Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 22 de janeiro de 2012

Amar a Cristo...

Não sejamos tímidos, recorramos à intercessão de Nossa Senhora de Fátima pedindo ao Senhor que ajude principalmente os mais carenciados nas medidas económicas e sociais e roguemos-Lhe, que ilumine quem nos governa para que sejam sempre tocados pela humildade e a preocupação com aqueles que mais precisam.


JPR

“Estai alegres, sempre alegres”

Ninguém é feliz na Terra enquanto não se decidir a não o ser. Este é o caminho: dor, que em cristão se diz Cruz, Vontade de Deus, Amor; felicidade agora e depois – eternamente! (Sulco, 52)

«Servite Domino in laetitia!» Hei-de servir a Deus com alegria! Uma alegria que há-de ser consequência da minha Fé, da minha Esperança e do meu Amor...; que há-de durar sempre, porque, como nos assegura o Apóstolo, "Dominus prope est!", o Senhor segue-me de perto. Hei-de caminhar com Ele, portanto, bem seguro, já que o Senhor é meu Pai...; e com a sua ajuda hei-de cumprir a sua amável Vontade, ainda que me custe. (Sulco, 53)

Um conselho, que vos tenho repetido teimosamente: estai alegres, sempre alegres! Que estejam tristes os que não se consideram filhos de Deus! (Sulco, 54)

São Josemaría Escrivá

A Cruz de Cristo a nossa força e o nosso caminho...

O Papa no Angelus falou da semana de oração pela unidade dos cristãos

Reconhecer e acolher a força transformadora da fé em Jesus Cristo sustente os cristãos também na procura da plena unidade entre eles. Este o desejo manifestado pelo Papa neste domingo antes da recitação do Angelus recordando que este domingo ocorre ao meio da semana de oração pela unidade dos cristãos que se celebra de 18 a 25 de Janeiro


Bento XVI considerou esta semana de oração como um “elemento central na atividade ecuménica da Igreja”, convidando à oração por esta causa, em busca de uma união “plena”.


Esta semana de oração tem como tema ‘Todos seremos transformados pela vitória de Jesus Cristo, Nosso Senhor’, inspirado numa carta do apóstolo São Paulo aos Coríntios.


O guião para as celebrações do oitavário foi originalmente concebido pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, e pelo Conselho Mundial de Igrejas, a partir do trabalho de um grupo ecuménico polaco que se baseou na experiência de ‘alegria e adversidade’ dos cristãos daquele país do leste europeu.


O Papa aludiu, neste contexto, à “longa história de lutas corajosas, contra várias adversidades” dos cristãos na Polónia, louvando a sua “grande determinação, animada pela fé”.


“Ao longo dos séculos, os cristãos polacos intuíram espontaneamente uma dimensão espiritual no seu desejo de liberdade e compreenderam que a verdadeira vitória apenas pode acontecer se for acompanhada por uma profunda transformação interior”, declarou.


Na próxima quarta-feira, Bento XVI vai presidir em Roma a uma cerimónia litúrgica, na basílica de São Paulo fora de muros, no encerramento desta semana de oração, com a participação de representantes das Igrejas e comunidades cristãs presentes na capital italiana.


Depois da recitação do Angelus Bento XVI enviou uma saudação aos povos do Extremo Oriente, na Ásia, que celebram nestes dias o início do novo ano lunar, sublinhando a sua “alegria” nesta festividade, que ocorre num momento difícil


“Na presente situação mundial de crise económico social - disse o Papa – desejo a todos aqueles povos que o novo ano seja marcado concretamente pela justiça e pela paz, leve alivio a quem sofre, e que, especialmente os jovens, com o seu entusiasmo e o seu impulso ideal, possam oferecer uma nova esperança ao mundo”.


Na saudação em espanhol o Papa exortou a colocar os olhos no triunfo de Cristo, para que a contemplação da meta da nossa esperança dirija as nossas acções e orações de maneira que, deixando-nos transformar pelo Senhor, possamos um dia reunir-nos com ele no seu Reino.


Rádio Vaticano

Bom Domingo do Senhor!

O Senhor também nos quer fazer pescadores de homens como nos narra o Evangelho de hoje (Mc 1, 14-20) e deseja ter-nos junto a Ele, no dia a dia, na família, no trabalho e com o próximo, espera que sejamos apóstolos na palavra e nos actos.

Senhor ajuda-nos a seguir-Te com alegria e total entrega!

Padres portugueses querem título europeu de futsal

Os padres portugueses que vão participar no VI Campeonato Europeu em Futsal para sacerdotes católicos, na cidade de Gyula, Hungria, de 6 a 10 do próximo mês, levam na bagagem o sonho do título.


O capitão da seleção, padre Marco Gil, referiu hoje à Agência Ecclesia que a equipa quer "quebrar a malapata dos torneios anteriores" e vencer a prova de futsal.


Este padre da diocese de Braga vai já na quarta participação da «Champions Clerum» e foi considerado o melhor jogador do último torneio europeu. Os padres convocados são oriundos das Dioceses a norte do Mondego: quatro de Vila Real, três de Viana do Castelo, dois do Porto, dois de Braga e um de Lamego.


O padre Marco Gil frisou que são estas as dioceses que "ficam nos lugares cimeiros" quando se realiza o campeonato a nível nacional. Liderados também por um sacerdote, José Cunha, da Diocese de Viana do Castelo, o capitão da seleção adiantou que jogou futebol com o atual treinador e eram os dois "doentes" por este desporto, "nos tempos de seminário".


A lista de convocados: Padre Marco, Padre Nélson, Padre Custódio, Padre Jorge Agostinho, Padre Iolando, Padre Ivo, Padre Carlos Rubens, Padre Rui Mota, Padre Manuel Fernando, Padre Vítor Rodrigo, Padre Marco Gil e Padre Amadeu.


(Fonte: DN online)

Meditar

Quem me segue não anda nas trevas, diz o Senhor (Jo 8,12). São estas as palavras de Cristo, pelas quais somos advertidos que imitemos sua vida e seus costumes, se verdadeiramente queremos ser iluminados e livres de toda cegueira de coração. Seja, pois, o nosso principal empenho meditar sobre a vida de Jesus Cristo.


(Imitação de Cristo, Liv. I, Cap. I, 1)

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1973

Recorda aos seus filhos, que estão com ele, uns versos que aprendeu de pequeno: “Ó José, venturoso Pai do próprio Deus, e Esposo de Maria, dos altos Céus, benigno, olha para nós neste dia.”


(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Pater Noster

O pão nosso de cada dia

«A Eucaristia é o nosso pão de cada dia [...]. A virtude própria deste alimento é a de realizar a unidade a fim de que, reunidos no corpo de Cristo, tornados seus membros, sejamos o que recebemos. [...] E também são pão de cada dia as leituras que em cada dia ouvis na igreja; e os hinos que escutais e cantais, são pão de cada dia. Estes são os mantimentos necessários para a nossa peregrinação»

(Sermão 57, 7, 7 - Santo Agostinho)


Cristo «… é Ele mesmo o Pão que, semeado na Virgem, levedado na carne, amassado na paixão, cozido no forno do sepulcro, guardado em reserva na Igreja, levado aos altares, fornece cada dia aos fiéis um alimento celeste»

(Sermão 67, 7 - São Pedro Crisólogo)

S. Vicente - diácono e mártir – Padroeiro principal do Patriarcado de Lisboa

"Disse Jesus: Hoje a salvação entrou nesta casa, porque este também é um filho de Abraão" Lc 19,9


Neste dia 22, celebramos a festa de um santo muito antigo: São Vicente, Mártir, Diácono da Igreja de Zaragoza (Espanha). Ele foi celebrado pelos maiores génios da antiguidade, como Santo Agostinho, São Leão Magno, Santo Ambrósio e São Prudêncio.


Qual a causa de tanta celebridade? A resposta é simples: naquele tempo, queriam acabar com os cristãos, e a resposta corajosa de São Vicente tornou-se histórica. Disse ele: "Não cremos nos vossos deuses. Só existe Cristo e o Pai, que são o único Deus. E nós somos servos e testemunhas dessa verdade."


A reacção dos carrascos foi terrível! Depois de torturá-lo barbaramente, amarraram-no sobre uma grelha incandescente. Isto deu-se por volta do ano de 304.


O poeta cristão, Prudêncio, termina os seus versos a respeito de São Vicente, dizendo: "Levanta-te, ínclito mártir, e une-te como companheiro nosso, aos coros celestiais!".


Convém lembrar que há momentos na vida, em que é preciso decidir-se: ou por Cristo, ou contra Ele. Mesmo que isso chegue a custar-nos o maior sofrimento, podemos sempre dar a vida plena, na certeza de caminhar assim para a santidade, ou seja, para a realização plena do que somos como pessoa em Deus.


(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Ave Maria - Coral