Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Amar a Cristo...

Senhor Jesus, se alguma tranquilidade temos para enfrentar as dificuldades de saúde a Ti o devemos, acolhendo-nos no Teu coração e no regaço materno de Nossa Senhora, a excelsa Mãe que nos ofereceste.

De facto, sem Ti e sem Ela tudo nos seria mais difícil, pois nos momentos de crise e através da oração a Ti recorremos, tanto diretamente como por intercessão de Maria, e sentimo-nos confortados oferecendo-Te esses momentos e rogando-Te que nos recebas no Teu Reino quando o tiveres como oportuno. Pedimos-Te que nos ajudes a estar vigilantes e a nunca abrir flanco à tristeza e ao desespero, pois sem Ti, poderíamos estar fisicamente vivos, mas na realidade estaríamos mortos.

Louvor e glória a Vós Jesus Cristo Senhor!

JPR

Deus ama o diabo?

1 a 7 Julho - Actividades de Férias no Clube Alviela


«O problema não está em sermos pecadores, está quando não nos envergonhamos dos nossos pecados, quando não nos arrependemos»

O problema não é sermos pecadores mas não deixarmo-nos transformar pelo amor de Cristo. Esta a principal afirmação da homilia de hoje do Santo Padre na sua missa matinal. Colocou no centro da sua homilia a pergunta de Jesus a Pedro sobre se o ama. O Papa diz-nos que é um diálogo de amor entre o Senhor e o seu discípulo e repercorre a história dos encontros de Pedro com Jesus desde o primeiro vem e segue-me. Segundo o Santo Padre Pedro deixou-se modelar por Jesus nos muitos encontros ao longo dos tempos, feitos de dor e alegria, de risos e de lágrimas e até de vergonha pelos erros cometidos. Mas, as palavras de Jesus são: Pedro tu és Pedra, e depois lança-o na misso dizendo-lhe: ”apascenta as minhas ovelhas”. E Pedro era um simples pecador como nos recorda o Papa Francisco…

“Mas Pedro era pecador, mas não era corrupto, eh? Pecadores, sim, todos: Corruptos, não. Uma vez soube de um padre, um bom pároco que trabalhava bem; foi nomeado bispo, e ele tinha vergonha porque não se sentia digno, tinha um tormento espiritual. E foi ter com o confessor. O confessor ouviu-o e disse: Não te assustes. Se com todos aqueles pecados a Pedro fizeram-no Papa tu continua e vai em frente. É que o Senhor é assim. O Senhor é assim. O Senhor faz-nos amadurecer com os nossos encontros com Ele, mesmo com as nossas debilidades, quando as reconhecemos, com os nossos pecados…”

Rádio Vaticano (título da responsabilidade deste blogue)

Vídeo da ocasião em italiano

Tertúlia sobre São Josemaría no Brasil

“Tanta terra e tão fecunda, tão formosa! Eu creio que as vossas almas são como esta terra: aqui tudo é generoso, tudo é abundante; os frutos deste país são mais doces, mais fragrantes... E, depois, vocês têm os braços abertos a todo o mundo: aqui não há distinções. Poderíamos repetir palavras da Escritura: gentes de todos os povos aqui encontram a Pátria, uma Pátria amadíssima. Eu já me sinto brasileiro... Meus filhos, tenho um grande remorso; não ter vindo antes ao Brasil” São Josemaria Escrivá

Para comemorar os 39 anos da vinda de São Josemaria ao Brasil (e ao Centro de Estudos Universitários do Sumaré), teremos uma tertúlia especial com convidados que testemunharam esse fato histórico. Participe!

OBS.: antes da tertúlia, serviremos um jantar (as 20h). Caso queira jantar conosco, favor confirmar presença.

CENTRO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS DO SUMARÉ

João Paulo II na Missa da Beatificação (17 de Maio de 1992)



Vídeo legendado em espanhol

«Apascenta as Minhas ovelhas»

Beato João Paulo II 
Encíclica «Ut unum sint» §§ 90-93

O Bispo de Roma é o Bispo da Igreja que conserva o testemunho do martírio de Pedro e de Paulo. [...] O Evangelho de Mateus traça e especifica a missão pastoral de Pedro na Igreja. [...] «Também Eu te digo: Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a Minha Igreja» (16,18). Lucas põe em evidência que Cristo recomenda a Pedro que confirme os irmãos, mas ao mesmo tempo dá-lhe a conhecer a sua fraqueza humana e a sua necessidade de conversão (22,32). É como se, sobre o horizonte da fraqueza humana de Pedro, se manifestasse plenamente que o seu particular ministério na Igreja provém totalmente da graça. [...]

Logo a seguir à sua investidura, Pedro é repreendido com rara severidade por Cristo, que lhe diz: «Tu és para Mim um estorvo» (Mt 16, 23). Como não ver, na misericórdia de que Pedro tem necessidade, uma relação com o ministério daquela misericórdia que ele foi o primeiro a experimentar? [...] Também o Evangelho de João sublinha que Pedro recebe o encargo de apascentar o rebanho com uma tríplice profissão de amor, que corresponde à sua tríplice negação. [...] Quanto a Paulo, conclui a descrição do seu ministério com a surpreendente afirmação que lhe foi concedido ouvir dos lábios do Senhor: «Basta-te a Minha graça, porque é na fraqueza que a Minha força se revela totalmente», podendo em seguida exclamar: «Quando me sinto fraco, então é que sou forte» (2 Cor 12, 9-10). [...]

Herdeiro da missão de Pedro [...], o Bispo de Roma exerce um ministério que tem a sua origem na misericórdia multiforme de Deus, a qual converte os corações e infunde a força da graça onde o discípulo sente o sabor amargo da sua fraqueza e miséria. A autoridade própria deste ministério está posta totalmente ao serviço do desígnio misericordioso de Deus e há-de ser vista sempre nesta perspectiva. É nela que se explica o seu poder. Ligado como está à tríplice profissão de amor de Pedro, que corresponde à tríplice negação, o seu sucessor sabe que deve ser sinal de misericórdia. O seu ministério é um ministério de misericórdia, nascido de um acto de misericórdia de Cristo. Toda esta lição do Evangelho deve ser constantemente relida, para que o exercício do ministério petrino nada perca da sua autenticidade e transparência.

O Evangelho do dia 17 de maio de 2013

Depois de comerem, disse Jesus a Simão Pedro: «Simão, filho de João, amas-Me mais do que estes?». Ele respondeu: «Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo». Jesus disse-lhe: «Apascenta os Meus cordeiros». Voltou a perguntar pela segunda vez: «Simão, filho de João, amas-Me?». Ele respondeu: «Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo». Jesus disse-lhe: «Apascenta as Minhas ovelhas». Pela terceira vez disse-lhe: «Simão, filho de João, amas-Me?». Pedro ficou triste porque, pela terceira vez, lhe disse: «Amas-Me?», e respondeu-Lhe: «Senhor, Tu sabes tudo; Tu sabes que Te amo». Jesus disse-lhe: «Apascenta as Minhas ovelhas». «Em verdade, em verdade te digo: Quando tu eras mais novo, cingias-te e ias onde desejavas; mas, quando fores velho, estenderás as tuas mãos e outro te cingirá e te levará para onde tu não queres». Disse isto, indicando com que género de morte havia Pedro de dar glória a Deus. Depois de assim ter falado, disse: «Segue-Me».

Jo 21, 15-19