Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Ser semelhantes a Deus, esta é a nossa esperança

Hoje, dia 1 de Novembro, Solenidade de Todos os Santos, o Papa Francisco presidiu pelas 16,00 horas de Roma, à Santa Missa na Entrada do Cemitério monumental do Verano, na capital italiana, com a participação de milhares de fiéis e peregrinos vindos de diversas partes do mundo para participar na celebração litúrgica. Juntamente com o Papa Francisco, concelebraram o Cardeal vigário da Diocese de Roma, Agostinho Vallini, o arcebispo Filippo Iannone, vice responsável da Diocese de Roma, os bispos auxiliares e o pároco de S. Lourenço Fora de Muros, P. Armando Ambrosi.

Na homilia o Papa recordou que hoje dia 1 de Novembro, Festa de Todos os Santos e véspera da celebração dos Fiéis Defuntos, é necessário que os cristãos pensem seriamente no valor da esperança cristã. Onde estão os nossos antepassados? Onde está Jesus Cristo crucificado, morto e ressuscitado? Eis, as principais perguntas relativas à esperança cristã para este dia, disse o Papa. Hoje, acrescentou o Papa, é um dia de esperança; os nossos irmãos e as nossas irmãs que nos precederam nesta vida, encontram-se hoje na presença do Senhor pela graça de Jesus Cristo. A esperança, concluiu o Papa, não decepciona nunca porque Jesus nunca decepciona a ninguém. E é por isso que todos nós somos hoje chamados a purificar a nossa visão de esperança em Cristo Jesus: todos caminhamos rumo ao ocaso da nossa vida terrena: como o aguardamos? Com a esperança ou com o desespero e tristeza? A esperança não decepciona nunca porque Jesus não decepciona nunca insistiu o Papa Francisco. No fim da celebração, houve um momento de oração pelos defuntos com a bênção dos túmulos.

(Fonte: 'news.va' com edição e adaptação. Título fruto da audição em italiano da homilia)

Amar a Cristo ...

Amado Jesus, obrigado pelos Teus Santos que são na sua diversidade e carismas fontes de inspiração na nossa luta diária para sermos bons cristãos.

Hoje permitimo-nos ter um pensamento especial de devoção e gratidão pelas inúmeras mulheres que subiram aos altares e por aquelas que não o tendo sido tiveram e têm uma vida de abnegação e entrega ao próximo.

A maternidade, a consagração a Ti e à Tua Igreja, são exemplos muitas vezes desvalorizados, mas são na sua essência os esteios da sociedade, da família e da ajuda ao próximo, além da boa oração que nós homens frequentemente desleixamos.

Senhor, permite-nos que façamos referência a uma das muitas excepcionais mulheres Santas e Te fale da nossa devoção a Santa Catarina de Sena por tudo o que fez em prol da unidade da nossa amada Igreja.

Louvado sejais, Senhor Jesus, pela Tua infinita bondade!

JPR

9 Nov 19h30 - Dia Aberto - Clube7+

Ser Santo é vocação de todos

Um dia de sol em Roma para um dia de Festa de Todos os Santos. Na Praça de São Pedro, milhares de fieis acompanharam o Papa Francisco na oração do Angelus:
“A Festa de Todos os Santos que hoje celebramos, recorda-nos que o desafio da nossa existência não é a morte, é o Paraíso!”

Na sua mensagem no Angelus deste dia o Papa Francisco afirmou que os Santos, que são os amigos de Deus, na sua existência terrena viveram em comunhão profunda com Deus, tanto que se tornaram parecidos com Ele. No rosto dos irmãos mais pequenos e desprezados viram o rosto de Deus – continuou o Santo Padre – e agora podem contempla-lo face a face na sua beleza gloriosa.

“Os Santos não são super-homens, nem nasceram perfeitos. São pessoas que antes de atingir a gloria do céu viveram uma vida normal, com alegrias e dores, canseiras e esperanças. Mas, quando conheceram o amor de Deus, seguiram-no com todo o coração, sem condições nem hipocrisias; consumaram a sua vida ao serviço dos outros, suportaram sofrimentos e adversidades sem odiar e respondendo ao mal com o bem, difundindo alegria e paz. Os santos são homens e mulheres que têm a alegria no coração e transmitem-na aos outros.”

O Papa Francisco considerou que ser santos não é um privilégio de poucos mas uma vocação para todos. Todos somos chamados sermos santos – disse o Santo Padre – que apontou as Bem-Aventuranças como o caminho para a santidade. Assim , afirmou que o “Reino dos Céus é para todos aqueles que têm coração simples e humilde, não julgam os outros, sabem sofrer com quem sofre e alegrar-se com quem se alegra, não são violentos mas misericordiosos e tentam ser artífices de reconciliação e de paz.”

O Papa Francisco terminou a sua mensagem declarando que os Santos através do seu testemunho dizem-nos para confiarmos no Senhor, a não termos medo de andarmos contra a corrente e demonstram-nos com a sua vida que quem permanece fiel a Deus e à sua Palavra experimenta o conforto do Seu amor.

Recordando a Comemoração dos Fieis Defuntos do dia amanhã o Santo Padre propôs uma oração de sufrágio por todos os que nos precederam na fé e confiou a oração à intercessão de Maria, Rainha de Todos os Santos.

No final da oração o Santo Padre saudou os participantes na “Corrida dos Santos” organizada pela Fundação “Dom Bosco no Mundo” que decorreu durante esta manhã em Roma. Referiu-se ainda à sua visita ao Cemitério do Verano onde celebrará Missa e rezará por todos os que nos precederem na fé e também fará uma oração especial por todos os que morrem de fome e sede no mundo, nomeadamente, aqueles morrem em busca de uma vida melhor. (RS)

(Fonte: 'news.va' com adaptação)

Vídeo da ocasião em italiano

«Os verdadeiros santos…

…são pessoas em tudo humanas e naturais, são aqueles em que o humano, mediante a transformação e a purificação pascais, vem à luz com toda a sua beleza original».

(Olhar para Cristo – Joseph Ratzinger)

Cidade antecipa Natal em nome de menino com cancro e conta com o poder da oração

Devin Kohlman fez o que, talvez, mais ninguém tenha conseguido fazer: mobilizar toda uma cidade para que o Natal não fosse comemorado nos tradicionais 24 e 25 de Dezembro. Esta mudança de calendário deve-se a um desejo deste jovem de 13 anos que não quer deixar de passar as festividades com a família, mesmo sabendo que o cancro de que padece o irá ‘levar’ antes do final do ano.

Devin Kohlman é um jovem de treze anos portador de cancro. O tumor cerebral condenou-o a um estado terminal e o menino sabe que, tudo indica, não conseguirá sobreviver até ao final do ano, escreve o Washington Post.

A história deste norte-americano emocionou a sua cidade, Port Clinton, em Ohio, depois de ter confidenciado que o seu último desejo seria passar o Natal em família. Esta vontade de Devin levou a que toda a cidade trocasse as festividades de Halloween por uma festa natalícia.

Segundo a mesma publicação, dezenas de pessoas da cidade reuniram-se perto da casa do jovem para, com toneladas de gelo, conseguissem criar o efeito de neve no seu jardim. Toda a cidade foi decorada com motivos natalícios.

Devin não teve apenas direito a árvore de Natal, ou cartazes com o seu nome mas, também a um Pai Natal radical, que chegou de mota.

Na próxima terça-feira, a população desta cidade norte-americana vai reunir-se para rezar por Devin.

(Fonte: 'Notícias ao Minuto' AQUI)

O que foi a matança dos inocentes? É histórica? - Respondem os especialista da Universidade de Navarra

Para uma melhor leitura no blogue favor usar a opção de full screen (1º botão a contar da esquerda da barra inferior do Scibd.) caso deseje ler online. Obrigado!

«Creio na comunhão dos santos»

Catecismo da Igreja Católica 
§§ 946, 955-961


Depois de ter confessado «a santa Igreja Católica», o Símbolo dos Apóstolos acrescenta «a comunhão dos santos». Este artigo é, em certo sentido, uma explicitação do anterior: pois «que é a Igreja, senão a assembleia de todos os santos?» (Nicetas) A comunhão dos santos é precisamente a Igreja.

A comunhão da Igreja do céu e da terra: «De modo nenhum se interrompe a união dos que ainda caminham sobre a terra com os irmãos que adormeceram na paz de Cristo: mas antes, segundo a constante fé da Igreja, essa união é reforçada pela comunicação dos bens espirituais» («Lumen Gentium», 49).

A intercessão dos santos: «Os bem-aventurados, estando mais intimamente unidos com Cristo, consolidam mais firmemente a Igreja na santidade. [...]. A nossa fraqueza é, assim, grandemente ajudada pela sua solicitude fraterna» («Lumen Gentium», 49). «Não choreis que eu vos serei mais útil depois da morte e vos ajudarei mais eficazmente que durante a vida» (São Domingos). «Quero passar o meu céu a fazer o bem sobre a terra» (Santa Teresinha do M. Jesus).

A comunhão com os santos [...]: «Pois, assim como a comunhão entre os cristãos ainda peregrinos nos aproxima mais de Cristo, assim também a comunhão com os santos nos une a Cristo, de quem procedem […] toda a graça e a própria vida do povo de Deus» («Lumen Gentium» 50). […]

Na única família de Deus: «Todos os que somos filhos de Deus e formamos em Cristo uma família, ao comunicarmos uns com os outros na caridade mútua e no comum louvor da Santíssima Trindade, correspondemos à íntima vocação da Igreja» («Lumen Gentium» 51).

Resumindo: A Igreja é «comunhão dos santos»: esta expressão designa, em primeiro lugar, as «coisas santas» e, antes de mais, a Eucaristia, pela qual «é representada e se realiza a unidade dos fiéis que constituem um só corpo em Cristo» («Lumen Gentium» 3). Este termo também designa a comunhão das «pessoas santas»  em Cristo, que «morreu por todos» (2Cor 5,14), de modo que o que cada um faz ou sofre por Cristo e em Cristo reverte em proveito de todos.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 1 de novembro de 2013

Vendo Jesus aquelas multidões, subiu a um monte e, tendo-Se sentado, aproximaram-se d'Ele os discípulos.  E pôs-Se a falar e ensinava-os, dizendo: 
«Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 
«Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. 
«Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. 
«Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 
«Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. «Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 
«Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 
«Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. 
«Bem-aventurados sereis, quando vos insultarem, vos perseguirem, e disserem falsamente toda a espécie de mal contra vós por causa de Mim. 
Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois também assim perseguiram os profetas que viveram antes de vós.

Mt 5, 1-12a