Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 13 de abril de 2015

18 Abr 17h - 6º e 7ºAno - "INTERNET - carta para navegar" Protege o Teu Coração - Clube 7+


Deus é único e verdadeiro

“Humilde não é aquele que caminha cabisbaixo pelas ruas, mas o que segue o caminho da humildade indicado por Deus – o único caminho possível. Os ídolos se mostram fortes, seguros de si. Deus não precisa disso, porque é o único verdadeiro.”

(Papa Francisco na homilia de 8 de abril de 2013 na Casa de Santa Marta)

«Nascer da água e do Espírito»

Catecismo da Igreja Católica 
§§ 1213-1216


O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito e a porta que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo Batismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão: o Batismo pode definir-se como o sacramento da regeneração pela água e pela Palavra

Como se chama este sacramento?
Chama-se Batismo, por causa do rito central com que se realiza: baptizar («baptizein», em grego, significa «mergulhar», «imergir»); A «imersão» na água simboliza a sepultura do catecúmeno na morte de Cristo, de onde sai pela ressurreição com Ele (Rom 6,4) como «nova criatura» (2Cor 5,17; Gal 6,15). Este sacramento é também chamado «o banho da regeneração e da renovação no Espírito Santo» (Tit 3,5), pois significa e realiza aquele nascimento a partir da água e do Espírito, sem o qual «ninguém pode entrar no Reino de Deus» (Jo 3,5).

«Este banho é chamado iluminação, porque aqueles que recebem este ensinamento [catequético] têm o espírito iluminado» (S. Justino). Depois de receber no Batismo o Verbo, «a luz verdadeira que ilumina todo o homem» (Jo 1,9), o baptizado, «após ter sido iluminado» (Heb 10,32), converte-se em «filho da luz» (1Tes 5,5) e é ele próprio luz (Ef 5,8). «O Batismo é o mais belo e magnífico dos dons de Deus. […] Chamamos-lhe dom, graça, unção, iluminação, veste de incorruptibilidade, banho de regeneração, selo, e tudo o que existe de mais precioso. Dom, porque é conferido àqueles que nada trazem; graça, porque é dado até aos culpados; batismo, porque o pecado é sepultado na água; unção, porque é sagrado e régio (tais são os que são ungidos); iluminação, porque é luz resplandecente; veste, porque cobre a nossa vergonha; banho, porque lava; selo, porque nos guarda e é o sinal do senhorio de Deus» (São Gregório de Nazianzo).

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 13 de abril de 2015

Havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais entre os judeus. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-Lhe: «Rabi, sabemos que foste enviado por Deus como mestre, porque ninguém pode fazer estes milagres que Tu fazes, se Deus não estiver com ele». Jesus respondeu-lhe: «Em verdade, em verdade te digo que não pode ver o reino de Deus, senão aquele que nascer de novo». Nicodemos disse-Lhe: «Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no seio de sua mãe e renascer?». Jesus respondeu-lhe: «Em verdade, em verdade te digo que quem não renascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. Aquilo que nasceu da carne, é carne, aquilo que nasceu do Espírito, é espírito. Não te maravilhes de Eu te dizer: É preciso que nasçais de novo. O vento sopra onde quer, e tu ouves a sua voz, mas não sabes donde ele vem nem para onde vai; assim é todo aquele que nasceu do Espírito». 

Jo 3, 1-8