clique no título para ouvir uma meditação, o Evangelho do dia e respectiva meditação e reflectir. Obrigado!)

«Quem vos ouve é a Mim que ouve»

Alguém que ouvira o versículo «Oferece a Deus um sacrifício de louvor» (Sl 49,14), pensou: «Todos os dias, ao acordar, irei à igreja e aí entoarei um hino da manhã; ao final do dia, um hino da noite; e depois, em minha casa, um terceiro e um quarto hinos. Deste modo, farei todos os dias um sacrifício de louvor que oferecerei ao meu Deus». Fazer isto é bom, se realmente o fizeres, mas livra-te de ficares tranquilo com o que fazes e vê que, enquanto a tua língua fala bem perante Deus, a tua vida não fale mal à Sua frente. [...] Toma cuidado e não vivas mal enquanto falas bem.


Porquê? Porque Deus disse ao pecador: «Que tens tu de recitar os Meus mandamentos, com a Minha aliança na boca [, tu que rejeitas as Minhas palavras por trás]?» (v. 16-17) Eis o temor com que devemos falar. [...] Vós, meus irmãos, estais em segurança: se ouvirdes dizer coisas boas, é Deus que ouvis, qualquer que seja a boca que fala convosco. Mas Deus não quis deixar de repreender aqueles que falam, com receio de que adormeçam em segurança numa vida de desordem, afirmando que falam do bem e pensando: «Deus não quererá condenar-nos, pois foi através de nós que quis dizer coisas tão boas ao Seu povo». Portanto, vós que falais, quem quer que sejais, escutai o que dizeis; vós que quereis ser ouvidos, ouvi-vos em primeiro lugar. [...] Possa eu ser o primeiro a ouvir, possa eu ouvir, e ouvir melhor do que todos, «aquilo que o Senhor Deus diz em mim, pois Ele diz palavras de paz ao Seu povo» (Sl 84,9).


Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (Norte de África) e doutor da Igreja
Discursos sobre os salmos, Salmo 49, §23

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 30 de Setembro de 2011

«Ai de ti, Corazin! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e em Sidónia se tivessem realizado as maravilhas que se têm operado em vós, há muito tempo que teriam feito penitência vestidas de cilício e jazendo sobre a cinza. Por isso haverá, no dia de juízo, menos rigor para Tiro e Sidónia que para vós. E tu, Cafarnaum, “que te elevas até ao céu, serás abatida até ao inferno”. Quem vos ouve, a Mim ouve, quem vos rejeita, a Mim rejeita, e quem Me rejeita, rejeita Aquele que Me enviou».


Lc 10, 13-16