Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 18 de junho de 2013

Amar a Cristo...

A alegria do Teu Batismo é enorme sobretudo quando vemos que pais pensávamos arredados de Ti, pecado recorrente de quem formula juízos precipitados, batizar os filhos em Teu nome, no do Pai e no do Espírito Santo.

O nosso rejubilar vem sobretudo do facto de mais uma criança receber este primeiro e de todo fundamental Sacramento. Amado Jesus, rogo-Te que a guies sempre para Ti e faças dela um bom cristão e consequentemente um excelente ser humano.

Jesus Cristo ouvi-nos, Jesus Cristo atendei-nos!

JPR

A Fraternidade Sacerdotal São Pedro em total comunhão com Roma ajuda sacerdotes que pretendam aprender a Liturgia Tridentina

Perdoar os nossos inimigos assemelha-nos a Jesus (vídeo legendado em espanhol da homilia de hoje na Casa Santa Marta)



Papa Francisco celebrou Missa, esta manhã na Capela particular, na Casa Santa Marta, da qual participaram, entre outros, o Cardeal Giuseppe Versaldi, acompanhado de um grupo de colaboradores da Prefeitura dos Assuntos Económicos da Santa Sé, e alguns funcionários do Museu Vaticano.

Na homilia o Santo Padre recomendou aos presentes o mandamento de Jesus “amar ao próximo, como a nós mesmos”. Isso é difícil, disse o Papa, mas é o que Jesus exige. Consequentemente, Ele pede-nos também para amar nossos inimigos e rezar por eles, a fim de que se convertam.

Diante dos dramas da humanidade, hoje, o Papa levantou diversas questões: como podemos amar aqueles que tomam a decisão de cometer atentados contra a vida, matando tantas pessoas? Como perdoar aqueles que, por amor ao dinheiro, impedem que cheguem remédios às pessoas idosas, deixando-as morrer? Ou como perdoar aqueles que correm atrás dos próprios interesses e do próprio poder? Como amar nossos inimigos?

E o Papa Francisco respondeu: até nós mesmos podemos ser inimigos dos outros. Não é fácil perdoar-lhes. Jesus é exigente connosco e nos pede para ir mais além: ele não nos pede apenas para amar, mas para “sermos perfeitos como o nosso Pai, que está no Céu”. Somente assim, concluiu o Papa, obteremos a graça e a riqueza da salvação!

(Fonte: 'news.va' com adaptação de pormenor de JPR)

A fecundidade do Evangelho vem pela graça de Jesus Cristo mas através de nós

A partir de ontem e ao longo de três dias, pastores e leigos mais empenhados da diocese de Roma reúnem-se num encontro eclesial que tem como tema “Cristo, Tu és-nos necessário. A responsabilidade dos baptizados no anúncio de Jesus Cristo”. Interveio na abertura dos trabalhos, nesta segunda-feira à tarde, na Sala Paulo VI, do Vaticano, o Papa Francisco, que falou ao longo de quarenta minutos, numa catequese em que comentou a expressão paulina “Eu não me envergonho do Evangelho”.

Um longo aplauso, tendo como pano de fundo música executada pela orquestra da diocese de Roma, acolheu um Papa Francisco sorridente, que sublinhou na sua reflexão o que significa viver já não sob a lei, mas sob a graça e qual a relação que tal representa para a evangelização. Graça – observou – é a nossa alegria, é a nossa liberdade de filhos de Deus, é a revolução que nos transformou o coração, de pecadores em santos, como são Paulo. Esta graça que nos é dada gratuitamente, devemos também nós dá-la gratuitamente aos outros – explica o Papa Francisco, que se refere também à situação concreta que se vive em Roma, com tanta gente que procura em vão razões de esperança:“No meio de tantos sofrimentos, de tantos problemas que há aqui em Roma, há pessoas que vivem sem esperança, e se encontram imersas numa profunda tristeza, da qual procuram sair pensando encontrar a felicidade no álcool, na droga, no jogo da sorte, no poder do dinheiro, na sexualidade desregrada”.

Nós, cristãos (observa o Papa, repetidamente interrompido pelos aplausos) devemos oferecer esperança com a nossa alegria. E como? Com o sorriso e sobretudo com a esperança. Testemunhar exige coragem e paciência, as duas virtudes de São Paulo e de todos os cristãos. “o cristão deve ser corajoso e perante o problema, perante uma crise social, religiosa, dever a coragem de caminhar em frente, com coragem. E quando não se pode fazer nada, com paciência: suportando. Suportar. Coragem e paciência, estas duas virtudes de Paulo”.

É nessa atitude que estamos chamados a ir ao encontro das pessoas, saindo de nós próprios:“Sair de nós próprios… Sair das nossas comunidades para ir ali onde vivem, trabalham e sofrem os homens e as mulheres, e anunciar-lhes a misericórdia do Pai que se deu a conhecer em Jesus de Nazaré”.

Se na Quinta-feira Santa o Papa Francisco tinha pedido aos padres e párocos que fossem “pastores com o cheiro das ovelhas”, desta vez alargar idêntico apelo aos leigos:“A vós, caros irmãos e irmãs, eu digo: sede por toda a parte portadores da Palavra da vida nos nossos bairros, nos lugares de trabalho e em toda a parte onde as pessoas se encontram e relacionam. Tendes de sair, ir fora. Não compreendo as comunidades cristãs que permanecem fechadas na paróquia…

Quando uma comunidade fica fechada, sempre entre as mesmas pessoas que falam, esta comunidade – adverte o Papa - não dá a vida:“É uma comunidade estéril, não é fecunda. A fecundidade do Evangelho vem pela graça de Jesus Cristo mas através de nós, da nossa pregação, da nossa coragem, da nossa paciência”.

(Fonte: 'news.va')

Vídeo da ocasião em italiano

Mãe mata filho autista à punhalada e alega que foi eutanásia

Dorothy Spourdalakis assassinou seu filho Alex, um adolescente autista de 14 anos de idade na cidade de Chicago (EUA), com quatro punhaladas no tórax e duas no coração, e quase lhe cortou a mão. A madrinha do jovem que cuidava dele em casa, Jolanta Agatha Skrodzka, foi cúmplice do crime.

No dia 9 de junho deste ano, Spourdalakis esfaqueou seu filho depois que a sua primeira tentativa de assassiná-lo com uma overdose de pílulas haver falhado.

De acordo as autoridades, as mulheres decidiram assassinar o adolescente ao considerar que sua "condição emocional se deteriorou", logo depois de que o retiraram do hospital onde esteve internado durante duas semanas.

Spourdalakis e Skrodzka disseram após sua prisão que as necessidades de Alex eram demasiadas para elas e que quiseram pôr fim ao sofrimento do jovem. As autoridades informaram que as mulheres manifestaram "frustração" pelo cuidado que o jovem necessitava, especialmente pelo seu autismo.

Depois de acabar com a vida de Alex, ambas as mulheres mataram o gato da família porque não queriam que acabasse num asilo, após o que tentaram suicidar-se ingerindo pílulas.

Spourdalakis e Skrodzka foram encontradas em estado semiconsciente no quarto de Alex pelo pai do jovem, que está separado da mãe, e tinha ido ao apartamento porque ninguém estava a atender os seus telefonemas.

Maureen O’Brien, assistente do Procurador Estatal do condado Cook, assinalou que o assassinato de Alex "foi cometido de uma forma fria, calculada e premeditada".

Alguns dias antes, Dorothy Spourdalakis organizou uma campanha para que lhe permitissem retirar Alex do hospital onde estava internado em Chicago, alegando que era maltratado e vítima de negligências.

Spourdalakis assegurou que Alex necessitava "algo simples, no campo, onde pudesse correr, obter o tratamento que precisa para melhorar".

Com motivo dessa campanha, Andrew Wakefield, um cientista britânico autor de um estudo fraudulento que relacionava as vacinas contra o sarampo, papeira e rubéola com o autismo, gravou um vídeo que carregou no YouTube pedindo ajuda para que Alex abandonasse o hospital, dizendo que o jovem seria afastado da sua mãe se não recebesse apoio, pois seria internado nos "cuidados psiquiátricos de longo prazo".

(Fonte: 'ACI Digital' com edição e adaptação de JPR)

Salmo 117

Aleluia. Louvai ao Senhor, porque ele é bom; porque eterna é a sua misericórdia.

Diga a casa de Israel: Eterna é sua misericórdia.

Proclame a casa de Aarão: Eterna é sua misericórdia.

E vós, que temeis o Senhor, repeti: Eterna é sua misericórdia.

Na tribulação invoquei o Senhor; ouviu-me o Senhor e me livrou.

Comigo está o Senhor, nada temo; que mal me poderia ainda fazer um homem?

Comigo está o Senhor, meu amparo; verei logo a ruína dos meus inimigos.

Mais vale procurar refúgio no Senhor do que confiar no homem.

Mais vale procurar refúgio no Senhor do que confiar nos grandes da terra.

Ainda que me cercassem todas as nações pagãs, eu as esmagaria em nome do Senhor.

Ainda que me assediassem de todos os lados, eu as esmagaria em nome do Senhor.

Ainda que me envolvessem como um enxame de abelhas, como um braseiro de espinhos, eu as esmagaria em nome do Senhor.

Forçaram-me violentamente para eu cair, mas o Senhor veio em meu auxílio.

O Senhor é minha força, minha coragem; ele é meu Salvador.

Brados de alegria e de vitória ressoam nas tendas dos justos:

a destra do Senhor fez prodígios, levantou-me a destra do Senhor; fez maravilhas a destra do Senhor.

Não hei-de morrer; viverei para narrar as obras do Senhor.

O Senhor castigou-me duramente, mas poupou-me à morte.

Abri-me as portas santas, a fim de que eu entre para agradecer ao Senhor.

Esta é a porta do Senhor: só os justos por ela podem passar.

Graças vos dou porque me ouvistes, e vos fizestes meu Salvador.

A pedra rejeitada pelos arquitectos tornou-se a pedra angular.

Isto foi obra do Senhor, é um prodígio aos nossos olhos.

Este é o dia que o Senhor fez: seja para nós dia de alegria e de felicidade.

Senhor, dai-nos a salvação; dai-nos a prosperidade, ó Senhor!

Bendito seja o que vem em nome do Senhor! Da casa do Senhor nós vos bendizemos.

O Senhor é nosso Deus, ele fez brilhar sobre nós a sua luz. Organizai uma festa com profusão de coroas. E cheguem até os ângulos do altar.

Sois o meu Deus, venho agradecer-vos. Venho glorificar-vos, sois o meu Deus.

Dai graças ao Senhor porque ele é bom, eterna é sua misericórdia.

Fonte: Bíblia Clerus – Congregação para o Clero – Santa Sé (adaptação ortográfica de JPR)

"DIÁLOGO" COM O DIABO (7)

Diz ele: Não percebo a necessidade de falarem tanto em Maria.

Digo eu: Compreendo-te! Incomoda-te!

Diz ele: Não, por acaso não me incomoda nada.

Digo eu: Queres dizer que não te incomoda o sim de Maria?

Diz ele: Não, não me incomoda. Não significou nada para mim.

Digo eu: Essa é boa! Irritou-te profundamente que o próprio Deus tenha nascido como homem e de uma mulher em tudo igual às outras.

Diz ele: Não, nem por isso. A verdade é que continuo por aqui.

Digo eu: Pois continuas. Mas o sim de Maria à vontade de Deus trouxe-nos o Salvador, Jesus Cristo, que ao morrer na Cruz e ao ressuscitar ao terceiro dia, te venceu inapelavelmente.

Diz ele: Acabou a conversa! Isso não me interessa para nada!

Digo eu: Vês porque falamos tanto em Maria. A sua invocação afasta-te! No fundo o seu sim é o sim da humanidade à vontade de Deus e isso é insuportável para ti.

Marinha Grande, 14 de Junho de 2013

Joaquim Mexia Alves
http://queeaverdade.blogspot.pt/2013/06/dialogo-com-o-diabo-7.html

«Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem»

São Policarpo (69-155), bispo, mártir 
Carta aos Filipenses, 8-12


Permaneçamos indefectivelmente ligados à nossa esperança e ao garante da nossa justiça, Jesus Cristo. «Ele suportou os nossos pecados no Seu corpo»; e no entanto, «Ele que não cometeu pecado e a Sua boca não proferiu mentira» (1P 2,24.22). Mas tudo suportou para que vivamos n'Ele. Sejamos imitadores da Sua constância e, se sofrermos pelo Seu nome, glorifiquemo-Lo. Tal é o exemplo que Ele próprio nos deu (Jo 13,15) e no qual acreditámos. [...] Perseverai nestes sentimentos e segui o exemplo do Senhor, firmes e inabaláveis na fé, amando-vos como irmãos, cheios de afeição mútua, unidos na verdade, ajudando-vos uns aos outros com a ternura do Senhor, sem desprezar ninguém. [...]

Estou seguro de que conheceis bem os livros sagrados e que eles já não têm mistérios para vós. Não partilho a vossa erudição. Mas basta-me esta citação das Escrituras: «Se vos irardes, não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira» (Ef 4,26). Felizes aqueles que se recordam desta palavra! Creio que vós estais entre eles.

Que Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, e Ele próprio, o Grande Sacerdote eterno (He 2,17), Jesus Cristo, Filho de Deus, vos fortaleçam na fé e na verdade, com serenidade, sem cólera, na paciência, na constância, na coragem e na castidade. Que vos façam partilhar a herança dos santos, tal como a nós e a todos aqueles que vivem debaixo do céu e crêem em Nosso Senhor Jesus Cristo e no Seu Pai, que O ressuscitou dos mortos. Orai por todos os santos. Orai também pelos reis, os príncipes, os magistrados, por aqueles que vos perseguem e vos odeiam, pelos inimigos da cruz, e que assim todos possam contemplar o fruto que vós trazeis e que nele sejais perfeitos.

O Evangelho do dia 18 de junho de 2013

«Ouvistes que foi dito: “Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo”. Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem. Deste modo sereis filhos do vosso Pai que está nos céus, o qual faz nascer o sol sobre maus e bons, e manda a chuva sobre justos e injustos. Porque, se amais somente os que vos amam, que recompensa haveis de ter? Não fazem os publicanos também o mesmo? E se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de especial? Não fazem também assim os próprios gentios? Sede, pois, perfeitos, como vosso Pai celestial é perfeito.

Mt 5, 43-48