Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Amar a Cristo...

Quantas e quantas vezes somos manipulados e a nossa boa fé, ingenuidade chamarão alguns, é violada. Senhor Jesus, hoje rogo-Te para que nos defendas da manipulação que nos fazem ou tentam fazer e que na Tua misericórdia nos ilumines a jamais sermos nós próprios agentes activos dela.

Peço-Te ainda que envies o Teu Espírito junto daqueles que a praticam, na comunicação social, na vida política e eclesial, bem como no ambiente à nossa volta, a fim que possam reconhecer o mal que fazem e deixarem de a praticar.

Amado Jesus Cristo, que a Tua Verdade, que é a única verdadeiramente pura e desinteressada, prevaleça sempre!

JPR

Confissão explicada em inglês, mas de forma brilhante absolutamente a não perder

Com Maria à espera do Paráclito


Há poucas semanas, considerando a presença de Nossa Senhora no Cenáculo de Jerusalém, com os Apóstolos e as santas mulheres, à espera da vinda do Paráclito, Bento XVI fazia notar que com Maria, começa a vida terrena de Jesus, e com Maria têm início também os primeiros passos da Igreja [4]. Deus quis que o Seu Filho encarnasse nas entranhas puríssimas da Virgem Maria, e o próprio Senhor no-la deu por Mãe junto à Cruz. Por isso, quando os primeiros discípulos se congregaram no Cenáculo à espera do Consolador prometido, a Virgem Santa estava com eles, pedindo «com as suas orações, o dom do Espírito Santo que, na Anunciação, já a tinha coberto com a Sua sombra» [5].

[4] Bento XVI, Discurso na Audiência geral, 14-III-2012.

[5] Concílio Vaticano II, Const. Dogm. Lumen Gentium, n. 59.

(D. Javier Echevarría, Prelado do Opus Dei na carta de mês de Maio de 2012)

AUDIÊNCIA ESPECIAL DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA COM BENTO XVI

O Santo Padre recebe o movimento no seu 40º aniversário, em 26 de maio

O Santo Padre concede à Renovação Carismática (RC) uma audiência especial no seu 40º aniversário de fundação na Itália. É um grande presente para os membros do movimento, que, na vigília de Pentecostes, no próximo sábado, se reunirão na Praça de São Pedro para ser recebidos pelo papa.

Milhares de peregrinos de toda a Itália se encontrarão no maior evento deste ano "jubilar" da RC, revivendo os encontros anteriores com os papas Paulo VI e João Paulo II. Às 9 horas da manhã acontece a abertura do evento, com oração, cantos e testemunhos, organizados pelo Comité Nacional e pelo Serviço Nacional da Música e do Canto da RC.

Às 10h da manhã, em sinal de comunhão com todas as igrejas onde a RC está presente e ativa, será celebrada a missa presidida pelo cardeal Angelo Bagnasco, arcebispo de Génova e presidente da Conferência Episcopal Italiana. Depois da missa, o Santo Padre chegará à praça para se reunir com os fiéis, que ouvirão as suas palavras de acolhimento. Em nome de todos os membros, o presidente nacional da RC italiana, Salvatore Martinez, cumprimentará e agradecerá ao papa pelo encontro.

Bento XVI quis conceder à Renovação Carismática uma indulgência plenária nas condições habituais para todos os participantes na audiência.

Martinez manifestou-se sobre o evento extraordinário de 26 de maio fazendo um convite, que reproduzimos:
“Uma grande festa está sendo preparada. Nós gostaríamos que não faltasse nenhum dos nossos amigos, parentes, simpatizantes da nossa experiência de vida ou interessados em experimentá-la. Será uma alegria acolher a todos, juntos, unidos em uma só voz, para agradecermos ao papa por este presente especial. Não nos cansamos ​​de gritar ao mundo as maravilhas de Pentecostes. Nestes primeiros quarenta anos, nós começamos a sentir o gosto da vida nova no Espírito e uma nova alegria de viver que queremos compartilhar com todos. Nós acreditamos, mais do que nunca, nas surpresas do Espírito e esperamos que este encontro com o Sucessor de Pedro, no Ano da Fé e do Sínodo sobre a Nova Evangelização, signifique um novo impulso de testemunho, um novo começo da nossa história. Queremos que o termo renovação não seja um ideal abstrato a ser perseguido, mas uma jornada, uma prática já em ato, pronta para ser compartilhada”.

A RC tem mais de 200 mil membros na Itália, agrupados em mais de 1.900 grupos e comunidades.

Mais informações em www.rns-italia.it e contatos pelo e-mail ufficiostampa@rns-italia.it.

(Fonte: ZENIT online)

Oração fiel e confiante a Deus - Abba, Pai

Prosseguindo as catequeses que tem vindo a desenvolver sobre a oração, na audiência geral das quartas-feiras, Bento XVI comentou hoje a relação filial expressa na palavra “Abba – Pai”, usada e proposta por Jesus para invocar a Deus. Com uns 20 mil peregrinos congregados na praça de São Pedro, o Papa recordou, a propósito, a ação do Espírito Santo, referindo a proximidade do Pentecostes, domingo. Recordando que no Génesis, o primeiro livro da Bíblia, as origens da humanidade são atribuídas à iniciativa divina, o Papa realçou a relação de parentesco e proximidade entre criatura e criador: “Deus é nosso pai, para ele não somos seres anónimos, impessoais, mas temos um nome”. A oração cristã – insistiu Bento XVI - é “expressão de uma relação recíproca onde Deus age sempre em primeiro lugar”. É através do Espírito Santo que a prece de cada cristão se torna oração de toda a Igreja e é também ele que une os diversos serviços e talentos existentes no cristianismo, sublinhou.


Mas ouçamos o resumo que o Papa propôs em português, seguido das saudações dirigidas aos peregrinos de língua português:


“Queridos irmãos e irmãs,
O Espírito Santo nos ensina a tratar Deus, na oração, com os termos afetuosos de «Abbá, Pai!», como fez Jesus. São Paulo, tanto na carta aos Gálatas como na carta aos Romanos, afirma que é o Espírito que clama em nós «Abbá, Pai!», fazendo-nos sentir numa relação de profunda confiança com Deus, como a de uma criança com seu pai. Hoje muitos não se dão conta da grandeza e da consolação profunda contidas na palavra «Pai», dita por nós a Deus na oração. O Espírito Santo ilumina o nosso espírito, unindo-nos à relação filial de Jesus com o Pai. Realmente, sempre que clamamos «Abbá, Pai!», fazemos isso movidos pelo Espírito, com Cristo e em Cristo, e sempre em união com toda a Igreja. De fato, desde o princípio, Ela assumiu esta invocação, de modo particular na oração do «Pai-Nosso». Quando rezamos ao Pai, nunca estamos sozinhos. É a Igreja que sustém a nossa invocação, porque a nossa invocação é invocação da Igreja. 
Queridos peregrinos de língua portuguesa: sede bem-vindos! Saúdo de modo particular os brasileiros do Rio de Janeiro, do Rio Grande de Sul, bem como as Irmãs Franciscanas de São José. Com a proximidade da solenidade de Pentecostes, procurai, a exemplo de Nossa Senhora, estar abertos à ação do Espírito Santo na vossa oração, de tal modo que o vosso pensar e agir se conformem sempre mais com os do seu Filho Jesus Cristo. De coração vos abençoo a vós e às vossas famílias!"


Rádio Vaticano


Vídeos em espanhol e inglês


Imitação de Cristo, 2, 1, 3 - Da vida interior

Não se há de ter grande confiança no homem frágil e mortal, por mais que nos seja caro e útil; nem nos devemos afligir com excessos, porque, de vez em quando, nos contraria com palavras ou obras. Os que hoje estão contigo amanhã talvez sejam contra ti, e reciprocamente, pois os homens mudam como o vento. Põe toda a tua confiança em Deus, e seja ele o teu temor e amor; ele responderá por ti, e fará do melhor modo o que convier. Não tens aqui morada permanente (Hbr 13,14), e onde quer que estejas, és estranho e peregrino; nem terás nunca descanso, se não estiveres intimamente unido a Jesus.

Ensina-me a relacionar-me com o teu Filho!

Se não procuras a intimidade com Cristo na oração e no Pão, como podes dá-Lo a conhecer? (S. Josemaría Escrivá - Caminho, 105)

Procura Deus no fundo do teu coração limpo, puro; no fundo da tua alma, quando lhe és fiel, e não percas nunca essa intimidade!

E se, alguma vez, não souberes como falar-lhe nem que dizer-lhe, ou não te atreveres a procurar Jesus dentro de ti, recorre a Maria, "tota pulchra", toda pura, maravilhosa, para lhe confiares: - Senhora, nossa Mãe, Nosso Senhor quis que fosses Tu, com as tuas mãos, quem cuidasse de Deus; ensina-me - ensina-nos a todos - a relacionar-nos com o teu Filho!! (S. Josemaría Escrivá - Forja, 84) 

A Missa será assim tão importante? - Pe. Manuel Morujão porta voz da CEP

O mistério da Cruz

O cristianismo não é um sistema intelectual, uma coleção de dogmas ou um moralismo. O cristianismo é, pelo contrário, um encontro, uma história de amor. Esse "caso" de amor com Cristo, essa história de amor [...], é ao mesmo tempo completamente alheia a qualquer entusiasmo superficial ou romanticismo vago. [...]

Encontrar Cristo significa segui-lo. Esse encontro é uma estrada, uma jornada, uma jornada que também passa pelo vale da sombra da morte (Si 22 [23], 4). O Evangelho fala-nos das trevas que envolveram os sofrimentos finais de Cristo, da aparente ausência de Deus, do eclipse do Sol do mundo. [...] Segui-lo significa passar pelo vale da sombra da morte, enveredar pelo Caminho da Cruz, enquanto se vive na verdadeira alegria.


Por que é assim? O próprio Senhor traduziu o mistério da Cruz, que no fundo é o próprio mistério do amor, por meio de umas palavras que exprimem integralmente a realidade da nossa vida. Diz: Quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á (Mt 16, 25).

(Cardeal Joseph Ratzinger in homilia no funeral de Luigi Giussani, L’Osservatore Romano, 06.10.2002)

Chiu! (V)



O silêncio ajuda a abreviar a palavra e dizer o essencial. Disse Pascal: “o texto só me saiu longo, porque não tive vagar para o fazer mais curto”. Subscrevo sem relutância.



Pedro Gil, diretor Gabinete de Imprensa do Opus Dei em Portugal

Facebook pede desculpa a pais católicos e de grande firmeza de fé e de respeito pela vida, depois de retirar imagens do filho com malformações

Grayson James Walker viveu escassas oito horas. Os pais já sabiam que o bebé nasceria com malformações e que teria poucas horas de vida. Contrataram um fotógrafo profissional para imortalizar os momentos e colocaram as fotos no Facebook, que as removeu por considerar pelo menos uma delas “inapropriada”. Desatada a polémica, a rede social reconsiderou e pediu desculpas aos pais. As fotos voltaram a estar disponíveis.

Grayson nasceu com uma malformação rara - anencefalia - que fez com que nascesse com a parte esquerda do cérebro exposta. 

Mesmo sabendo que o filho apenas viveria algumas horas, os pais - Heather e Patrick Walker, de Memphis, Tennessee (EUA) - contrataram um fotógrafo profissional para imortalizar o pouco tempo que eles e os dois irmãos mais velhos passariam com o bebé.

Na maioria das imagens em questão, o bebé tem sempre a cabeça coberta com gorros e em momento algum as imagens são chocantes ou explicitamente perturbantes. 

Porém, na semana passada a mãe, Heather, publicou pelo menos uma imagem do bebé sem qualquer gorro na cabeça, mostrando exactamente como nasceu - e morreu - o seu filho.

“Estava farta de ter de esconder o meu filho e a maneira como ele nasceu só para conforto dos outros. Sentia que as pessoas poderiam ficar assustadas ou ofendidas porque a sua cabeça não se parecia à cabeça dos outros bebés. Porém, num impulso, durante o meu processo de luto, senti que deveria ter orgulho e não me preocupar com os pensamentos dos outros. Após um click, a fotografia de Grayson foi publicada”, explicou Heather, citada pelo “Daily Mail”.

Foi precisamente a partir deste momento que o Facebook resolveu remover as imagens, alegando conteúdo inapropriado, perante o espanto e a revolta dos pais e restante família e amigos.

Quando a história chegou aos media e a revolta dos pais encontrou eco na opinião pública, o gigante tecnológico acabou por voltar atrás na sua decisão e emitiu um comunicado em que pede desculpa aos pais pelo sucedido.

“Após uma investigação, concluímos que a fotografia não viola as nossas directivas e que foi removida por engano (...) Ocasionalmente erramos e removemos conteúdos que não deveriam ser removidos (...) Apresentamos as nossas condolências à família e pedimos as nossas mais sinceras desculpas por qualquer inconveniente”, indicou a rede social em comunicado.

O Facebook acrescentou igualmente que a imagem só foi removida depois de ter sido denunciada por outros utilizadores.

Heather tem mantido um blogue acerca do problema de saúde do seu filho desde a altura em que descobriram - às 16 semanas de gravidez - que ele sofria de anencefalia. 

Foi dada aos pais a possibilidade de porem termo à gravidez, mas ambos decidiram levar a gestação até ao fim para que, pelo menos, pudessem conhecer o filho, ainda que estivessem conscientes que teriam que se despedir dele no próprio dia.

Após o pedido de desculpas do Facebook, Heather escreveu sobre isso mesmo no seu blogue: “Era aquilo que eu queria, uma desculpa. Não os queria processar, apenas queria que eles me deixassem exercer aquilo que eu considero um direito meu... partilhar o meu filho com as outras pessoas”.

Heather escreveu ainda que o pedido de desculpas lhe retirou dos ombros o peso de uma eventual ofensa. “Isso nunca foi a nossa intenção”, acrescentou ainda Heather.

‘Público’ online (título da responsabilidade do blogue)


N. Spe Deus: o 'Público' "convenientemente" omite  que este pais são católicos, porque ser'a?

Organizações católicas levam decreto de Obama a tribunal

Pelo menos 43 organizações católicas, incluindo universidades, hospitais e 13 dioceses, recorrem aos tribunais para salvaguardar os seus direitos à liberdade religiosa e para não serem obrigadas a financiar serviços contraceptivos e abortivos.

O decreto da administração de Barack Obama que visa obrigar instituições católicas a incluir serviços contraceptivos e abortivos nos seus seguros de saúde, vai ser desafiado nos tribunais. 

Pelo menos 43 instituições católicas, incluindo universidades, hospitais e pelo menos 13 dioceses, juntaram-se ao processo e vão pedir aos tribunais que considerem inconstitucional o decreto do departamento da “Health and Human Services”, conhecido já como o “decreto HHS”. A Igreja alega que o Estado não pode obrigar uma instituição a comprar serviços que violem as suas crenças, e que qualquer tentativa de o fazer viola a primeira emenda da Constituição. 

Entre os queixosos encontra-se a Arquidiocese de Nova Iorque, chefiada pelo Cardeal Arcebispo Timothy Dolan, presidente da Conferência Episcopal americana, que tem dado a cara mais consistentemente contra esta decisão da Casa Branca. 

Significativamente, a Universidade de Notre Dame também se associa ao processo. A Universidade esteve no centro de uma grande polémica há três anos quando atribuiu ao então recém-eleito Barack Obama uma licenciatura honorária. Várias vozes católicas criticaram a decisão, com base nas posições liberais de Obama sobre o aborto e o Presidente aproveitou a ocasião para prometer que iria trabalhar em conjunto com as instituições religiosas e defender a liberdade religiosa no país. 

Tanto uma promessa como a outra têm estado notoriamente ausentes da política presidencial em todo este processo, alegam os bispos católicos americanos. 

O “decreto HHS” faz parte do pacote de reforma do serviço de saúde americano. O Supremo Tribunal americano está, entretanto, a deliberar a constitucionalidade de todo o pacote e poderá muito bem decidir-se pela inconstitucionalidade do programa todo, ou pelo menos de algumas partes, já em Junho, o que poderá conduzir à nulidade do processo colocado agora pelos 43 grupos católicos.

Rádio Renascença

Deus ama-te!


«Quem quer que sejas, e quaisquer que sejam as circunstâncias da tua vida, Deus ama-te! E ama-te totalmente!

Beato João Paulo II

Que verdade tão simples e ao mesmo tempo tão bela de sentir.

JPR

«Que eles sejam um»

Concílio Vaticano II 
Constituição sobre a Igreja «Lumen gentium», § 32

A distinção que o Senhor estabeleceu entre os ministros sagrados e o restante Povo de Deus contribui para a união, já que os pastores e os demais fiéis estão ligados uns aos outros por uma vinculação comum: os pastores da Igreja, imitando o exemplo do Senhor, prestem serviço uns aos outros e aos fiéis: e estes dêem alegremente a sua colaboração aos pastores e mestres. Deste modo, todos testemunham, na variedade, a admirável unidade do Corpo místico de Cristo: a própria diversidade de graças, ministérios e actividades consagra em unidade os filhos de Deus, porque «um só e o mesmo é o Espírito que opera todas estas coisas» (1 Cor. 12,11).

Os leigos, portanto, do mesmo modo que, por divina condescendência, têm por irmão a Cristo, o Qual, apesar de ser Senhor de todos, não veio para ser servido mas para servir (Cf. Mt. 20,28), de igual modo têm por irmãos aqueles que, uma vez estabelecidos no sagrado ministério, apascentam a família de Deus ensinando, santificando e governando com a autoridade de Cristo, de modo que o mandamento da caridade seja por todos observado. A este respeito diz belissimamente Santo Agostinho: «Aterra-me o ser para vós, mas consola-me o estar convosco. Sou para vós como bispo; estou convosco como cristão. Nome de ofício, o primeiro; de graça, o segundo; aquele, de risco; este, de salvação».

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 23 de Maio de 2012

Já não estou no mundo, mas eles estão no mundo, e Eu vou para Ti. Pai Santo, guarda em Teu nome aqueles que Me deste para que sejam um, assim como Nós. Quando Eu estava com eles, os guardava em Teu nome. Conservei os que Me deste; nenhum deles se perdeu, excepto o filho da perdição, cumprindo-se a Escritura. Mas agora vou para Ti e digo estas coisas, estando ainda no mundo, para que eles tenham em si mesmos a plenitude da Minha alegria. Dei-lhes a Tua palavra, e o mundo odiou-os, porque não são do mundo, como também Eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como Eu também não sou do mundo. Santifica-os na verdade. A Tua palavra é a verdade. Assim como Tu Me enviaste ao mundo, também Eu os enviei ao mundo. Por eles Eu santifico-Me a Mim mesmo, para que também sejam santificados na verdade.

Jo 17, 11-19