Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 25 de agosto de 2013

Jesus é a porta, Jesus é a salvação

Ao meio-dia em ponto o Papa Francisco surgiu na janela do Palácio Apostólico para a celebração do Angelus. Na sua mensagem o Santo Padre voltou ao tema da salvação, a propósito do Evangelho deste Domingo, em que Jesus aponta ser mais importante conhecer o caminho da salvação do que saber se serão muitos os que se salvam. A porta é estreita diz-nos Jesus, uma porta que representa a nossa casa o lugar onde encontramos segurança, amor e calor. Portanto, há uma porta para entrar na família de Deus. Essa porta é Jesus.

Jesus é a porta, Jesus é a salvação, Ele conduz-nos ao Pai. Todos estão convidados a passar esta porta da Fé e a entrar na sua vida. Assim, Jesus entra na nossa vida para a renovar e transformar.

Hoje em dia há muitas portas onde podemos entrar que nos prometem tanta felicidade... - continuou o Papa Francisco que lançou duas questões: Em qual porta queremos entrar? E quem queremos fazer entrar pela porta da nossa vida? Perante estas interrogações o Santo Padre a todos fez um convite: não tenhamos medo de passar a porta da Fé em Jesus, de deixá-lo entrar sempre e cada vez mais na nossa vida, de sair dos nossos egoísmos e das nossas indiferenças para com os outros.

E ser cristão, segundo o Papa Francisco, é testemunhar a fé na oração, nas obras de caridade, na promoção da justiça, em fazer o bem. Pela porta estreita de Jesus deve passar toda a nossa vida.

Após a recitação do Angelus o Santo Padre fez um forte apelo para a paz na Síria, dizendo estar muito preocupado com a guerra entre irmãos, as tragédias e atos atrozes a que estamos a assistir. Recusando firmemente serem as armas que abrem perspectivas de esperança o Papa Francisco manifestou a sua proximidade e oração para com todas as vítimas deste conflito, sobretudo as crianças. Apelou à Comunidade Internacional para que se mostre mais sensível para com esta trágica situação. E tudo isto disse do fundo do seu coração...

No final o Santo saudou com afeto todos os peregrinos presentes na Praça de S. Pedro referindo-se em especial a vários grupos. Citamos aqui alguns: as Irmãs Doroteias; os jovens de Verona, Siracusa, Nave, Modica e Trento; os crismandos de Angarano e Val Liona, os seminaristas e os sacerdotes do Colégio Pontifício Norte-Americano; os trabalhadores de Cuneo e os peregrinos de Verrua Po, San Zeno Naviglio, Urago d’Oglio, Varano Borghi e de S. Paulo no Brasil.

A todos desejou um bom domingo e uma boa semana!

(Fonte: 'news.va')

Vídeos da ocasião em italiano

A boa ética perante o fisco é difícil de discernir quando confrontados com um estado insaciável que tudo quer. Que o Senhor nos ilumine!

https://twitter.com/jppreis

Bom Domingo do Senhor!

Sejamos cristãos em tudo o que dizemos e praticamos e assim não encontraremos a porta do Reino encerrada como nos fala o Senhor no Evangelho de hoje (Lc 13, 22-30).

Senhor Jesus ajuda-nos a viver segundo a Tua Palavra, hoje e sempre!

A Maria, Mãe da Igreja e Mãe da nossa fé, nos dirigimos, rezando-Lhe:

Ajudai, ó Mãe, a nossa fé.
Abri o nosso ouvido à Palavra, para reconhecermos a voz de Deus e a sua chamada.
Despertai em nós o desejo de seguir os seus passos, saindo da nossa terra e acolhendo a sua promessa.
Ajudai-nos a deixar-nos tocar pelo seu amor, para podermos tocá-Lo com a fé.
Ajudai-nos a confiar-nos plenamente a Ele, a crer no seu amor, sobretudo nos momentos de tribulação e cruz, quando a nossa fé é chamada a amadurecer.
Semeai, na nossa fé, a alegria do Ressuscitado.
Recordai-nos que quem crê nunca está sozinho.
Ensinai-nos a ver com os olhos de Jesus, para que Ele seja luz no nosso caminho. E que esta luz da fé cresça sempre em nós até chegar aquele dia sem ocaso que é o próprio Cristo, vosso Filho, nosso Senhor.

Lumen Fidei, 60

Papa Francisco encontrou-se com seu amigo Padre Pepe, o 'Padre dos bairros pobres'

O Papa Francisco encontrou-se na manhã de sábado, no Vaticano, com o sacerdote José Maria di Paola, também conhecido como ‘Padre Pepe’ ou ‘Padre villero’, que se encontra em Itália tendo participado no Encontro de Rimini, promovido pelo movimento ‘Comunhão e Libertação’.

O site ‘Terre d’America’, informou que Padre Pepe trazia consigo uma volumosa mala cheia de objetos e cartas provenientes das ‘Vila Miséria’ de La Carcova - localidade a cerca de 30 km de Buenos Aires, onde vive há seis meses – para serem entregues a Francisco. Terços e anéis de casamento para serem abençoados pelo Papa faziam parte da bagagem, mas também muitas cartas. Em particular, Padre Pepe entregou ao Papa cartas de dois jovens – Juan José e Milagros Miriam - que viviam em contentores de lixo e eram considerados como ‘casos perdidos’. No ‘Lar de Cristo’ (ndr. ‘Hogar de Cristo’, em espanhol), reencontraram-se.

Nestes ‘Lares’ são acolhidos jovens drogados, abusados sexualmente, delinquentes, seropositivos e desocupados. O fundador destes ‘Lares’ foi o jesuíta chileno Alberto Hurtado, beatificado em 16 de outubro de 1994 por João Paulo II e canonizado em 23 de outubro de 2005 por Bento XVI.

Atualmente, Juan José e Milagros têm uma família, um trabalho, filhos e ambos colaboram na recuperação de outros jovens tóxico-dependentes. “Eles pertencem ao grupo dos primeiros sete – contou Padre Pepe – e Bergoglio lavou os pés de ambos na Missa da Quinta-feira Santa de 2008”.

Na mala, Padre Pepe também trouxe diversos livros, dedicados ao Papa Francisco ou escritos sobre ele e não ainda publicados, como aquele sobre a ‘Casa de Cristo’ que conta “o trabalho que ali se fez e se está ainda fazendo”.
Por fim, o sacerdote argentino entregou ao Papa Francisco uma camiseta do Club Atlético Huracan, o clube rival do San Lorenzo por quem torce Bergoglio, “uma forma de colocar à prova o desportivismo de Francisco”, brincou o Padre di Paola.

(Fonte: 'news.va' com adaptação de JPR)

'Abram as portas' de Marco Frisisna

«Quando virdes, Isaac, Jacob e todos os profetas no reino de Deus»

Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (Norte de África), doutor da Igreja
Carta 102 (a Déogratias), 8.11-12

Se Cristo diz que Ele é o caminho da salvação, da graça e da verdade, se é Ele o único caminho para o Pai (Jo 14,6) para os que n'Ele crêem, há quem pergunte o que acontece aos homens que viveram nos séculos que antecederam a Sua vinda. [...] Respondemos que Cristo é a Palavra de Deus pela qual tudo foi feito; Ele é Filho porque é Palavra, não uma palavra que desaparece logo que é pronunciada, mas a Palavra imutável e eterna que permanece junto do Pai imutável, que rege o universo espiritual e corporal de acordo com a conveniência dos tempos e dos lugares. Este Verbo (Jo 1,1-2) é a própria sabedoria e ciência; cabe-Lhe regular tudo e tudo governar, de acordo com o tempo e da maneira que julga conveniente. [...] É sempre o mesmo (He 13,8) [...], foi sempre o mesmo, como o é ainda hoje. [...]

É por isso que, desde a origem do género humano, todos os que creram n'Ele, que de alguma maneira O conheceram, todos os que viveram em piedade e em justiça de acordo com os Seus preceitos, foram indubitavelmente salvos por Ele, qualquer que fosse o tempo e o lugar da sua existência. [...] Assim, do mesmo modo que nós cremos n'Aquele que habita junto do Pai (He 1,3) e que veio até nós pela carne, do mesmo modo os antigos acreditavam n'Aquele, que habita junto do Pai e que haveria de encarnar. A passagem do tempo faz com que se proclame agora como um facto consumado o que então era anunciado como acontecimento futuro, mas a fé não mudou por causa disso e a salvação continua a ser a mesma.