Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 23 de abril de 2013

Amar a Cristo...

Senhor Jesus perdoa-me, Te imploro, mas hoje estou seco não encontro as palavras que mereces, olho para o Teu Crucifixo, penso em Ti mas não me saem. Sei no entanto, que Te amo com todo o meu coração e discernimento.

Deixo aqui registado uma citação da Epístola ao Hebreus (11, 1) que são uma síntese excepcional do que é a fé «A fé é o fundamento das coisas que se esperam, e uma demonstração das que não se vêem».

Jesus Cristo ajuda-me a ter a inteligência de coração para Te deixar penetrar sempre na minha vida!

JPR

Um policial pode tirar a vida de alguém? pelo Pe. Paulo Ricardo

Imitação de Cristo, 4 , 14, 3 - Do ardente desejo que têm alguns devotos de receber o corpo de Cristo - Voz do discípulo

Vossa misericórdia é bastante poderosa para me dar a graça desejada, e visitar-me em vossa clemência, no dia que vos aprouver, com o espírito de fervor. Pois ainda que não esteja acendido de tão ardentes desejos, como vossos privilegiados devotos, sinto, todavia, com a vossa graça, o desejo de seus abrasados desejos, e peço e rogo o favor de participar do fervor de todos esses vossos amigos e ser agregado à sua santa companhia.

"A Igreja é Mãe de todos, cada vez mais"

O Papa Francisco celebrou missa na Capela Paulina com todos os cardeais presentes em Roma, por ocasião do seu onomástico, São Jorge.

Estavam também na Capela o Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, e o Cardeal-decano, Angelo Sodano, que leu um discurso de parabéns ao Bispo de Roma em nome de todos. Em resposta, Francisco agradeceu por se sentir bem acolhido: “Obrigado, me sinto bem covosco e gosto disso” – disse.

Recordando a data, o Cardeal Sodano invocou para o Papa e os cardeais “o dom da força cristã, o mesmo que teve São Jorge quando deixou o uniforme militar para vestir o uniforme da fé”.

Na homilia, Francisco lembrou que a identidade cristã não é uma carteira de identidade, mas pertence à Igreja. “É uma dicotomia absurda querer amar Jesus sem a Igreja: identidade significa pertença”. Improvisando, o Papa prosseguiu afirmando que “se não formos cordeiros de Jesus, nossa fé não terá substância”.

Em seguida, invocou o “fervor apostólico”, recordando que é sempre necessário pensar na missionariedade da Igreja, na mãe Igreja que cresce com novos filhos. A este respeito, disse que o a vida cristã e a vida da Igreja caminham sempre das “perseguições do mundo às consolações do Senhor”.

“Se quisermos proceder no caminho da mundanidade, negociando com o mundo como os Macabeus queriam fazer, jamais teremos a consolação do Senhor. Claro, se quisermos apenas a consolação, será superficial, e não a do Senhor”.

Ao descobrir a sua dimensão missionária, a primeira comunidade cristã conheceu a perseguição, mas também a alegria. “A Igreja, assim, é mais Mãe; Mãe de muitos filhos. Torna-se cada vez Mãe, Mãe que nos dá a fé, Mãe que nos dá a identidade”.

Ainda esta manhã, Papa Francisco publicou um novo tweet dedicado à Mãe de Jesus: “Maria é a mulher do «Sim». Maria, fazei-nos conhecer cada vez melhor a voz de Jesus e ajudai-nos a segui-la!”.

A conta do Pontífice no Twitter, em português, é https://twitter.com/Pontifex_pt.

Rádio Vaticano com adaptação de JPR

Vídeo da ocasião em espanhol

João Paulo II poderá ser canonizado a 20 de outubro

O polaco Karol Wojtyla, o Papa João Paulo II, poderá ser canonizado a 20 de outubro deste ano, revelou o jornal italiano Credere.

De acordo com a publicação, o processo de canonização de João Paulo II ganhou um novo fôlego depois de a Congregação para a Causa dos Santos ter aprovado um suposto milagre ocorrido já depois da morte de Wojtyla, em 2005.

João Paulo II morreu a 2 de abril de 2005 e foi beatificado a 1 de maio de 2011.

É preciso certificar a existência de um milagre - um acontecimento considerado "inexplicável para a ciência" -, que ocorra depois da beatificação, para que a canonização aconteça.

Depois da comissão médica da Congregação para a Causa de todos os Santos certificar o milagre, o caso é ainda analisado por um grupo de teólogos para que tenha aprovação.

O jornal Credere avança a data de 20 de outubro porque está próxima da efeméride dos 35 anos da eleição de João Paulo II - 16 de outubro de 1978 - e do início oficial do seu pontificado - 22 de outubro de 1979 (N. Spe Deus: e data da sua festa litúrgica).

(Fonte: por Lusa, publicado por Elisabete Silva em DN online AQUI seleção de foto de responsabilidade deste blogue)

Dedicado ao Papa Francisco no dia em que a Igreja celebra o seu santo onomástico São Jorge (séc. III-IV), Jorge Bolet interpreta Tango de Albeniz-Godowsky

«pão repartido»

... a Eucaristia impele todo o que acredita n'Ele a fazer-se «pão repartido» para os outros e, consequentemente, a empenhar-se por um mundo mais justo e fraterno. Como sucedeu na multiplicação dos pães e dos peixes, temos de reconhecer que Cristo continua, ainda hoje, exortando os Seus discípulos a empenharem-se pessoalmente: «Dai-lhes vós de comer» (Mt 14,16). Na verdade, a vocação de cada um de nós consiste em ser, unido a Jesus, pão repartido para a vida do mundo.

Bento XVI
Exortação apostólica «Sacramento da Caridade», 88

Bento XVI e a sua memória da primeira comunhão

"Fiquei realmente cheio de alegria pelo facto de Jesus ter vindo a mim e compreendia - aos nove anos de idade - que tinha começado uma nova etapa da minha vida. Desde então, prometi ao Senhor: quereria estar sempre conTigo, mas - sobretudo - Tu tens que estar sempre comigo".

Sobre a presença real de Cristo na Eucaristia, o Papa disse que "nós não O vemos, mas existem muitas coisas que não vemos e são essenciais: por exemplo, a nossa inteligência ou a alma, mas existem, porque nós podemos falar e pensar. Também não vemos a electricidade, mas apercebemo-nos dos seus efeitos, a luz eléctrica". Da mesma forma, "também não vemos com os nossos olhos o Senhor ressuscitado, mas vemos que, com Jesus, as pessoas mudam, são melhores, há uma maior capacidade de paz e reconciliação".

(Bento XVI - Sínodo dos Bispos sobre a Eucaristia, encerrado em Roma no dia 23 de Outubro de 2005)

«À procura de Jesus»

Pedro o Venerável (1092-1156), Abade de Cluny

Escutai, povos de todo o mundo; escutai, nações espalhadas por toda a superfície da terra; ouvi, tribos e raças diversas (cf. Ap 7, 9), todos vós que vos julgáveis abandonados e que vos consideráveis até agora miseráveis, ouvi e alegrai-vos: o vosso Criador não vos esqueceu. Ele não quis que a Sua cólera retivesse por mais tempo as Suas misericórdias; na Sua bondade, quer agora salvar, não só o pequeno número dos judeus, mas a imensa multidão. Escutai o santo profeta Isaías [...]: «Naquele dia, a raiz de Jessé será erguida como um sinal para os povos» (11,10). [...]

Como o próprio Jesus atestou, Ele é Aquele que «Deus Pai marcou com o Seu selo», para que seja um sinal. Mas um sinal de quê? Para que, exaltado no cimo do estandarte da cruz, qual serpente de bronze elevada no meio do campo (Nm 21), Ele volte para Si os olhares, não só do povo judeu, mas de todo o universo, e atraia para Si, pela Sua morte na cruz, o coração de todos os homens. Assim, ensiná-los-á a pôr nEle toda a esperança. Ao curar-lhes todas as fraquezas, ao perdoar-lhes todos os pecados, ao abrir a todos o Reino dos Céus encerrado há tanto tempo, mostrar-lhes-á que é verdadeiramente «Aquele que será enviado [...], Aquele que todas as nações aguardavam» (Gn 49, 10). Este sinal, Ele próprio o elaborou para os povos, a fim de «juntar os exilados de Israel e reunir os dispersos de Judá dos quatro cantos da terra» (Is 11, 12).

Primeira comunhão

Josemaria tinha dez anos quando recebeu pela primeira vez Jesus na sua alma. Era o dia 23 de Abril. A mãe tinha feito o possível para que ficasse como um sol. Chon e Lolita também estavam vestidas a rigor nesse dia. Desde cedo o Anjo da guarda dizia baixinho ao ouvido da criança a oração que lhe tinham ensinado dias antes para o preparem melhor.

- Josemaria… “Eu quisera…” 

E o menino dizia:

“Eu quisera, Senhor, receber-vos com aquela pureza, humildade e devoção com que vos recebeu a vossa Santíssima Mãe; com o espírito e o fervor dos santos”.

O Anjo trouxe-lhe também à memória as orações aprendidas de pequenino. Queria preparar muito bem o coração do menino, pois quanto maior fosse o seu amor mais alegria daria a Jesus e maiores graças receberia. Ao regressar da comunhão, de mãos postas e com os olhos fechados, ficou numa longa conversa com Jesus… Tinha tantas coisas para dizer: perguntar pela Rosarinho, pedir pelo papá, pela mamã, pela Cármen, Chon e Lolita… agradecer, pedir perdão, mas, acima de tudo, dizer a Jesus quanto lhe queria e quanto tinha esperado por aquele momento. A seu lado o Relojoeirinho procurava afastar qualquer distracção da mente do menino, sugerindo-lhe ao ouvido mais ideias e, sobretudo, oferecer a Jesus a pequena dor do dia anterior.

Do livro: ‘Vida y venturas de un borrico de noria’ © Paulina Mönckeberg, 2004 © Ediciones Palabra, S.A., 2004

Legendado em português

Dar daquilo que cada um tem

Primeira comunhão S. Josemaría Escrivá em 23 de Abril de 1912
No princípio do ano sugeri-vos que, se achais bem, rezeis com frequência a jaculatória que o nosso Padre tirou do Evangelho, dos lábios do Apóstolo S. Tomé, e que repetia diariamente, com o coração, na Santa Missa: Dominus meus et Deus meus! [Jo 20, 28], Meu Senhor e meu Deus! Assombra-nos este maravilhoso ato de fé na presença real de Jesus Cristo sob as espécies sacramentais, que nos ajudará a preparar-nos melhor para comungar. Havemos de amar muito o Senhor, ser muito piedosos, tratá-Lo o melhor possível, no altar e no Sacrário, amá-Lo também pelos que não O amam, compensá-Lo pelos que O ofendem. “Deus Nosso Senhor precisa que Lho digais muitas vezes, ao recebê-Lo, em cada manhã: Senhor, creio que és Tu, creio que estás realmente escondido nas espécies sacramentais! Adoro-Te, amo-Te! E quando Lhe fizerem uma visita no oratório, repeti-Lho de novo: Senhor, creio que estás aqui realmente presente! Adoro-te, amo-Te! Isso é ter carinho pelo Senhor. Assim O amaremos mais em cada dia. Depois, continuai a amá-Lo durante o dia, pensando e vivendo nesta consideração: vou acabar bem as coisas por amor a Jesus Cristo que nos preside do Tabernáculo. Amai muitíssimo a Jesus Sacramentado, e procurai que muitas almas O amem: somente se tiverdes esta preocupação nas vossas almas, sabereis ensiná-la aos outros, porque dareis o que viveis, o que tendes, o que sois”.

(Fonte: D. Javier Echevarría, Carta, 1 de abril de 2012 em http://www.opusdei.pt/art.php?p=48390)

«Eu e o Pai somos Um»

Simeão, o Novo Teólogo (c. 949-1022), monge grego, santo das Igrejas ortodoxas 
Hino 21, 468 ss.  

Enviado e vindo do Pai, o Verbo desceu 
E habitou, inteiro, nas entranhas da Virgem. 
Tal como inteiro estava no Pai 
E inteiro esteve nesse seio virginal, 
Inteiro está no Todo, Ele que nada pode conter. [...] 
Permanecendo inalterado, assumiu a condição de escravo (Fl 2,7) 
E, incarnando neste mundo, tornou-Se em tudo um homem. [...] 
Como afirmar o que nem aos anjos pode ser explicado, 
Nem aos arcanjos, nem a todos os seres criados? 
Sendo de maneira legítima inteligível, 
Não podemos sequer exprimi-lo, 
Nem o nosso espírito compreendê-lo na totalidade. 

Como, então, é Deus e homem, e homem-Deus, 
E Filho inteiro do Pai, de modo inseparável? 
Como Se tornou Filho da Virgem e foi dado à luz neste mundo, 
Como permaneceu para nós impossível de ser contido? 
Remeter-te-ás ao silêncio perante tudo isto. 
E, mesmo que quisesses falar, 
Ao teu espírito faltariam as palavras, 
E à tua língua eloquente restaria o emudecimento. [...] 

Glória a Ti, Pai, Filho e Espírito Santo, 
Divindade inatingível para nós, indivisível na Sua natureza. 
Adoramos-Te no Espírito Santo, 
Nós os que possuímos o Teu Espírito, de Ti recebido. 
Vendo a Tua glória, não Te procuramos sem pensar, 
Mas no Teu Espírito é que Te descobrimos, 
Pai ingerado, e ao Teu Verbo, de Ti gerado. 
E assim adoramos a Trindade una e sem mescla 
Na Sua única Divindade, Poder e Soberania.

O Evangelho do dia 23 de abril de 2013

Celebrava-se em Jerusalém a festa da Dedicação. Era Inverno. Jesus andava a passear no templo, no pórtico de Salomão. Rodearam-n'O os judeus e disseram-Lhe: «Até quando nos manterás em suspenso? Se és o Messias, di-no-lo claramente». Jesus respondeu-lhes: «Já vo-lo disse, e vós não Me credes. As obras que faço em nome de Meu Pai, essas dão testemunho de Mim; porém vós não credes, porque não sois das Minhas ovelhas. As Minhas ovelhas ouvem a Minha voz, e Eu conheço-as, e elas seguem-Me. Eu dou-lhes a vida eterna; elas jamais hão-de perecer, e ninguém as arrebatará da Minha mão. Meu Pai, que Mas deu, é maior que todas as coisas; e ninguém pode arrebatá-las da mão de Meu Pai. Eu e o Pai somos um».

Jo 10, 22-30