Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 17 de maio de 2014

A importância de um sorriso

Tímido, alegre e humilde, o “Senhor da Portagem da Ponte”, como é conhecido Samuel Filipe, já tem mais de sete mil seguidores na página do Facebook que foi criada há um mês apenas para o encontrar e homenagear. A sua boa disposição contagiante, asseguram, faz com que seja impossível passar por ele sem sorrir ou continuar agarrado a alguma má disposição matinal.

Sempre com um sorriso e um desejo de bom dia, Samuel vai alegrando o dia de quem passa pela sua cabine, normalmente a número 10, despedindo-se de mão no coração como se lhe doesse ver partir um amigo próximo, um amigo que fez num minuto, na sua maneira bem-disposta e despachada, enquanto recebe o dinheiro, entrega a factura e o troco, apertando ainda a mão em jeito de cumprimento, como que para atenuar a mágoa da despedida. E é sempre assim com toda a gente, com um jeito sincero que já lhe é característico. Há até quem admita que muda de faixa só para o ver e falar com ele, não importa o tempo de espera, até porque a fila do “senhor simpático” é sempre a mais concorrida pelos automobilistas.

Quando lhe contaram da página, sentiu-se “extremamente envergonhado”, mas na sua boa-disposição habitual, levou a mão ao coração e lançou um “Ai, obrigada” vindo bem do fundo do peito, na voz algo esganiçada que lhe é característica. Não quer participar nessa homenagem virtual, como não quis falar com o PÚBLICO.

“Achamos que se há livros de reclamações, também devia haver livros de reconhecimento às coisas boas que são feitas. A forma como o senhor recebe toda a gente, diariamente, é sem dúvida especial e pensamos que deve ser reconhecido por isso. No fundo queremos devolver-lhe o amor que ele distribui todos os dias, queremos que ele saiba que todos nós lhe damos muito valor. Pequenos gestos fazem a diferença. Um simples sorriso e um elogio matinal podem mudar a forma como cada pessoa encara o seu dia. Este tipo de atitude merece ser homenageada e incentivada”, dizem as criadoras da página, Ana Sopa e Patrícia Faria.

A página criada no Facebook dedicada à sua simpatia vê os seguidores aumentar à medida que os minutos passam. Todos os dias publicam o número da cabine onde se encontra para que todos possam ter a oportunidade de passar por ele, mesmo que isso signifique terem de pagar mais, no caso daqueles que têm Via Card, mas são vários os que contam que mudam de faixa e ficam mais tempo na fila só para o verem. E até há quem já nem compre o cartão só para ter oportunidade de passar por ele todos os dias.

A página lançou também o desafio aos seguidores para que tirassem fotos com Samuel, residente em Almada. E apesar da sua timidez e da manifesta vontade de ser discreto, já são várias as selfies de quem passa por ele na rua assim como retratos que lhe tiram enquanto exerce as suas funções, uma “captura” do seu sorriso disparada bem depressa para não empatar a fila.

Para as mulheres que por lá passam, Samuel tem sempre um comentário mais galanteador - “Tão bonita que está hoje!”, “que linda!” e até “olha uma estrela com pernas!” - disparado venha ou não marido ou namorado ao lado. Vem sempre do coração e não há quem leve a mal, pelo contrário, é receita certa para rasgar um sorriso mais largo a quem passa a ponte.

Os milhares de pessoas que passam por ele todos os dias descrevem-no como um anjo, um santo, um homem que faz milagres ao transformar o dia de qualquer pessoa que passe pela sua cabine. E os que voltam têm sempre a satisfação de ser recebidos com um “fico tão feliz por voltar a vê-lo!”. A página a ele dedicada está cheia de incentivos, agradecimentos, muito carinho e emoção, histórias de quem por ele passou e passa e o impacto que lhes trouxe. E até há quem avance que a sua vida não foi fácil, o que o torna ainda, asseguram, mais extraordinário.

As criadoras da página afirmam que não esperavam uma adesão tão grande. A dimensão que atingiu é vertiginosa. Se se considerar que é uma página dedicada a um senhor que só aqueles que por ele passam conhecem, e não uma campanha ou figura pública num país pequeno, a ascensão é quase meteórica.

“Ao criar a página quisemos fazer uma homenagem e não esperávamos encontra-lo tão rapidamente. Foi uma surpresa quando as pessoas começaram a deixar comentários a dizer o nome do senhor e a falar da sua história de vida. Enquanto administradoras da página, gostávamos apenas que o Sr. Samuel soubesse que faz diferença na vida dos seus clientes e que os nossos seguidores pudessem deixar-lhe mensagens a mostrar isso mesmo. Estamos dispostas a mudar o que for necessário, se o Sr. da Portagem assim o desejar, isto é tudo para ele e só faz sentido se for algo que ele aprove e com o qual se sinta bem”, asseguram.

(Fonte: 'Público' online AQUI)

«Quem Me vê, vê o Pai.»

Santo Ireneu de Lyon (c. 130-c. 208), bispo, teólogo e mártir
Contra as heresias, IV, 5

O esplendor de Deus dá vida: portanto, quem vê a Deus tomará parte na vida. Eis por que razão Aquele que é intangível, incompreensível e invisível Se oferece para ser visto, compreendido e tocado pelos homens; para poder dar a vida aos que Lhe tocam e O vêem. Porque, se a Sua grandeza é insondável, a Sua bondade também é inexprimível e é graças a ela que Ele se deixa ver e dá vida aos que O vêem.

É impossível viver sem a Vida; não há vida sem a participação em Deus; e essa participação em Deus consiste em ver a Deus e em gozar da Sua bondade. Assim, portanto, os homens verão a Deus para que vivam [...], segundo o que Moisés disse no Deuteronómio: «Hoje mesmo damo-nos conta de que Deus pode falar ao homem e este continuar vivo!» (Dt 5, 24). Deus é invisível e inexprimível [...], mas todos os seres aprendem pelo seu Verbo que há um só Deus Pai, que contém todas as coisas e dá existência a todas as coisas, como diz o Senhor: «A Deus jamais alguém O viu. O Filho Unigénito, que é Deus e está no seio do Pai, foi Ele quem O deu a conhecer» (Jo 1, 18).

O Evangelho de Domingo dia 18 de maio de 2014

«Não se perturbe o vosso coração. Acreditais em Deus, acreditai também em Mim. Na casa de Meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, Eu vo-lo teria dito. Vou preparar um lugar para vós. Depois que Eu tiver ido e vos tiver preparado um lugar, virei novamente e tomar-vos-ei comigo, para que, onde estou, estejais vós também. E vós conheceis o caminho para ir onde Eu vou». Tomé disse-Lhe: «Senhor, nós não sabemos para onde vais; como podemos saber o caminho?». Jesus disse-lhe: «Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vai ao Pai senão por Mim. Jesus disse-lhe: «Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vai ao Pai senão por Mim. Se Me conhecesseis, também certamente conheceríeis Meu Pai; mas desde agora O conheceis e já O vistes». Filipe disse-Lhe: «Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta». Jesus disse-lhe: «Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não Me conheces, Filipe? Quem Me viu, viu também o Pai. Como dizes, pois: Mostra-nos o Pai? Não acreditais que Eu estou no Pai e que o Pai está em Mim? As palavras que vos digo, não as digo por Mim mesmo. O Pai, que está em Mim, Esse é que faz as obras. Crede em Mim: Eu estou no Pai e o Pai está em Mim. Crede-o ao menos por causa das mesmas obras. «Em verdade, em verdade vos digo, que aquele que crê em Mim fará também as obras que Eu faço. Fará outras ainda maiores, porque Eu vou para o Pai.

Jo 14, 1-12

Gregorian Chant: Ave Mundi Spes Maria - Maria Hilf, Amberg (espere uns segundos até iniciar)

«Que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei.»

Bem-aventurada Teresa de Calcutá (1910-1997), fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade
Um caminho simples

Digo sempre que o amor começa em casa. Primeiro está a família, depois a cidade. É fácil fingir amar as pessoas que estão longe; mas é muito menos fácil amar aqueles que vivem connosco ou que estão muito perto de nós. Desconfio dos grandes projectos impessoais, porque o importante são as pessoas. Para se amar alguém, é preciso estar perto dessa pessoa. Toda a gente precisa de amor. Todos nós precisamos de saber que temos importância para os outros e que temos um valor inestimável aos olhos de Deus.

Cristo disse: «Que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei». E disse também: «Aquilo que fizerdes ao mais pequeno dos Meus irmãos, a Mim o fazeis» (Mt 25, 40). É a Ele que amamos em cada pobre, e todos os seres humanos são pobres de alguma coisa. Disse Ele: «Tive fome e destes-Me de comer, estava nu e vestistes-Me» (Mt 25, 35). Recordo sempre às minhas irmãs e aos nossos irmãos que o nosso dia consiste em passar vinte e quatro horas com Jesus.

O Evangelho do dia 17 de maio de 2014

Se Me conhecêsseis, também certamente conheceríeis Meu Pai; mas desde agora O conheceis e já O vistes». Filipe disse-Lhe: «Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta». Jesus disse-lhe: «Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não Me conheces, Filipe? Quem Me viu, viu também o Pai. Como dizes, pois: Mostra-nos o Pai? Não acreditais que Eu estou no Pai e que o Pai está em Mim? As palavras que vos digo, não as digo por Mim mesmo. O Pai, que está em Mim, Esse é que faz as obras. Crede em Mim: Eu estou no Pai e o Pai está em Mim. Crede-o ao menos por causa das mesmas obras. «Em verdade, em verdade vos digo, que aquele que crê em Mim fará também as obras que Eu faço. Fará outras ainda maiores, porque Eu vou para o Pai. Tudo o que pedirdes em Meu nome, Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se Me pedirdes alguma coisa em Meu nome, Eu a farei. 

Jo 14, 7-14