Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 24 de junho de 2012

Amar a Cristo...

Como Te poderemos agradecer todas as graças recebidas neste período de repouso que hoje termina? Só encontramos uma resposta, louvando-Te e amando-Te todavia mais. Será que teremos a humildade e entrega suficiente para o fazer realmente?

Amado Jesus, ajuda-nos a fazê-lo, pois por muitas que sejam as dispersões e tentações das trevas, sabemos que se o não fizermos, além de ingratos estaremos a ser maus filhos Teus e a afastar-nos da suprema graça que será o Teu Reino.

Jesus Cristo ouvi-nos, Jesus Cristo atendei-nos!

JPR

Devolver a ética ao sistema financeiro (vídeos em espanhol e inglês)

Papa lembra São João Batista, o precursor de Jesus

Milhares de fiéis reuniram-se, ao meio-dia deste domingo, para ouvir o Papa recitar a Oração Mariana do Angelus, na Praça São Pedro. Bento XVI lembrou que neste domingo, 24 de junho, a Igreja celebra a solenidade de Nascimento de São João Batista. "Com exceção à Virgem Maria, João Batista é o único santo do qual a liturgia festeja o nascimento, e o faz porque está estreitamente ligado ao mistério da Encarnação do Filho de Deus.

“Os quatro Evangelhos dão grande destaque à figura de João o Batista, como o profeta que conclui o Antigo Testamento e inaugura o Novo, indicando em Jesus de Nazaré o Messias, o Consagrado do Senhor”, completou Bento XVI.

Citando o Evangelho de São Mateus, o Papa lembrou que depois disso foi o próprio Jesus que falou de João Batista. “Ele é aquele do qual está escrito: Eis que eu envio meu mensageiro diante de ti para preparar o caminho. Em verdade eu vos digo: entre os filhos das mulheres, não surgiu outro maior que João Batista. No entanto, o menor no reino dos céus é maior do que ele”.

Após não acreditar na gravidez tardia de Isabel, o pai de João Batista, Zacarias emudeceu até o dia da circuncisão do menino, quando disse: “E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo porque virás antes do Senhor para preparar os seus caminhos e para dar ao seu povo o conhecimento da salvação no perdão dos seus pecados”.

O Papa lembrou então que “tudo isso se manifestou trinta anos depois, quando João foi batizar no rio Jordão, chamando as pessoas para que se preparassem, com aquele gesto de penitência, à iminente vinda do Messias, que Deus o havia revelado durante a sua permanência no deserto da Judeia”.

E completou – “Por isso ele é chamado Batista, ou seja, aquele que batiza. Quando um dia de Nazaré chegou Jesus pedindo para ser batizado, João Batista de início negou-se, mas depois concordou, e viu o Espírito Santo posar sobre Jesus e ouviu a voz do Pai celestial que o proclamava seu filho. Mas a sua missão não estava ainda completa. João foi decapitado no calabouço do rei Erodes, e assim o testemunho do Cordeiro de Deus ficou completo, aquele que Batista havia antes de todos reconhecido e indicado publicamente”.

(...)

Radio Vaticano na sua edição para o Brasil com adaptação de JPR

Imitação de Cristo, 2, 9, 5 - Da privação de toda consolação

Por isso um deles, sentindo a presença da graça, exclamava: Eu disse em minha abundância: não serei abalado jamais (Sl 29,7). Sentindo, porém, retirar-se a graça, acrescenta: Desviastes de mim, Senhor, o vosso rosto, e fiquei perturbado (v.8). Entretanto não desespera, mas com mais instância roga ao Senhor, e diz: A vós, Senhor, clamarei, e ao meu Deus rogarei (v.9). Alcança, afinal, o fruto de sua oração e atesta ter sido atendido, dizendo: Ouviu-me o Senhor, e compadeceu-se de mim, o Senhor se fez meu protetor (v.11). Mas em quê? Convertestes, diz ele, meu pranto em gozo, e me cercastes de alegria (v.12). Se isto sucedeu aos grandes santos, não devemos desesperar nós outros, fracos e pobres, por nos sentirmos umas vezes com fervor, outras vezes com frieza porque vai e vem o espírito de Deus, segundo lhe apraz. Por isso diz o santo Jó: Senhor, visitais o homem na madrugada, e logo o provais (7,18).

És filho de Deus

O baptismo faz-nos "fideles", fiéis, palavra que, como aquela outra "sancti", santos, empregavam os primeiros seguidores de Jesus para se designarem entre si, e que ainda hoje se usa: fala-se dos "fiéis" da Igreja. – Pensa nisto! (S. Josemaría Escrivá - Forja, 622)

Então foi Jesus da Galileia ao Jordão ter com João, para ser baptizado por ele. E eis uma voz do Céu, que dizia: Este é o meu Filho, o amado, no qual pus as minhas complacências (Mt 3, 13.17).

No Baptismo o Nosso Pai, Deus, tomou posse das nossas vidas, incorporou-nos na vida de Cristo e enviou-nos o Espírito Santo.

A força e o poder de Deus iluminam a face da Terra.

Faremos arder o mundo nas chamas do fogo que vieste trazer à terra!…E a luz da Tua verdade, ó nosso Jesus, iluminará as inteligências por dia sem fim!

Ouço-Te clamar, ó meu Rei, com a forte voz, que vibra: ignem veni mittere in terram, et quid volo nisi ut accendatur? – E respondo, com todo o meu ser, comos meus sentidos e as minhas potências: ecce ego: quia vocasti me!

Nosso Senhor pôs-te na alma um selo indelével, por meio do Baptismo: és filho de Deus.

Criança, não ardes em desejos de fazer com que todos O amem? (S. Josemaría Escrivá - Santo Rosário, Iº mistério luminoso) 

Bom Domingo do Senhor!

Demos graças ao Senhor por não termos a necessidade de nos interrogar quem viria a ser João conforme nos narra o Evangelho de hoje (Lc 1, 57-66.80) pois o próprio Senhor nos deixou narrado por Mateus que «entre os nascidos de mulher não veio ao mundo outro maior que João Baptista» (11,11).

Louvado seja Jesus Cristo Nosso Senhor pelo nascimento do filho de Isabel e Zacarias!

Perda da fé



O homem não é plasmado apenas do interior para o exterior. Existe também uma linha de força que vai do exterior para o interior: negá-la ou desconsiderá-la seria uma forma de espiritualismo que rapidamente se vingaria. O Sagrado, o Santo, está presente aqui neste mundo, e quando a força educadora de suas manifestações visíveis desaparece, acaba-se caindo num achatamento e num embrutecimento dos homens e do mundo.

(Cardeal Joseph Ratzinger in ‘Il Dio vicino’ pág. 105)

Especial São Paulo - As «Grande Epístolas» - V

Romanos (2)

Depois de uma longa saudação, cheia de interesse teológico, estende-se numa visão da humanidade não redimida, afastada e com inimizade com Deus depois da queda de Adão. Contempla a degradação moral dos gentios e os pecados semelhantes dos Judeus, para concluir com a absoluta necessidade da Redenção de Cristo para alcançar o perdão de Deus e a graça. Quatro noções nos parece importante sublinhar para entender a Epístola: o pecado, a morte, a carne e a Lei. Delas se tratará mais adiante, na Introdução à «Teologia» de São Paulo. O homem não redimido, submetido a essas quatro forças, só poderá livrar-se delas pela obra da Redenção operada por Cristo Jesus. A salvação provém, pois, unicamente de Jesus Cristo Nosso Senhor, e a ela aderimos pela fé, dom gratuito de Deus, não efeito das nossas obras. Mas uma vez abertos para a fé, e mediante o baptismo que nos enxerta em Cristo, podemos e devemos fazer o bem, praticar a virtude, pelo Espírito Santo, que habita em nós e completa a obra da justificação operada por Cristo, tornando-nos santos e filhos adoptivos do Pai. Assim passamos do estado de inimizade com Deus ao de amizade, do de irredenção ao da graça, a ser uma nova criatura, aberta à esperança da glória dos filhos de Deus.
Na segunda parte da Epístola São Paulo aplica a doutrina anterior à vida e ao comportamento do fiel que abraçou a fé: vêm então, como conclusão, as exigências morais da fé, da «vida no Espírito», e os conselhos práticos do Apóstolo para se saber conduzir no meio do mundo que os rodeia, ainda por remir, mas que deve aproximar-se da salvação.
A Epístola aos Romanos representa um momento cume da Revelação divina transmitida pelo Apóstolo. O resto das cartas aprofundará alguns dos aspectos já esboçados na teologia recolhida em Romanos.

(Bíblia Sagrada anotada pela Faculdade de Teologia da Universidade de Navarra – Volume II, edição em língua portuguesa – Edições Theologica – Braga – As Epístolas de São Paulo – pág. 439-440)



Continua

Disciplina em redor do Papa para fazer frente às divisões, pede o Arcebispo Primaz da Cidade do México

Pela sua oportunidade republicamos excertos de homilia proferida em 2009


O Cardeal Norberto Rivera Carrera, apontou na homilia proferida no Domingo passado que perante as divisões internas da Igreja, “impõe-se uma disciplina à volta de Pedro a quem o Senhor confiou o leme da Igreja”.

Na Catedral Metropolitana, o Purpurado explicou que as dificuldades internas de que sofre a Igreja como “os cismas, as heresias, as deserções e os desvios que estão sempre a ocorrer” provocam danos no Corpo de Cristo, no entanto isso não deve esmorecer os fiéis já que o Senhor está-nos sempre confortando e fortalecendo.

Em seguida precisou que “o facto que a Igreja continue navegando no mar da história não é mérito nosso, nem é fruto das nossas capacidades ou estratégias, enquanto seus membros seja pela nossa inabilidade ou pela nossa maldade já a teríamos afundado, acontece que o barco leva ao leme alguém a quem o mar, o vento e as tempestades obedecem. As velas da barca obedecem ao sopro do Espírito”.

Ao referir-se assim às tempestades que se encontram “no nosso coração e na Igreja”, o Cardeal Rivera salientou que “as tentações, as desconfianças, a rebelião, nos estão a sepultar. É chegado o momento de despertar a nossa fé, é o momento de nos viramos para Jesus, que parece adormecido, mas que se encontra próximo de nós e escuta-nos”.

“Ele está à espera da nossa súplica, Ele espera a nossa oração confiada, para acalmar em nós as tempestades, para oferecer-nos a paz a fim de continuarmos a travessia até chegarmos à outra margem”, salientou.

O Purpurado animou de seguida a “a que tranformemos as divisões em comunhão, a fim de diminuir a água que a tempestade nos atira, devemos remar em uníssono e fazer frente aos inimigos comuns”.

“Todo o pluralismo na Igreja tem como fronteira necessária a unidade de acção e destino, a unidade da fé, do amor e da esperança. Impõe-se um trabalho de equipa, impõe-se uma disciplina em redor de Pedro a quem o Senhor confiou o leme da Igreja”, concluiu.

(Fonte: Aciprensa aqui com tradução e adaptação de JPR)


Nota: o Evangelho  em que a homilia está estruturada foi de Mc 4, 35-41 que pode ser lido ou ouvido aqui

Testemunho de João

«No dia seguinte, ao ver Jesus, que se dirigia para ele, exclamou: «Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! É aquele de quem eu disse: 'Depois de mim vem um homem que me passou à frente, porque existia antes de mim.' Eu não o conhecia bem; mas foi para Ele se manifestar a Israel que eu vim baptizar com água.» E João testemunhou: «Vi o Espírito que descia do céu como uma pomba e permanecia sobre Ele. E eu não o conhecia, mas quem me enviou a baptizar com água é que me disse: 'Aquele sobre quem vires descer o Espírito e poisar sobre Ele, é o que baptiza com o Espírito Santo'. Pois bem: eu vi e dou testemunho de que este é o Filho de Deus» 

(Jo 1, 29-34)

«E reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus. Irá à frente, diante do Senhor, [...] a fim de proporcionar ao Senhor um povo com boas disposições.» (Lc 1,16-17)

Liturgia Bizantina 
Lucernário das Grandes Vésperas da festa da Natividade de João Baptista

Neste dia vem ao mundo o grande Percursor,
fruto do seio da estéril Isabel.
É o maior entre os profetas;
nenhum outro surgiu como ele (Mt 11,11),
pois ele é a candeia (Jo 5,35) que antecede de perto a claridade suprema
e a voz (Mt 3,3) que precede o Verbo.
Ele conduz a Cristo a Igreja, Sua noiva (Jo 3,29),
e prepara para o Senhor um povo escolhido,
purificando-o com a água, aguardando o Espírito.

De Zacarias nasce essa planta jovem,
a mas bela entre os filhos do deserto,
o arauto do arrependimento,
o que purifica pela água (Lc 3,16) os que se transviavam,
que leva, como percursor (Lc 1,17), o anúncio da ressurreição
até à casa dos mortos (Mc 6,28),
e que intercede pelas nossas almas.

Desde o seio de tua mãe, bem-aventurado João,
tu foste o profeta e o percursor de Cristo:
estremeceste de alegria
vendo a Rainha vir até junto da serva,
levando a ti Aquele que o Pai gera sem mãe desde toda a eternidade (Lc 1,40),
tu, que nasceste de uma mulher estéril e dum velho,
segundo a promessa do Senhor (Lc 1,13)
pede-Lhe para ter piedade das nossas almas.

(Fonte: Evangelho: Quotidiano)