Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Vega Clube - Actividades 2014 / 2015


Como inscrever-se?


Presencialmente, no dia 13 de Setembro, das 15.00 às 18.00.
Para inscrições noutro dia e para outras informações, contactar o coordenador
do Nível:
       5º_7º ano   | Clemente Raposo | 967 743 600 | maisnovos@vegaclube.pt
       8º_11º ano | António Damásio  | 917 059 165 | maisvelhos@vegaclube.pt
A admissão dos novos sócios é precedida de uma entrevista dos Pais com um responsável do Clube.

Papa Francisco na Audiência geral (resumo em português)

Locutor: A Igreja, nossa mãe, nos ensina as obras de misericórdia. Ela nos indica aquilo que é essencial na nossa vida de cristãos. E o essencial, segundo o Evangelho, é a misericórdia, como diz Jesus: «Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso». Assim, a Igreja nos ensina que não basta amar a quem nos ama ou nos faz o bem; é preciso dar de comer e beber a quem tem fome e sede; devemos visitar e cuidar daqueles que estão doentes, presos, abandonados, daqueles que estão próximos da morte. E como nos ensina? Não com lições teóricas, mas com o exemplo de tantos santos e santas que serviram Jesus através do amor ao próximo; e nos ensina também com o exemplo de tantos homens e mulheres, que de modo oculto, todos os dias, estendem a mão aos necessitados, na certeza de que é preciso fazer o bem a quem não pode retribuir, como fez o Pai celestial conosco, ao dar-nos o seu Filho, Jesus.

Santo Padre:
Rivolgo un cordiale saluto ai pellegrini di lingua portoghese, in particolare all’equipaggio della Nave-scuola “Brasil” e a tutti i fedeli brasiliani e del Portogallo. Cari amici, le opere di misericordia sono essenziali nella nostra vita cristiana. Guardatevi intorno: c’è sempre qualcuno che ha bisogno di una mano tesa, di un sorriso, di un gesto d’amore. Quando siamo generosi, non mancano mai le benedizioni di Dio. Grazie!

Locutor: Dirijo uma saudação cordial aos peregrinos de língua portuguesa, em particular aos tripulantes do Navio-escola Brasil e a todos os fiéis brasileiros. Queridos amigos, as obras de misericórdia são essenciais para a nossa vida cristã. Olhai ao vosso redor, há sempre alguém que precisa de uma mão estendida, de um sorriso, de um gesto de amor. Quando somos generosos, nunca nos faltam as bênçãos de Deus. Obrigado!

Vivei os dias da beatificação de D. Álvaro com muito sentido sobrenatural

Volto aos preparativos imediatos para os dias 27 e 28 de setembro em Madrid e no dia 30 em Roma. Como nos sugeria o próximo Beato, «segui o melhor possível as indicações que vos derem, poucas mas necessárias para o bom funcionamento das cerimónias e para facilitar o aproveitamento espiritual de todos quantos assistirem a estes atos. Sobretudo, filhas e filhos meus – prosseguia – vivei esses dias com muito sentido sobrenatural, manifestai o vosso recolhimento nas cerimónias, com naturalidade e simplicidade» [9].

Esforcemo-nos por transmitir estes conselhos a todas as pessoas que, de longe ou de perto, nos vão acompanhar nesta celebração. Será para todos motivo de alegria que os assistentes à Missa da beatificação e às que se celebram nos dias seguintes em ação de graças respondam, unânime e pausadamente, às palavras do celebrante. «E que os seus cânticos, cânticos de agradecimento a Deus e de júbilo, ecoem e cheguem ao Céu com a força do Amor: et clamor meus ad te véniat (Sl 101 [102] 2). Este há de ser, concluía D. Álvaro, o único clamor – o das vossas orações e dos vossos cânticos – que se vai ouvir nas cerimónias litúrgicas (…), impregnado de sentido sobrenatural, de espírito de oração, de alegria serena» [10].

Ao mesmo tempo, procuremos pôr mais carinho na Adoração ao Santíssimo da primeira sexta-feira do mês. E intensificai o apostolado da Confissão, que D. Álvaro tanto amava, e a oração pelo Papa e pelas suas intenções. Ontem ordenei presbíteros dois irmãos vossos Agregados. Rezai especialmente por eles e por todos os sacerdotes.

Tenho uma particular alegria em comunicar-vos que, com todas e todos vós, pude acompanhar as minhas filhas e filhos da Venezuela e passar lá o aniversário da minha ordenação sacerdotal. Virão abundantes frutos do seu trabalho apostólico.

Não me detenho mais. Garanto-vos que todos estais muito presentes nas minhas orações, particularmente aqueles que, por razões várias, não poderão assistir fisicamente à beatificação de D. Álvaro. Como já vos disse, estaremos todos muito unidos na oração e nas intenções.

[9]. D. Álvaro, Carta, 27-IV-1992.
[10]. Ibidem.

Torreciudad, 1 de setembro de 2014

D. Javier Echevarría, Prelado do Opus Dei na carta do mês de setembro de 2014
© Prælatura Sanctæ Crucis et Operis Dei

«Felizes vós, que agora chorais»

Beato Charles de Foucauld (1858-1916), eremita e missionário no Saara 
Meditações sobre as passagens dos santos evangelhos relativos às quinze virtudes, Nazaré, 1897-98; n°15


Tenhamos esperança, tenhamos esperança, todos nós que choramos, que derramamos lágrimas inocentes; tenhamos esperança se chorarmos as dores do nosso corpo ou da nossa alma: elas servem-nos de purgatório, Deus serve-Se delas para […] nos fazer elevar os olhos para Ele, para nos purificar e nos santificar.

Tenhamos ainda mais esperança se chorarmos as dores dos outros, pois essa caridade é-nos inspirada por Deus e agrada-Lhe; tenhamos ainda mais esperança se chorarmos os nossos pecados, pois essa compunção é-nos colocada na alma pelo próprio Deus. E tenhamos ainda mais esperança se chorarmos com o coração puro pelos pecados dos outros, pois esse amor da glória de Deus e da santificação das almas são-nos inspirados por Deus e são grandes graças.

Tenhamos esperança se chorarmos com o desejo de ver a Deus e com a dor por estarmos separados dele; pois esse desejo amoroso é obra de Deus em nós. Tenhamos ainda mais esperança se chorarmos simplesmente porque amamos, sem nada desejar nem temer, querendo plenamente tudo o que Deus quer e querendo apenas isso, felizes com a sua glória, sofrendo com os seus sofrimentos passados, chorando, ora de compaixão à lembrança da sua Paixão, ora de alegria ao pensar na sua Ascensão e na sua glória, ora simplesmente com a emoção de morrermos de amor por Ele!

Ó dulcíssimo Jesus, fazei-me chorar por todas estas razões; fazei-me chorar todas as lágrimas que o amor faz derramar em Vós, por Vós e para Vós. Ámen.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 10 de setembro de 2014

Levantando os olhos para os Seus discípulos, dizia: «Bem-aventurados vós os pobres, porque vosso é o reino de Deus. Bem-aventurados os que agora tendes fome, porque sereis saciados. Bem-aventurados os que agora chorais, porque haveis de rir. Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, vos repelirem, vos carregarem de injúrias e rejeitarem o vosso nome como infame, por causa do Filho do Homem. Alegrai-vos nesse dia e exultai, porque será grande a vossa recompensa no céu. Era assim que os pais deles tratavam os profetas.  «Mas, ai de vós, os ricos, porque tendes já a vossa consolação. Ai de vós os que estais saciados, porque vireis a ter fome. Ai de vós os que agora rides, porque gemereis e chorareis. Ai de vós, quando todos os homens vos louvarem, porque assim faziam aos falsos profetas os pais deles.

Lc 6, 20-26