Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Senhor que a paz prevaleça e se calem as vozes de guerra que só provocarão morte e repetirão os erros cometidos no Iraque e no Afeganistão

https://twitter.com/jppreis

Por que chamamos a Virgem Maria de Rainha e de Senhora?

A idolatria leva a comportamentos irracionais, admirar alguém não é pecado desde que conscientes que as suas virtudes vêm do amor de Deus

https://twitter.com/jppreis

O poder da oração e da confiança no Senhor está bem patente na conversão de Santo Agostinho, Santa Mónica sofreu, orou e obteve a graça

https://twitter.com/jppreis

Ser-se agraciado com um belo sonho

Imagem de arquivo
Durante o pontificado de Bento XVI sempre alimentei a esperança de um dia poder encontrar o Papa e com ele falar, sempre consciente da altíssima improbabilidade que tal pudesse suceder. Quis o Senhor presentear-me há duas noites com belo sonho ao qual resisti em acordar, pois como Pedro na Transfiguração do Senhor, pensei que bom era estar ali (conf. Mt 17, 4).

Bento XVI, já na sua condição de Papa Emérito, estaria em Fátima na Casa São Nuno (Ordem do Carmo em Portugal) a convite de uma organização das dioceses da sua Baviera na Alemanha e estávamos a almoçar tendo ele ficado à minha direita, falámos em alemão e por esta língua se encontrar muito enferrujada a conversa era complementada em italiano e francês. Todo o ambiente era de grande informalidade e boa disposição. Sabendo por relatos da Aura Miguel do seu gosto por trouxas-de-ovos, havia previa e expressamente ido a Beja ao ‘Luiz da Rocha’, passe a publicidade, comprar duas caixas para serem servidas à sobremesa.

Passado umas horas voltei a encontra-lo para submeter à sua aprovação prévia um texto escrito em português e traduzido para italiano narrando o encontro, que desejaria publicar no blogue, sem mencionar o país ou o local, nem a data para assim o salvaguardar da imprensa. O relato era intencionalmente vago para não permitir interpretações abusivas e informou-me que me daria a resposta daí a dias, o sonho não se estendeu para me permitir dizer qual foi.

Desculpem-me se esta narrativa vos possa parecer vazia de sentido e quase infantil, mas desde o momento em que acordei senti a necessidade de agradecer ao Senhor este sonho pois através dele sentia-me agraciado e muito feliz.

Obrigado Meu Senhor e Meu Deus por todas as graças que me tens concedido ao longo da vida!

JPR

Credo in unum Deum



Credo in unum Deum,
patrem omnipotentem, factorem caeli et terrae,
visibilium omnium et invisibilium.
Et in unum Dominum Jesum Christum,
Filium Dei unigenitum.
Et ex Patre natum ante omnia saecula.
Deum de Deo, lumen de lumine,
Deum verum de Deo vero,
genitum, non factum,
consubstantialem Patri:
per quem omnia facta sunt.
Qui propter nos homines et propter nostram salutem
descendit de caelis.
Et incarnatus est
de Spiritu Sancto
ex Maria Virgine,
et homo factus est.
Crucifixus etiam pro nobis
sub Pontio Pilato;
passus et sepultus est,
et resurrexit tertia die, secundum Scripturas,
et ascendit in caelum,
sedet ad dexteram Patris.
Et iterum venturus est cum gloria
iudicare vivos et mortuos,
cuius regni non erit finis.
Et in Spiritum Sanctum, Dominum et vivificantem:
qui ex Patre Filioque procedit.
Qui cum Patre et Filio simul adoratur
et conglorificatur:
qui locutus est per Prophetas.
Et unam, sanctam, catholicam
et apostolicam Ecclesiam.
Confiteor unum baptisma
in remissionem peccatorum.
Et expecto resurrectionem mortuorum,
et vitam venturi saeculi. Amen.

PORQUÊ A CRUZ, SENHOR?

Porquê a Cruz,
Senhor?

Então não teria sido melhor
seres rico e poderoso,
chefe temido,
governante amado,
libertador reconhecido,
em tudo vitorioso?

Porquê a Cruz,
Senhor?

Então não fazia mais sentido
que todos Te reconhecessem,
como um Rei de imensos reinos,
com tesouros incalculáveis,
palácios que todos vissem,
e títulos acumuláveis?

Porquê a Cruz,
Senhor?

Então não seria bem melhor,
rodeares-Te de um exército,
fazeres leis muito importantes,
que todos obedecessem,
impondo com todo o poder
o mundo que Tu sonhavas?

Porquê  a Cruz,
Senhor?

Então não seria mais digno,
vires montado num belo corcel,
de ouro e prata ajaezado,
mostrando à populaça,
o teu real poder,
nunca por alguém alcançado?

Porquê  a Cruz,
Senhor?

Para quê sofreres a humilhação,
dos pobres e condenados,
daqueles que nada têm,
da sociedade escorraçados?

Se fosses rei poderoso,
mundano no teu viver,
estarias inscrito na história,
para quem a quisesse ler,
mas tarde ou cedo esquecido,
por outro com mais poder.

Mas tendo morrido na Cruz,
proscrito e humilhado,
dando a vida por todos,
a todos tendo salvado,
moras para além da história,
na eternidade de Ser,
moras nos corações,
e fazes-Te vida presente,
para todos os que Te querem viver.

Monte Real, 27 de Agosto de 2012

Joaquim Mexia Alves AQUI

«A Logica Augustini, libera nos Domine»

Além de Santa Mónica também Santo Ambrósio, bispo de Milão, teve um papel relevante na conversão de Santo Agostinho e ficou conhecida esta frase sua «A Logica Augustini, libera nos Domine» - Livra-nos Senhor da lógica de Agostinho – isto antes da sua conversão e referindo às sua capacidades de dialética. Nesta imagem vemos representada Santa Mónica em oração / súplica dirigida a Santo Ambrósio e à direita Agostinho.


Santa Mónica, vídeo com uma bela reflexão em inglês

«Limpa antes o interior do copo»: preparar um caminho no nosso coração

Orígenes (c. 185-253), presbítero, teólogo 
Homilias sobre o Evangelho de Lucas, n° 21; PG 13, 1855; SC 87


Lemos estas palavras do profeta Isaías: «Uma voz grita: Preparai no deserto um caminho para o Senhor, aplanai na estepe uma estrada» (40,3). O Senhor quer encontrar em vós um caminho por onde possa entrar no vosso coração e aí caminhar. Preparai-Lhe esse caminho; aplanai essa estrada. […] Que caminho iremos nós preparar para o Senhor? Será um caminho material? Mas poderá a palavra de Deus tomar um caminho desses? Não será antes preciso preparar para o Senhor um caminho interior e traçar no nosso coração estradas rectas e unidas? Sim, eis o caminho por onde a Palavra de Deus poderá entrar, para se instalar no coração humano capaz de a acolher.

Como é grande o coração do homem! Que largura e que capacidade, desde que seja puro! Queres conhecer a sua grandeza e a sua largura? Repara na extensão dos conhecimentos divinos que ele contém. O próprio coração o diz: «Foi Ele Quem me deu a verdadeira ciência de todas as coisas a fim de conhecer a constituição do universo e a força dos elementos, o princípio, o fim e o meio dos tempos, a sucessão dos solstícios e as mudanças das estações, os ciclos dos anos e a posição dos astros, a natureza dos animais mansos e os instintos dos animais ferozes, a força dos espíritos e os pensamentos dos homens, a variedade das plantas e as propriedades das raízes» (Sab 7,17-20). Como podes ver, não é pequeno o coração do homem que abarca tantas coisas. […]

Ora, se ele não é pequeno e se consegue captar tantas coisas, podemos preparar nele um caminho para o Senhor, e traçar uma estrada a direito, onde caminhará a Palavra e a Sabedoria de Deus (1Cor 1,24). Prepara um caminho para o Senhor através de uma boa consciência, aplana a estrada para que o Verbo de Deus caminhe em ti sem obstáculos e te dê o conhecimento dos seus mistérios e da sua vinda.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

«Limpa antes o interior do copo»

Orígenes (c. 185-253), presbítero e teólogo
Homilias sobre Josué, n°5, 2 (a partir da trad. SC 71, p. 167)

Partamos para a guerra como Josué; tomemos de assalto a cidade mais importante deste mundo, a malícia, e destruamos as muralhas orgulhosas do pecado. Olhando ao teu redor, vês o caminho que é preciso seguir, que campo de batalha precisas de escolher? As minhas palavras vão surpreender-te; no entanto, são verdadeiras: limita a tua procura a ti mesmo. Em ti está o combate a que deves entregar-te; dentro de ti está o edifício da malícia que é preciso destruir; o teu inimigo vem do fundo do teu coração.

Não sou eu que o digo, mas Cristo; escuta-O: «Do coração procedem as más intenções, os assassínios, os adultérios, as prostituições, os roubos, os falsos testemunhos e as blasfémias» (Mt 15, 19). Conheces o poder deste exército inimigo que avança contra ti do fundo do teu coração? Ei-los, os inimigos a massacrar no primeiro combate, a arrasar na primeira linha. Se formos capazes de derrubar as suas muralhas e destruí-los até que não reste nenhum para o contar, nenhum com vida (Jos 11, 14), nem um só que possa recuperar o fôlego e reaparecer nos nossos pensamentos, então Jesus dar-nos-á o grande descanso.

O Evangelho do dia 27 de agosto de 2013

«Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, que pagais o dízimo da hortelã e do endro e do cominho, e descuidais as coisas mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade! São estas coisas que era preciso praticar, sem omitir as outras. Condutores cegos, que filtrais um mosquito e engolis um camelo! «Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, que limpais o que está por fora do copo e do prato, e por dentro estais cheios de rapina e de imundície! Fariseu cego, purifica primeiro o que está dentro do copo e do prato, para que também o que está fora fique limpo.

Mt 23, 23-26