Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

UM VAZIO CHEIO DE AMOR!

Há dias que começam assim!
Uma sensação de vazio interior, um frio insensível, um sentimento de abandono.

Elevo os olhos ao Céu, levanto as mãos para Deus, faço uma oração envergonhada, e digo baixinho, como se quisesse que Ele me ouvisse, mas não percebesse a minha dúvida sobre a Sua presença: Bom dia, meu Deus. Estás aí?

Tudo fica na mesma, o vazio continua, o sentimento de abandono parece instalar-se, mas um calor sensível toca o meu coração e ouço no meu interior: Claro que estou! Não estou Eu sempre aqui, contigo? Bom dia meu filho!

Abandono-me, rendo-me!
Que me interessa o vazio interior, se o Amor está presente!

Monte Real, 10 de Janeiro de 2017

Joaquim Mexia Alves

São Josemaría Escrivá - Aconteceu nesta data em 1902

Josemaría Escrivá é registado (no Registo Civil) a 10 de Janeiro de 1902 com os nomes de José, María, Julián, Mariano. Anos mais tarde, une os seus dois primeiros nomes de batismo, formando o de Josemaría.

Igreja coerente e tranquila

Dentro pouco mais de uma semana a “parcelazinha” da Igreja que é o Opus Dei irá eleger o seu novo Prelado na sequência do falecimento de D. Javier Echevarría, poucos se darão conta porque tudo decorre em coerência com os seus estatutos e com a tranquilidade que é apanágio da Obra.

A não existência de comentários dos seus fiéis sobre o sacerdote A ou o B, pois estatutariamente terá de ser um sacerdote, é um belíssimo exemplo de paz e harmonia que visa como objetivo último a unidade para melhor servir o Senhor e a Sua Igreja.

É claro que esta postura constitui uma desilusão para os amantes dos mexericos que se entretêm a especular e que lhes serve para encherem páginas de jornais e minutos de televisão, recordemos o que se passa nos períodos que antecedem os Conclaves para a eleição do Romano Pontífice que originou aquela expressão muito certeira “entra Papa e sai Cardeal”. No Opus Dei com a transparência que lhe advém dos próprios estatutos tal não sucede, porque como anteriormente afirmei o importante é servir não havendo espaço a vaidades e enaltecimentos pessoais, mas sobretudo porque se confia totalmente na ação do Espírito Santo.

O signatário não é um fiel da prelatura, mas tão somente um cooperador por vontade própria e com muita gratidão por tanta coisa boa recebida, convido-vos ainda assim a rezarem comigo pedindo a Deus um Prelado que nos conduza na firmeza da fé com coerência e sem sobressaltos, seja quem for o eleito que recolha as nossas orações pelo sucesso das importantes funções que irá exercer servindo.

JPR

Cento e três anos do nascimento de Dora del Hoyo

No dia 11 de Janeiro faz cem anos que nasceu a serva de Deus Dora del Hoyo. Por ocasião desta data, foi posto à venda um documentário que conta quem é Dora e o que o seu exemplo de vida nos ensina nos dias de hoje. Este documentário está disponível em seis línguas: espanhol, inglês, francês, italiano, croata e português (Brasil) e pode ser adquirido através do site de Beta Films.

Dora del Hoyo Alonso nasceu a 11 de Janeiro de 1914 em Boca de Huérgano, povoação no norte de Espanha. Era a quinta de seis irmãos. Os pais eram agricultores e em sua casa vivia-se uma profunda fé cristã. Dora Da família aprendeu da família o amor pelo trabalho bem feito e o gosto pelos trabalhos da casa.

Aos 26 anos foi para Madrid, onde entrou em contacto com as religiosas do Serviço Doméstico que a recomendaram a várias famílias como empregada doméstica. Rapidamente se destacou devido à sua inteligência, habilidade manual, grande capacidade de trabalho e interesse em aprender. Em 1945, foi contratada pela residência de estudantes La Moncloa, inaugurada pouco tempo antes por S. Josemaria Escrivá. O fundador do Opus Dei encontrou em Dora uma ajuda inestimável para cuidar da ordem e do ambiente de família que desejava que houvesse entre os mais de cem estudantes que viviam em La Moncloa. A experiência adquirida por Dora durante os seus primeiros anos em Madrid proporcionou-lhe muitos conhecimentos nos serviços de tratamento de roupa, limpeza e cozinha, e como consequência, o ambiente ganhou em serenidade e alegria. Este encontro também foi decisivo para Dora, descobriu uma nova dimensão da sua vocação cristã: compreendeu que podia oferecer a Deus o seu trabalho bem feito, que era um meio para se santificar e contribuir para a santificação dos outros.

Em 1946 Dora foi colaborar na instalação de uma nova residência em Bilbau. Nesta cidade, a 14 de Março de 1946, pediu a admissão no Opus Dei para, através do seu trabalho, difundir em todos os ambientes o chamamento universal à santidade, que S. Josemaria pregava.

Meses mais tarde, em 27 de Dezembro do mesmo ano, S. Josemaria propôs-lhe mudar-se para Roma para atender - com outras mulheres - o primeiro centro do Opus Dei em Roma. Desde então e até à data em que faleceu, Dora, com o seu trabalho e a sua fidelidade, foi um grande apoio para o fundador do Opus Dei. Trabalhou com abnegação e iniciativa na instalação da sede central do Opus Dei. Depois, a partir de 1974, no Colégio Romano da Santa Cruz, onde universitários de todo o mundo aprofundam a sua formação filosófica e teológica. Graças ao seu exemplo e ao seu bom desempenho, muita gente nova aprendeu também o seu espirito de santificação no trabalho corrente, o seu sentido de responsabilidade, o seu empenho em transmitir ao mundo a alegria de saber-se filho de Deus. Faleceu no dia 10 de Janeiro de 2004. Os seus restos mortais repousam em Santa Maria da Paz , Igreja prelatícia do Opus Dei, no mesmo lugar onde se encontram e veneram os restos mortais do fundador, São Josemaria Escrivá, e do seu primeiro sucessor, D. Álvaro del Portillo , revelando assim o que Dora representou no trabalho de que a Igreja encarregou o Opus Dei.

Desde então milhares de fiéis da Prelatura e outras pessoas têm manifestado, de modo espontâneo, a influência que Dora teve nas suas vidas. Nos testemunhos daqueles que a conheceram apercebemo-nos da sua intensa vida de piedade, da sua fortaleza, da sua caridade para com todas as pessoas e do amor a Deus que a levava a trabalhar com alegria. Também constam por escrito numerosos favores que se atribuem à sua intercessão.

Em 18 de Junho de 2012 D. Javier Echevarría, Prelado do Opus Dei, presidiu em Roma à abertura do processo de canonização de Dora del Hoyo. Durante a cerimónia, o Prelado disse: “Estou cada vez mais convencido do papel fundamental que esta mulher teve e terá na vida da Igreja e da sociedade. O Senhor chamou Dora del Hoyo para se ocupar de tarefas semelhantes às desempenhadas por Nossa Senhora na casa de Nazaré”. “O exemplo cristão desta mulher, com a sua fidelidade à vida cristã, contribuirá para manter vivo o ideal do espírito de serviço e para difundir na nossa sociedade a importância da família, autêntica Igreja doméstica, que ela soube encarnar com o seu trabalho diário, generoso e alegre”.

(Fonte: site de São Josemaria Escrivá AQUI)

Trailer do documentário sobre Dora del Hoyo (legendado em português)

O Evangelho do dia 10 de janeiro de 2017

Jesus, tendo entrado no sábado na sinagoga, ensinava. Os ouvintes ficavam admirados com a Sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas. Na sinagoga estava um homem possesso dum espírito imundo, que começou a gritar: «Que tens que ver connosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos perder? Sei Quem és, o Santo de Deus». Mas Jesus o ameaçou dizendo: «Cala-te, e sai desse homem!». Então o espírito imundo, agitando-o violentamente e dando um grande grito, saiu dele. Ficaram todos tão admirados, que se interrogavam uns aos outros: «Que é isto? Que nova doutrina é esta? Ele manda com autoridade até nos espíritos imundos, e eles obedecem-Lhe». E divulgou-se logo a Sua fama por toda a região da Galileia.

Mc 1, 21b-28